A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Joaquin PhoenixÚltima semana de janeiro e os filmes do Oscar começam a estrear no país. Semana passada foi Django Livre e Amor, essa semana tem Lincoln e O Mestre. Na próxima tem O lado bom da vida e Os Miseráveis, seguido de O Amante da Rainha e O Voo. Indomável sonhadora ficou para a última semana antes da premiação, deixando ainda mais curiosidade para esse filme que tem surpreendido em vários aspectos. Pelo já visto, as expectativas são mesmo de um Oscar mais morno, principalmente entre nos nove indicados da categoria de Melhor Filme. Ainda espero me surpreender com O lado bom da vida e Os Miseráveis, mas Lincoln é um filme tecnicamente bem feito, apesar de longo e cansativo, enquanto que Django Livre é uma bela obra, mas também não tão genial quanto outros. Já Amor, ainda que muito bom, não deve ter muitas chances nessa categoria e Argo também não é daqueles filmes que podemos chamar de obra-prima.

Na realidade, o Oscar nunca foi selo absoluto de qualidade. Muita política, alguns acertos e muita injustiça já foi vista por aí. Mas, é uma festa popular que ainda dá status. E claro, adoramos ver, reclamar e fazer apostas. Então, que venha fevereiro.

Notícias Rápidas

Mostra de Tiradentes
Mostra de Cinema de TiradentesEnquanto o cenário internacional está em plena premiação do ano anterior, aqui no Brasil começa a temporada de Mostras de novidades. Desde o dia 18 de janeiro a cidade de Tiradentes respira cinema. Muitos curtas e longa-metragens, alguns inéditos, outros que veem de festivais do ano passado como Eles Voltam, oficinas, debates e lançamentos diversos para todos os gostos e idades. O próprio secretário do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura, Leopoldo Nunes, escolheu o festival para apresentar as diretrizes de atuação do órgão e as prioridades nas políticas públicas para o setor. “Queremos que os estúdios do CTAV sejam referência e que a Programadora Brasil seja valorizada em seu papel de formação. Vamos buscar experiências já existentes, sem inventar a roda, e fazer um projeto jaboticaba, bem brasileiro”, afirmou o novo secretário para o público que compareceu em peso ao Cine-Teatro do Centro Cultural Yves Alves no domingo. Um bom início de ano para o nosso cinema.

Vejam aqui um resumo do sábado passado. Há outros vídeos no perfil.


Cine na Praça
Entre os dias 24 de janeiro e 30 de maio, o palco da Praça Victor Civita volta a virar sala de cinema para receber o Projeto Cine na Praça. As sessões acontecem sempre às quintas-feiras a partir das 20h. Neste período serão exibidos gratuitamente 18 filmes nacionais e internacionais. Ontem teve a exibição de Wall-E, na próxima quinta-feira é a vez de Chega de Saudade. Depois da pausa de carnaval, o projeto retorna com As Aventuras de Tintim: O Segredo do Lincorne no dia 14 de fevereiro, O Sorriso de Mona Lisa (21/02), 500 Dias com Ela (28/02). Maiores informações no site da praça.

Uma História de Amor e Fúria
Um dos filmes que listamos como mais esperados de 2013 já começa sua divulgação com cartaz e novo trailer oficial. Com estreia marcada para o dia 22 de março, a animação brasileira ‘Uma história de Amor e Fúria’ dirigida pelo premiado cineasta e roteirista Luiz Bolognesi é destinada ao público jovem e adulto e traz Selton Mello, Camila Pitanga e Rodrigo Santoro interpretando os personagens principais. Pelas imagens parece mesmo que será uma obra interessante, vamos aguardar.



Disque M para Matar em Blu-ray 3DDisque M para Matar em Blu-ray 3D
Pois é, o clássico de Hitchcock, que já teve um remake aquém em 1998, foi restaurado e lançado em Blu-ray 3D no dia 24 de janeiro com preço estimado em R$ 79,90. Inspirado no sucesso teatral de Frederick Knott, o filme é estrelado por Ray Milland, Robert Cummings e Grace Kelly – que recebeu o prêmio de Melhor Atriz do New York Film Critics e da National Board of Review por este papel. A trama, que acontece em Londres, narra a história de Tom (Ray Milland), um ex-tenista profissional, que decide matar sua mulher para herdar seu dinheiro e também se vingar pelo caso que ela teve com Mark (Robert Cummings), um escritor que vivia nos Estados Unidos, mas que no momento está na cidade.

