O que há no cinema: Outra enxurrada de filmes : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O que há no cinema: Outra enxurrada de filmes

Dois Dias, Uma NoiteMais uma semana repleta de estreias aguardadas, inclusive mais dois filmes concorrentes ao Oscar: O Jogo da Imitação e Selma. Tem ainda a nova investida dos irmãos Wachowski, O Destino de Júpiter, Corações de Ferro, Dois Dias e Uma Noite que rendeu a indicação à melhor atriz para Marion Cotillard. E para as crianças, o filme do Bob Esponja. Como se não bastasse, ainda tem o clássico de Billy Wilder, Se Meu Apartamento Falasse.

Estreias da semana:

O Jogo da Imitação (Reino Unido, Estados Unidos, 2014)

Direção: Morten Tyldum

O Jogo da Imitação - Nota 03 de 05
Uma biografia de Alan Turing que mostra como os seus conhecimentos em matemática e lógica foram usados durante a Segunda Guerra Mundial.

Thomas: O filme impressiona, pela história, pelo segredo, pelo personagem, pelo destino. Essas voltas ao passado são meio didáticas, mas a parte da segunda guerra é muito boa.


Selma - Uma luta pela igualdade
(Reino Unido, Estados Unidos, 2014)

Direção: Ava DuVernay

Selma - Uma luta pela igualdade - Nota 04 de 05
O filme mostra a épica marcha realizada por Martin Luther King em busca de direitos eleitorais iguais da cidade de Selma até Montogomery, Alabama, em 1965.

Thomas: Meus olhos salivaram. É assustador o que o homem faz com um irmão, só porque ele tem outra cor. O filme consegue o que pretende: impactar, ainda estou me recuperando da cena das menininhas.


Bob Esponja - Um herói fora d’água
(Estados Unidos, 2015)

Direção: Paul Tibbitt

Bob Esponja - Um herói fora d’água - Nota 03 de 05
O pirata Alameda Jack enfim conseguiu encontrar um livro mágico onde todos os planos malignos que escreve se tornam realidade. Entretanto, ele precisa da última página do livro, que está de posse de Bob Esponja, no fundo do mar.

Thomas: Se você curte o desenho, vai gostar, até porque eles passam mais tempo dentro que fora d'água. Agora, me deu uma vontade de comer hambúrguer de siri...


Corações de Ferro (Estados Unidos, 2014)

Direção: David Ayer

Corações de Ferro - Nota 03 de 05
Equipe do exército americano parte em uma missão em território alemão nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial.

Thomas: Filmes de guerra, seus horrores e suas pseudo-glórias. Não deixa de ter algumas cenas impressionantes.


Dois Dias, Uma Noite
(França, Bélgica, 2014)

Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne

Dois Dias, Uma Noite - Nota 03 de 05
Sandra descobre que seus colegas de trabalho optaram por ganhar um bônus ao invés de mantê-la na equipe. Ela tem um final de semana para convencê-los a abrirem mão de seu bônus para que ela possa manter o seu emprego.

Thomas: Aquele estilo forte e realista dos irmãos Dardenne, né? Tem coisas incríveis, mas bom mesmo é a atuação da bela Marion Cotillard.

Outras Estreias:
O destino de Júpiter (Estados Unidos, 2015), de Andy Wachowski, Lana Wachowski
James Brown (Estados Unidos, 2014), de Tate Taylor

O que há de bom no cinema:

Thomas - Nota 3 de 5A Teoria de Tudo (Reino Unido, 2014)
Direção: James Marsh

Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.

Thomas: Uma história de amor disfarçada de biografia do astrofísico. O filme não é ruim, mas poderia ser muito mais, principalmente pela força do personagem. Fora que foi uma chuva de lágrimas na sessão, vou precisar de um guarda-chuvas novo.

Thomas - Nota 4 de 5Birdman ou (A inesperada virtude da ignorância) (Estados Unidos, 2014)
Direção: Alejandro González Iñárritu

No passado, Riggan Thomson fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway.

Thomas: Esse sim, grande filme. A forma como brinca com teatro, cinema, fama e talento me empolgou. Apesar de dizerem que é comédia, é um grande drama psicológico. Muito bom mesmo, principalmente, a brincadeira entre imaginação e realidade.

