Alegoria da Dor no 8º LABRFF : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Alegoria da Dor no 8º LABRFF

Alegoria da DorEntre os dias 13 e 18 de setembro acontece o 8º LABRFF - Los Angeles Brazilian Film Festival, evento de maior prestigio do cinema nacional fora do território brasileiro. Este ano, na mostra competitiva, estão oito longa-metragens (sendo seis de ficção e dois documentários) e oito curta-metragens, entre eles Alegoria da Dor, do baiano Matheus Vianna.

Diretor do Curta-metragem "O Flautista" e o longa-metragem "O Tricolor Voltou", lançado diretamente em DVD, Matheus já está trabalhando no seu primeiro longa-metragem de ficção. Mas, enquanto isso, vive a expectativa do início da trajetória desse curta que nos traz a história de uma palhaça triste confrontando com memórias familiares que nunca foram vividas por ela.

Alegoria da DorAlegoria da Dor é, então, exatamente isso, uma alegoria de uma dor que não se explica. Da ausência, da angústia. A dor da ironia de uma palhaça que faz rir enquanto por dentro ela é só tristeza, uma tristeza que também não é exatamente dela, ou pelo menos não traz em si uma lógica racional.

Por si só, não é um tema novo, já visitado e revisitado pelo cinema, inclusive baiano. Mas, a obra de Matheus traz uma poesia própria através da narração lírica da personagem que recita sua dor enquanto vemos imagens diversas que buscam traduzir o seu pensamento.

Há uma mescla de captação de imagens dela pelas ruas e por um estúdio com imagens de arquivo que simulam cenas caseiras, que traz a melancolia necessária para a obra. Nas imagens captadas chama a atenção o cuidado com a fotografia, o jogo de profundidade de campo baixo nos aproximando ainda mais da protagonista.

Alegoria da DorMuitas cenas também na penumbra representando a própria sombra dela, suas angústias internas. A sequência que mescla ela feliz nas ruas com imagens claras, coloridas transmitindo também alegria, com ela triste no estúdio em uma fotografia mais densa, por exemplo, são de uma sensibilidade incrível.

Somos testemunhas e cúmplices dessa dor e dessa máscara. E vem a calhar que essa máscara seja de um ícone do riso. "O erro do palhaço é o riso do público" diz ela em determinado momento. Triste e belo em igual intensidade. Que nos represente bem lá em Los Angeles.


Alegoria da Dor (Alegoria da Dor, 2015 / Brasil)
Direção: Matheus Vianna
Roteiro: Matheus Vianna e Naia Pratta
Com: Naia Pratta
Duração: 14 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.