Dublagem ao vivo: Tom, o Farsante : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Dublagem ao vivo: Tom, o Farsante

Dublagem ao vivo: Tom, o FarsanteUma das sessões que mais gosto de acompanhar no Festival Internacional de Cinema Infantil é a dublagem ao vivo. Este ano, foram sete sessões nesse formato em Salvador, acompanhamos a do filme Tom, o Farsante do francês Manuel Pradal.

O filme é nonsense e com escolhas de mal gosto. A trama gira em torno de um grupo de crianças que se perde na floresta após sua professora desmaiar comendo uma fruta silvestre. Sozinhas, elas encontram um rapaz que vive ali e quer "deseducá-los" antes de levar de volta à cidade, mas acaba prometendo um deles como almoço de um lobo, em troca de ajuda com um carro quebrado. Apesar das crianças terem interpretações boas e algumas cenas interessantes, o fraco roteiro e as escolhas de direção não ajudam.

Dublagem ao vivo: Tom, o FarsanteDe qualquer maneira, neste caso em específico, o filme era apenas um detalhe. Tudo ficava mais divertido ao tirarmos o olhar da tela e nos concentrarmos no trabalho feito pelos dubladores presentes, Ronaldo Júlio e Roberta Nogueira. Os dois, ao vivo, vão dando vozes a todos os personagens da obra com uma concentração e habilidade impressionantes.

Em determinado momento da sessão, os personagens estavam procurando um garotinho perdido, chamado Paulinho. De repente, ouvimos do fundo da sala, uma das crianças presentes gritar: Paulinho!. Toda a sala caiu no riso, inclusive os dubladores. Mas, com um incrível poder de concentração, eles conseguiram respirar e continuar a interpretação das vozes.

Neste filme, Ronaldo Júlio foi mais exigido que Roberta Nogueira. Em muitas cenas ele tinha que contracenar consigo mesmo, em diálogos longos entre o personagem Tom e o personagem Lobo. E o mais impressionante é a percepção da diferença do tom de voz e da própria personalidade passada por ela dos dois personagens. É mesmo uma experiência que nos deixa encantados com o trabalho daqueles profissionais.

Dublagem ao vivo: Tom, o FarsanteComo já disse diversas vezes, temos que valorizá-los. É um trabalho árduo e muitas vezes ingrato. Pudemos entrevistar a dubladora Roberta Nogueira no ano passado e ela contou o processo de gravação, onde têm pouco tempo para estudar o texto, ou mesmo o personagem. E ainda assim, a dublagem brasileira é considerada uma das melhores do mundo.

Isso não tem relação, no entanto, com o fato de preferir ver filmes em seu som original. Só reforçando, porque essa discussão já surgiu diversas vezes aqui, também. A dublagem é uma opção, um trabalho importante, principalmente para crianças e deficientes visuais. Mas, com ela, perde-se muito do trabalho de áudio original, vide na sessão em que ouvíamos o som original mais baixo, sem acompanhar os efeitos e trilha como deveria ser. Isso, sem falar na interpretação do ator. A própria Roberta Nogueira, na entrevista, concordou que não podemos deixar de ter a opção legendada.

Dublagem ao vivo: Tom, o FarsanteDe qualquer maneira, foi uma sessão divertida e rica por poder mais uma vez acompanhar o trabalho de dois profissionais tão bem preparados. Roberta Nogueira em uma voz bastante conhecida, ainda que não possua um personagem tão marcante. Já dublou filmes como Matrix, Dúvida, Onde os Fracos Não Tem Vez. Séries como Lei & Ordem e Two and a half men. Além de ser a personagem Shifter do desenho Liga da Justiça sem Limites.

Ronaldo Júlio é a voz de Daniel Craig, não apenas em 007, como em A Bússola de Ouro, Cowboys & Aliens e Millenium. Fez ainda uma série de filmes e de desenhos. Entre os mais famosos, Ben 10 fazendo vozes de Bala de Canhão e Aquático.

Foi bonito, ainda, ver as crianças saindo da sessão e indo cumprimentar os dubladores por seus trabalhos. São essas coisas que me encantam no FICI e nos fazem continuar apoiado esse Festival tão diferente e necessário por aqui. Vamos torcer para ano que vem ter muito mais.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.