Thomas - Nota 3 de 5Caminhos da Floresta (Estados Unidos, 2014)
Direção: Rob Marshall

O sonho de um padeiro e sua esposa de ter um filho, irá envolvê-los com uma bruxa e uma maldição antiga que poderá mexer com a vida de diversos personagens famosos dos contos de fadas, como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela e Rapunzel. Com isso, eles vão aprender que as vezes é preciso ter cuidado com o que se deseja.

Thomas: "I wish, I wish, I wish"... Olha, no início eu estava meio sonolento, mas o filme foi me ganhando aos poucos. Tem uma mensagem bem bacana.

Thomas - Nota 5 de 5Cássia Eller (Brasil, 2014)
Direção: Paulo Henrique Fontenelle

Documentário sobre a vida e carreira de Cássia Rejane Eller, cantora que marcou a década de 1990 e chocou o país com sua morte precoce, em 2001.

Thomas: Olha, eu nem era tão fã dela, mas que filme, viu? Empolgou mesmo, curti cada música, cada passagem e até as palmas do público no final. Rsrsrs


Thomas - Nota 3 de 5Grandes Olhos (Estados Unidos, 2014)
Direção: Tim Burton

A história real da pintora Margaret Keane, uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950 graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores. Mas, que tinha a autoria pública do seu marido o também pintor Walter Keane.

Thomas: Que coisa, viu? O cara era um safado. O filme é bacana, Tim Burton parece mais contido, mas o tema também já traz a sua própria dose surreal. E aqueles olhos assustam que só. Mas, Amy Adams está maravilhosa...

Thomas - Nota 4 de 5Foxcatcher - Uma história que chocou o mundo (Estados Unidos, 2014)
Direção: Bennett Miller

Campeão olímpico de luta greco-romana, Mark Schultz sempre treinou com seu irmão mais velho, David, que é também uma lenda no esporte. Até que, um dia, recebe um convite do milionário John du Pont para treinar em sua própria equipe, a Foxcatcher, onde teria todas as condições necessárias para se aprimorar. Atraído pelo salário e as condições de vida oferecidas, Mark aceita a proposta e, assim, se muda para uma casa na propriedade do milionário. Aos poucos, eles se tornam amigos, mas a difícil personalidade de du Pont faz com que Mark acabe seguindo uma trilha perigosa para um atleta.

Thomas: Rapaz, tô impressionando, viu? Filme forte, história forte. Esse du Pont é mesmo maluco, tá na cara. Nem sei como Mark se deixou levar desse jeito.

Thomas - Nota 4 de 5Depois da Chuva (Brasil, 2013)
Direção: Cláudio Marques, Marília Hughes

Jovem vivencia a época de reabertura de seu país que tem consequências no colégio em que estuda. Ao mesmo tempo em que lida com as mudanças da juventude e a descoberta do amor.

Thomas: Muito legal a forma com que o filme trabalha os acontecimentos do colégio em paralelo com os acontecimentos do país. Gostei. Do tom melancólico, do punk, do anarquismo, das reflexões.

Thomas - Nota 4 de 5Whiplash - Em busca da perfeição (Estados Unidos, 2015)
Direção: Damien Chazelle

Garoto está no primeiro ano da faculdade de música quando chama a atenção do professor Terence Fletcher e tem uma chance na orquestra da instituição. Mas, o que seria um sonho, pode se tornar um pesadelo pelo rigor do mestre.

Thomas: Forte, eletrizante. Cara, até eu que não curto jazz fiquei aqui batucando minhas pernas. Muito louco mesmo. Mas, só sendo muito louco para ir às últimas consequências assim em busca da perfeição.

Thomas - Nota 3 de 5Operação Big Hero (Estados Unidos, 2014)
Direção: Don Hall e Chris Williams

Um garotinho superdotado vai encontrar ajuda em um robô criado por seu irmão mais velho quando seus planos não saem como ele esperava.

Thomas: Outro filme divertido, que poderia ser melhor explorado, mas que as crianças vão adorar. Lumi já está procurando saber como consegue um Baymax para ele. Socorro...

Thomas - Nota 4 de 5Relatos Selvagens (Argentina, 2014)
Direção: Damian Szifrón

Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.

Thomas: Rapaz, vou te dizer, esses filmes normalmente a gente gosta de uma ou duas tramas, odeia outra e o resto é mais ou menos, certo? Errado. Aqui, todos os seis são bons filmes e conseguem nos envolver e divertir durante toda a projeção. Muito bom. Esses argentinos...

Humor:
Clique para ampliar


Classificação: 1 - Péssimo, 2 - Regular, 3 - Bom, 4 - Muito Bom, 5 - Excelente

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.