
Com produção do próprio Walt Disney, Fantasia teve onze diretores e vinte e cinco roteiristas divididos entre os oito segmentos do filme, sendo de Joe Grant e Dick Huemer a concepção da história como um todo. As oito partes que compõem o filme trazem "Tocata e Fuga em Ré Menor", de Johann Sebastian Bach, como já citado. "Suíte Quebra-Nozes", de Peter Llich Tchaikovsky; "O Aprendiz de Feiticeiro", de Paul Dukas; "Sagração da Primavera", de Igor Stravinsky; "Sinfonia Pastoral", de Ludwing Van Beethoven; "Dança das Horas", de Almicare Ponchielli; "Noite no Monte Calvo", de Modest Mussorgsky; e "Ave Maria", de Franz Schubert.

Mas, porque a escolha desse segmento em específico? Porque acabou sendo a parte mais famosa e repetida em especiais. É nela que Mickey contracena com vassouras encantadas. Ficou tão marcado como símbolo maior do filme que é a capa do mesmo. Claro, Mickey Mouse é o personagem símbolo da Disney, é natural que em meio a tanta abstração, as crianças acabem se apegando aos traços conhecidos. Além disso, toda a composição é muito bem feita.

O jogo de luz e sombras é bastante presente na cena, que é sempre apresentada em penumbra. Vide os dois subindo as escadas com a sombra de ambos na parede. Essas sombras vão ficar cada vez mais definidas, à medida em que as coisas se complicam para Mickey. Afinal, ele deixa a vassoura trabalhando, enquanto dorme na cadeira do mestre. Reparem que já no momento de sonolência, apenas a sombra da vassoura "passa" por ele.

A fusão dele regendo as ondas, com a cena dele dormindo na cadeira que já está boiando no meio da sala inundada, é ótima. No desespero, ele tenta parar a vassoura de todos os jeitos. A única forma é destruí-la completamente com um machado. Como não sai do universo infantil, a solução encontrada é utilizar as sombras que já estavam sendo enunciadas. Vemos apenas as sombras de Mickey, do machado e da vassoura sendo destruída. Ou pelo menos, é o que ele pensa.

Aprendiz de Feiticeiro, assim como todo o filme Fantasia, abusa das possibilidades estéticas, com reflexos na água, redemoinhos, sombras, cachoeiras. Tudo dentro do ritmo da música, tornando a encenação divertida e emocionante ao mesmo tempo. E claro que para finalizar, é preciso resolver o problema. E isto só acontece quando o verdadeiro mago chega, como um Moisés abrindo o mar, dispersando a água e tornando as vassouras, apenas uma vassoura comum novamente. Detalhe para as expressões de envergonhado de Mickey e para os movimentos de mão do mago que, como um maestro, termina também a música.