Os Dias com eleCarlos Henrique Escobar
E por falar em Mostra de Tiradentes, ontem foi exibido o documentário Os Dias com ele, onde a diretora Maria Clara Escobar aborda sua relação com o pai Carlos Henrique Escobar, o intelectual brasileiro preso e torturado durante a ditadura militar. O filme faz parte do Programa Histórias que Ficam, iniciativa inédita da Fundação CSN que destinou R$1,2 milhão para quatro projetos de diferentes regiões do país. O longa foi o vencedor da região sudeste, ao lado dos filmesO tempo envelhece depressa”, de Frederico Pinto (Região Sul); “O Mestre e o Divino”, de Tiago Campos Torres (Região Nordeste), e “O Prólogo”, de Gabriel Marinho (Região Norte/Centro-Oeste).

Estreias da Semana

Chega aos cinemas o filme de Steven Spielberg favorito ao Oscar. Lincoln é mesmo uma obra bem construída, que impressiona em técnica e atuações, principalmente de Daniel Day-Lewis. Mas, a saga do presidente norte-americano para tentar aprovar a 13ª ementa que liberta os escravos acaba sendo cansativa, principalmente por sua longa duração e excesso de diálogos.

O MestreDe fora da categoria principal, outro filme bem melhor conduzido que também chega aos cinemas é O Mestre de Paul Thomas Anderson. Baseado na vida de L. Ron Hubbard, que é fundador da Cientologia, uma seita religiosa que tem como adepto o astro Tom Cruise, o filme tem pontos polêmicos, mas que nos conduzem de uma maneira bem interessante e com ótimas atuações de Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffmann.

Da série gosto duvidoso e que não podem ser levados a sério, temos duas estreias de peso essa semana, O Resgate novo filme estrelado por Nicolas Cage com direção de Simon West (o mesmo de Mercenários 2), temos um ex-ladrão de banco, tentando resgatar sua filha adolescente sequestrada por um ex-colega. E João e Maria - Caçadores de Bruxas, filme de Tommy Wircola baseado no conto infantil com Gemma Arterton, Jeremy Renner e Famke Janssen no elenco.

E tem ainda o filme brasileiro País do Desejo de Paulo Caldas, que conta a história de Roberta, uma pianista clássica que luta contra uma doença crônica nos rins. Mas ao conhecer o Padre José sua vida mudará completamente. No elenco Maria Padilha, Fábio Assunção e Gabriel Braga Nunes.



Humor
Clique para ampliar

Fica a dica
30 de janeiro - Dia do quadrinho nacional
Para homenagear o quadrinho nacional, duas dicas.

Especial dos Quadrinhos Para o Cinema.
Dia do Quadrinho NacionalO Telecine Fun exibe três sucessos que foram inspirados nas páginas de famosos personagens. A Festa do Garfield, A Turma do Charlie Brown e Turma da Mônica em CineGibi – O Filme vão ao ar em sequência no dia 30 de janeiro, a partir das 15h30.

Evento dia do Quadrinho Nacional
Salvador vai abrigar uma bela festa em homenagens aos nossos quadrinhos com:
- Apresentação musical de Gibran Sousa e os Bye Anos
- Exposição do grande caricaturista em barro
- Homenagens a 3 personalidades da cultura baiana falecidas recentemente, e a pessoas que ajudaram no desenvolvimento da Nona Arte
Bancas de artistas locais
- Venda de quadrinhos
- Exposição de álbuns e revistas brasileiras que mostram a evolução dos quadrinhos brasileiros como arte, e não mero entretenimento
MUITOS sorteios (com material de outros estados e, mesmo, países) inclusive de HQS infantis
- Sala de chat exclusiva para tirar dúvidas sobre o evento (algo inédito em Salvador)
- Pré-lançamento do DVD do filme ‘Nego’

Na Biblioteca Central da UFBA (Campus de Ondina), das 19 às 21 horas.
Página do evento

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.