Um terceiro Oscar para Tom Hanks? : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Um terceiro Oscar para Tom Hanks?

Tom HanksOito de novembro estreia no Brasil o filme Capitão Phillips, que já está sendo cotado por muitos como o papel que pode dar o terceiro Oscar ao ator Tom Hanks.

Começando a carreira com comédias românticas leves a exemplo de Splash, Uma Sereia em Minha Vida e Um Dia a Casa Cai, Tom Hanks se tornou um ator reconhecido exatamente com Filadélfia, que lhe rendeu a primeira estatueta em 1993. Em 1994, ele conseguiu um feito ainda mais impressionante, repetiu a vitória no Oscar com o papel em Forrest Gump, o Contador de Histórias. Repetindo o feito de Spencer Tracy que foi o melhor ator nos anos de 1938 e 1939.

O feito é tão impressionante porque muito das premiações da Academia são políticas e eles têm esse "cuidado" de não premiar demais uma só pessoa. Por isso, as apostas são sempre tão estratégicas e nem tanto artísticas. Outros atores levaram dois Oscar para casa, porém, apenas um até o momento conseguiu encantar a Academia por três vezes: Daniel Day-Lewis.

Com a chegada de Capitão Phillips fica a pergunta de se Tom Hanks vai conseguir atingir também esse feito, quase vinte anos depois da primeira estatueta. Interpretando o personagem título, o ator consegue nos passar uma emoção impressionante, principalmente no terceiro ato do filme. O seu desespero crescente por estar como refém de quatro somalianos em águas próximas à Somália é emocionante. Digno de aplausos, independente de prêmios.

Vamos acompanhar o desfecho. Capitão Phillips está em pré-estreia em diversas salas do país, antes da estreia oficial no dia 08 de novembro.

Tom Hanks em cinco grandes momentos:
Difícil selecionar entre tantos bons papéis, mesmo Quero Ser Grande, que é uma comédia leve, não deixa de ser marcante. Filmes como O Terminal, Tão Forte Tão Perto, Prenda-me se for Capaz, O Expresso Polar e A Viagem, onde interpreta seis personagens completamente diferentes. Mas, os cinco grandes papéis de sua carreira podem ser considerados os abaixo.

Tom HanksFiladélfia (1993)
Andrew Beckett
O advogado homossexual que adquiriu AIDS e processou a empresa onde trabalhada por preconceito foi um dos melhores dramas da época. E a interpretação de Tom Hanks que lhe rendeu seu primeiro Oscar possui uma verdade tocante. Principalmente, em sua fase terminal, onde o sofrimento é quase palpável.

Tom HanksForrest Gump, o Contador de Histórias (1994)
Forrest Gump
O que ninguém esperava era que um ano após a ótima interpretação em Filadélfia, Tom Hanks surpreendesse o mundo com essa incrível performance do jovem com um QI abaixo da média que teria participado de todos os grandes momentos da história do seu país. Forrest Gump é mais do que um contador de Histórias, é um personagem cativante, que adoramos amar. E muito do seu carisma é devido a interpretação de Tom Hanks.

Tom HanksO Resgate do Soldado Ryan (1998)
Captain Miller
Esse filme de Spielberg impressionou desde o seu início, com a cena dos soldados tentando chegar à praia. O realismo da violência da guerra impactaram plateias. Mas, a história da busca pelo soldado que é o último filho de uma senhora é que nos guia por toda a trama, dando o tom melodramático que o diretor tanto gosta. Tom Hanks é o líder da busca e consegue imprimir toda a revolta e disciplina ao mesmo tempo de sua missão. A frase dele para o personagem de Matt Damon dizendo "Faça valer a pena" é o que fica do filme.

Tom HanksÀ Espera de Um Milagre (1999)
Paul Edgecomb
O filme é de Michael Clarke Duncan, verdade. Mas, a parceria com Tom Hanks, seu carcereiro, é fundamental para a construção da trama. Pois, é com ele que a plateia cola, observando e conhecendo aos poucos aquela incrível alma presa injustamente. A forma sensível com a qual Tom Hanks constrói o seu personagem nos ajuda a entrar na trama e nos emocionar com seu desfecho angustiante.

Tom HanksNáufrago (2000)
Chuck Noland
Em um quase monólogo com uma bola de vôlei, Tom Hanks consegue em Náufrago aquele que para muitos é o seu melhor papel. Todos os seus momentos na ilha são construídos com muito talento e verdade. E não é mesmo fácil segurar sozinho um filme. Curiosamente, não foi indicado a nenhum prêmio por esse papel.


Tom HanksMenção Honrosa:
Toy Story (1995)
Woody (voz)
Não poderia deixar de citar a voz que fez gerações se emocionarem e se identificarem com as situações de um garotinho e seus brinquedos favoritos. Tom Hanks foi quem emprestou a sua voz para o personagem Woody da Saga Toy Story, o cowboy divertido.


CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.