Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos

Os Instrumentos Mortais: Cidade dos OssosOs Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos é a nova série adolescente que chega aos cinemas. Baseado nos livros da norte-americana Cassandra Clare, a trama traz um certo déjà vú de muitas já vistas.

De Harry Potter e Percy Jackson tem algo muito claro na sinopse, um adolescente comum que descobre pertencer a um mundo "mágico" que está camuflado em nossos tempos atuais. Porém, a protagonista aqui é uma moça e não um rapaz, e, talvez por isso, o romance também tenha grande força na trama, tal qual Crepúsculo, Dezesseis Luas e A Hospedeira.

Os Instrumentos Mortais: Cidade dos OssosAlguns mais velhos, poderão comparar também a Star War, principalmente por alguns detalhes familiares da moça. De qualquer maneira, a variação dentro do mesmo tema, não chega a ser uma coisa totalmente ruim. A mistura de seres sobrenaturais como anjos, demônios, lobisomens e vampiros gera boas brincadeiras. E no caso de Cidade dos Ossos, tem o viés dos Caçadores das Sombras. Seres que beberam do cálice sagrado o sangue de um anjo e se tornaram especiais.

Os Instrumentos Mortais: Cidade dos OssosO ponto positivo do roteiro escrito por Jessica Postigo é não entregar tudo de uma vez sobre esse mundo, construindo momentos de suspense interessante para quem não conhece a obra. O impacto inicial, no entanto, começa a se perder a partir do momento que Clary entra no Instituto e o que era interessante começa a se tornar raso, como um triângulo amoroso óbvio, traidores e correrias sem fim.

A direção de arte e os efeitos especiais, no entanto, conseguem chamar a atenção com uma construção de mundo bastante crível, mesmo com demônios estranhos. A cena em que Clary os pára com um símbolo tatuado na mão, por exemplo, é muito bem construída visualmente. E as lutas também são bem coreografadas, trazendo boas sequências de ação para a trama. Algumas até com pistas bem construídas anteriormente.

Os Instrumentos Mortais: Cidade dos OssosJá o elenco não chega a comprometer, mas também não consegue construir personagens tão vivos. Principalmente Jamie Campbell Bower que não consegue trazer carisma ao caçador Jace Wayland. Porém, curiosamente, os diálogos conseguem ser ágeis e naturais, mesmo que em meio a um mundo estranho. Tão estranho que há até uma piada que traz uma referência a Os Caça-Fantasmas, que provavelmente boa parte do público-alvo não conseguirá perceber.

Apesar de ter ação e romance dosados, no entanto, Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos, acaba sendo uma mistura confusa que resulta em quase nada. Não dá para entender a motivação do vilão, por exemplo, ainda que explicada didaticamente. Muita coisa não faz sentido nesse mundo de sombras por trás de nossa realidade. Mas, são questões que talvez remetam à sua origem, nos livros. O filme consegue construir uma trama com começo, meio e fim, apresentando seus personagens e o objetivo da aventura, com bons efeitos especiais e direção correta. Os fãs dos livros devem ficar satisfeitos.


Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos (The Mortal Instruments: City of Bones, 2013 / EUA)
Direção: Harald Zwart
Roteiro: Jessica Postigo
Com: Lily Collins, Jamie Campbell Bower, Jemima West
Duração: 130 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.