O que há no cinema: CineFuturo : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O que há no cinema: CineFuturo

CineFuturo 2015Como já foi dito semana passada, o Cine Futuro está em pleno vapor na cidade de Salvador e amanhã o público soteropolitano poderá conferir o vencedor do Oscar de melhor documentário desse ano, Citizenfour que fala sobre os abusos da segurança nacional norte-americana pós 11 de setembro. Na retrospectiva Fellini, destaque para a exibição de Oito e Meio, hoje, às 14h, na Sala Walter da Silveira. E amanhã tem Roma e Amarcord. Hoje também é dia de falar sobre Cinema Argentino tanto na mesa redonda pela manhã, quanto nos diálogos da tarde.

Nos dois primeiros dias de Festival muita coisa já aconteceu, na terça, a mesa de abertura dissecou a filmografia e estilo do homenageado da edição: Federico Fellini. Teve também Shakespeare. E foram exibidos curtas e longas com destaque para Eva e Lola da cineasta argentina Sabrina Farji.

Estreias da semana:

Promessas de Guerra (Austrália, 2014)

Direção: Russel Crowe

Promessas de Guerra - Nota 03 de 05
Joshua Connor vê os seus três filhos não retornarem na guerra. Mesmo tentando continuar sua rotina, acontecimentos extremos o fazem abandonar sua terra natal e ir à Turquia, descobrir o que de fato aconteceu com eles.

Thomas: O Gladiador sabe dirigir, olha só. Gostei de algumas coisas, e não de outras. Mas, pra começo, tá ótimo.



Terremoto - A Falha de San Andreas (Estados Unidos, 2015)

Direção: Brad Peyton

Terremoto - A Falha de San Andreas - Nota 03 de 05
No meio de um grande terremoto na Califórnia, um piloto de helicóptero de resgate faz uma perigosa viagem em todo o estado, a fim de resgatar sua filha.

Thomas: Se você assistir no 4D vai ser um sacolejo divertido. Se não, uma Sessão da Tarde divertida, cheia de clichês, mas que não ofende a inteligência de ninguém.



Cauby - Começaria Tudo Outra Vez (Brasil, 2012)

Direção: Nelson Hoineff

Cauby - Começaria Tudo Outra Vez - Nota 02 de 05
Documentário sobre a vida de um dos maiores cantores do Brasil, Cauby - Começaria tudo outra vez resgata sua carreira desde o início, intercalando com a preparação para um show e acompanhando um fã do cantor.

Thomas: Dava pra começar tudo outra vez. Sério. Pelo valor do retratado, o documentário vale, mas o roteiro fica bem aquém, principalmente na trama do menino fã. A nota só subiu um pouquinho por causa do valor histórico mesmo.

Outras Estreias:

Meu Verão na Provença (França, 2014), de Rose Bosch
O Amuleto (Brasil, 2014), de Jefferson De
O Homem Que Elas Amavam Demais (França, 2014), de André Téchiné
Trocando os Pés (Estados Unidos, 2014), de Thomas McCarthy

O que há de bom no cinema:

Thomas - Nota 3 de 5Estranhos (Brasil / 2009)
Direção: Paulo Alcântara

Um cantor de rua, uma ex-prostituta e seu marido ciumento, dois ladrões, uma professora e duas crianças. Todos estranhos. Todos no mesmo lugar. Cinco histórias que podem ser uma só: a busca daquilo que chamamos felicidade.

Thomas: Uma história divertida, com um retrato do baiano médio, em várias histórias que vão se misturando. Uma pena toda essa dificuldade para ser lançado.



Thomas - Nota 4 de 5Mad Max - Estrada da Fúria (Estados Unidos, 2014)
Direção: George Miller

Um guerreiro das estradas deve resgatar um grupo de garotas envolvidas em uma guerra mortal, iniciada pela Imperatriz Furiosa.

Thomas: Meninos, estou emocionado. De verdade. Forte, bem feito, profundo. E o melhor de tudo, divertido.




Thomas - Nota 2 de 5Cake - Uma Razão Para Viver (Estados Unidos, 2014)
Direção: Daniel Barnz

Claire Simmons (Jennifer Aniston) é uma mulher traumatizada e depressiva, que busca ajuda em um grupo para pessoas com dores crônicas. Lá, ela descobre o suicídio de um dos membros do grupo, Nina (Anna Kendrick). Claire fica obcecada pela história desta mulher, e começa a investigar a sua vida. Aos poucos, começa a desenvolver uma relação inesperada com o ex-marido de Nina, Roy (Sam Worthington).

Thomas: Rachel está muito bem no papel, mas o filme é assim assim. Nada é tão bem trabalhado quanto poderia. Fica meio insosso, sabe?



Thomas - Nota 3 de 5Entre Abelhas (Brasil, 2014)
Direção: Ian SBF

Entre Abelhas, uma tragicomédia, conta a história de Bruno (Fábio Porchat), um editor de imagens recém-separado da mulher (Giovanna Lancellotti), que começa a deixar de ver as pessoas. Ele tropeça no ar, esbarra no que não vê, até perceber que as pessoas ao seu redor estão ficando invisíveis. Com a ajuda da mãe (Irene Ravache) e do melhor amigo (Marcos Veras), ele tentará descobrir o que se passa em sua vida.

Thomas: Menino, Porchat surpreendendo. Um filme cheio de reflexões, metáforas. Gostei, viu? Bom caminho pro cinema nacional. Um filme corajoso.



Thomas - Nota 4 de 5Vingadores: Era de Ultron (Estados Unidos, 2015)
Direção: Joss Whedon

Sequência do sucesso "Os Vingadores", que reúne mais uma vez a equipe de super-heróis formada por Capitão América (Chris Evans), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), dessa vez enfrentando a inteligência artificial Ultron.

Thomas: Bom. Bom mesmo. Gostei. Acho que gostei até mais que o primeiro. Tem algumas coisas estranhas, como um certo romance e o vilão que fica subaproveitado, mas, não tem como não se divertir e ficar satisfeito com o resultado.



Thomas - Nota 3 de 5Velozes e Furiosos 7 (Estados Unidos, 2015)
Direção: James Wan

Após os acontecimentos de Londres, Don e sua família terão que enfrentar Deckard Shaw que quer vingar o que aconteceu a seu irmão Owen Shaw.

Thomas: Mentira, mentira, mentira e um pouco mais de mentira. Mas, divertido pacas. Ah, e tem uma homenagem bonita ao Paul Walker que deixam os olhos de qualquer marmanjo suados.



Thomas - Nota 3 de 5Cinderela (Estados Unidos, 2015)
Direção: Kenneth Branagh

Versão em live action do famoso conto de fadas, em que a jovem Ella, após se tornar órfã de mãe e pai, se torna praticamente escrava de sua madrasta e as duas filhas. Mas, um encontro inesperado com o príncipe do reino pode mudar a sua vida, só depende da ajuda de sua fada madrinha.

Thomas: Gostei de ver um pouco mais do passado de Cinderela. Ela pequena com sua mãe, a relação com o pai. Legal também a forma como o príncipe entra em sua vida. Mas, no geral, é aquilo que já conhecemos. Bem feito, mas nada de novo.


Humor:
Clique para ampliar

Thomas, o Rato de Cinema

Classificação: 1 - Péssimo, 2 - Regular, 3 - Bom, 4 - Muito Bom, 5 - Excelente

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.