![Capitão América 2: O Soldado Invernal Capitão América 2: O Soldado Invernal](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPXlNQP31uGt-nlE6e5ueG5wOS4lPIb3QwcFAziGVbCkZ0o9TVAqPVeMMdZ4UwiEm87KBA7iP5yRBIwcYAJk3ujPUpgX1xwcgqa1HGJF6DhPr3fp4C7DFMKYkGXRAftDHy0WyEqhlC4Nwn/s1600-rw/capitao-america-o-soldado-invernal-03.jpg)
Assim como os demais filmes solos, encontramos o Capitão América após "os acontecimentos de Nova York". Ele está liderando missões secretas da S.H.I.E.L.D. e se incomoda com a postura de Nick Fury que parece estar sempre escondendo algo. Além disso, sente-se deslocado em um mundo tão diferente da época em que vivia, sempre relembrando o passado e as pessoas que deixou para trás. Mas, ao lado de Natasha Romanoff, a Viúva Negra, ele terá que enfrentar um novo inimigo ameaçador conhecido como Soldado Invernal e um estranho esquema chamado de H.I.D.R.A.
![Capitão América 2: O Soldado Invernal Capitão América 2: O Soldado Invernal](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqZ4QZYYiYYlzfgzbufurTOu5_kuMuMftJngoOVm3Sjz9LpnnKool0VVpwrTqrFvLs_76ZY1gHJWGH0f4n1cmqFyRhwlsY8isxGZvu3aCk0Tc_CTGTqAE5UFYR93D2zPGUwfShcxMwGF35/s1600-rw/capitao-america-o-soldado-invernal-02.jpg)
Um detalhe que tem incomodado nos filmes de heróis atuais é a falta de cuidado com a identidade do herói, a exemplo do último Homem Aranha que tirava a máscara como quem estivesse tirando um chapéu. No caso de Capitão América temos um inverso interessante. Primeiro, ele não precisa se esconder. É pública sua identidade como o super soldado Steve Rogers, ainda assim, ele encarna a persona do Capitão com uma máscara. E para tirá-la, os roteiristas criam uma situação com um adversário que diz: "quero ver se você é algo além do escudo". Ele então, larga o escudo e tira a máscara que serve também como capacete, ficando em igualdade com o oponente.
![Capitão América 2: O Soldado Invernal Capitão América 2: O Soldado Invernal](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh97qsy05P2ZFi2hpVmAQAN6wP0isPppfvosmCPecc1EOPamSVSDGB0WhExKO8ENqL7TWFU5_4yMcN_iQ_r8FOlOiUy8QatkcqwaE-svqpJwYLteiWsDhBmhjWEPjCQZMbT6T6GKwh8Jks2/s1600-rw/capitao-america-o-soldado-invernal.jpg)
O tema político nos leva para além da premissa nacionalista norte-americana, discutindo questões ideológicas e liberdade. Um jogo bem mais perigoso, mas que traz reflexões também mais instigantes sobre as escolhas estratégicas do poder. Isso traz mais profundidade ao filme, que não se torna apenas mais uma aventura corrida de super heróis como os filmes de Hollywood insistem em tratar os quadrinhos.
![Capitão América 2: O Soldado Invernal Capitão América 2: O Soldado Invernal](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYB4uGJF73QeKW7cXPIuYUkPFdYTBKCE3eX4KfDWj0e52H9nSIJjjSTcmdtrPN-RSg7-9wuTSMY6qzg6GnVPCx8QUuGVX79gjCMz_-kginBJT3v3poTtSUPWCmirgM4z9lL9q5Ib_GpQjP/s1600-rw/capitao-america-o-soldado-invernal-poster.jpg)
De qualquer maneira, Capitão América 2: O Soldado Invernal é um filme competente que nos empolga e nos deixa com esperanças em relação ao novo filme de Os Vingadores. Só nos resta esperar que a Marvel acerte mais uma vez, agradando tanto fãs dos quadrinhos quanto o público diverso dos cinemas.
Ah, como não poderia deixar de ser em um filme da Marvel, temos uma participação especial de Stan Lee em uma cena curta, mas hilária, até pela frase que ele diz. E, claro, cenas pós-créditos. Assim como em Thor: O Mundo Sombrio, temos duas, uma durante os créditos e outra ao final. Então, sem pressa de sair do cinema, né?
Capitão América 2: O Soldado Invernal (Captain America: The Winter Soldier, 2014 / EUA)
Direção: Anthony Russo, Joe Russo
Roteiro: Christopher Markus, Stephen McFeely
Com: Chris Evans, Samuel L. Jackson, Scarlett Johansson, Robert Redford, Anthony Mackie, Sebastian Stan
Duração: 136 min.