Star Wars - Episódio I - A Ameaça Fantasma : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Star Wars - Episódio I - A Ameaça Fantasma

Star Wars - Episódio I - A Ameaça Fantasma - filmeDando continuidade ao nosso review especial da Saga Star Wars, mudamos agora o curso para o passado, ou para o futuro, depende de sua idade. Na verdade, como expliquei no primeiro texto, estamos seguindo aqui a ordem Ernst Rister, que acredito ser a melhor para alguém que nunca viu a série. O episódio cinco trouxe revelações fortes, e por isso, antes de continuar a trajetória de Luke e seus amigos, façamos um longo flashback, para compreender como tudo isso começou revisitando os três episódios que contam a saga de Anakin Skywalker.

É uma escolha difícil, pois saímos do melhor filme da série, para aquela que talvez seja a maior decepção. Foram anos de espera pelo Episódio I, a maioria dos fãs nem mesmo acreditavam que isso ainda fosse possível. Mas, no dia 24 de junho de 1999 ele estava na tela. Um filme confuso, cansativo e que nos apresentou tanto alguns distúrbios na Força como o personagem Jar Jar Binks e os tais midichlorians.

Star Wars - Episódio I - A Ameaça Fantasma - filmeNa verdade, Ameaça Fantasma é um filme introdutório, e, como todos, cai no erro de tentar explicar demais. É a primeira vez que vemos a Velha República e muitas das regras que a compunham não ficam claras. Há muitos planetas a serem absorvidos, Conselho, Federação, Senadores, Rainhas, Plenárias. E tudo que queremos é ver os Jedi, é ver Anakin, é compreender melhor aquela jornada que vimos iniciada pelo equilíbrio da Força.

Equilíbrio esse que passa por Anakin Skywalker e que aqui, George Lucas quis ir além de um personagem e sua história. Quis recriar um mito. Isso também soa estranho e desnecessário. O jovem não é apenas um potencial Jedi, onde a força é forte. É o escolhido de uma profecia antiga, que tem mais midichlorians (olha eles de novo) que qualquer Jedi, inclusive Mestre Yoda. E que não foi concebido naturalmente. Ele não tem pai, e segundo Qui-Gon Jinn, os midichlorians formaram ele. Enfim... O próprio George Lucas reconheceu o erro e esquece tudo isso nos filmes seguintes.

Star Wars - Episódio I - A Ameaça Fantasma - filmeO filme possui três ações principais, o embargo ao planeta Naboo com todas as implicações disso, inclusive as estratégias do Senador Palpatine para chegar ao poder. A jornada de Anakin, escravo do planeta Tatooine que é encontrado pelos Jedi. E a trama dos Sith, que acaba ligando as outras duas tramas.

Darth Maul é um vilão quase apagado no filme, ainda que nos desenhos tenha sido melhor desenvolvido. Isso também prejudica o filme, só o vemos falar uma vez durante as mais de duas horas de projeção, e confesso que nem lembrava que ele falava. É quase um capanga, que está ali apenas para lutar com Qui-Gon Jinn e Obi-Wan, em uma das melhores cenas do filme.

Star Wars - Episódio I - A Ameaça Fantasma - filmeOutro problema está no personagem Jar Jar Binks. Ao contrário de C3PO, Jar Jar é o alívio cômico que irrita, exagera nas atrapalhações e não pode ser desligado. Mais do que isso, a sua utilidade é bastante questionável, ainda que na batalha final, acabe resolvendo muita coisa. Eles nos cansa, ao contrários dos dois dróides dos filmes anteriores, que aqui, tem o primeiro encontro já nos dando um vislumbre do que será aquela relação.

Temos ainda a corrida de Pods, uma homenagem a Ben-Hur, verdade, mas que também traz um pouco do clima do desenho A Corrida Maluca, com o vilão tentando vencer com trapaças. É bem feita, tem momentos ótimos, mas assim como todo o filme parece se alongar em excesso, se arrastando em dez minutos quase intermináveis.

A produção como um todo é impecável: efeitos especiais, cenários, dinâmica das lutas e das batalhas no espaço. Tudo impressiona, mas parece que, apesar de toda a tecnologia, falta alma à obra. O espírito heróico da jornada, o clima mágico daquela lenda.

De qualquer maneira, o tão esperado Episódio 1 tem seu valor. Enquanto filme é ruim, mas traz questões importantes para a compreensão da Saga. Não deixa de ser bom conhecer o Anakin criança, ver R2D2 e C3PO se conhecendo, uma reunião de Jedi e uma luta incrível de dois Jedi e um Sith com uma música maravilhosa. É como encontrar fotos antigas de parentes que não conhecemos.


Star Wars - Episódio I - A Ameaça Fantasma (Star Wars: Episode I - The Phantom Menace, 1999 / EUA)
Direção: George Lucas
Roteiro: George Lucas
Com: Ewan McGregor, Liam Neeson, Natalie Portman, Ian McDiarmid, Pernilla August, Hugh Quarshie
Duração: 136 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.