Home
Ana Esmeralda
cinema brasileiro
classicos
critica
Darlene Glória
drama
Eva Wilma
filme brasileiro
Luís Sérgio Person
OlhardeCinema2016
Walmor Chagas
São Paulo S/A
São Paulo S/A
Primeiro e mais importante filme de Luís Sérgio Person, São Paulo S/A traz, na história de Carlos, uma metáfora da grande cidade que está se tornando São Paulo e todas as questões que a envolvem.
Jovem, bonito, mas sem grandes ambições, Carlos parece ser levado pela avalanche que se tornou a grande metrópole. Trabalha em uma grande fábrica, onde se torna gerente, casa e parece ter uma vida bem sucedida. Mas, lhe falta algo mais. Um propósito de vida.
Construído em um roteiro não-linear, o filme traz muito da estética de Terra em Transe de Glauber Rocha, com Walmor Chagas vagando pela cidade e seus pensamentos nos guiando. O filme é construído pela perspectiva das três mulheres que passaram pela vida de Carlos. Ana, a bela modelo sem compromisso, vivida por Darlene Glória; Hilda, a mulher independente, vivida por Ana Esmeralda, e Luciana, a jovem de "família", vivida por Eva Wilma.
Através da relação com as três, vamos acompanhando a saga do protagonista que vai se deixando levar pela vida sem nunca pensar no que ele gostaria realmente. O filme começa e termina no ápice de sua crise. Quando briga com Luciana e sai de casa, em uma tentativa quase tola de fugir.
O problema é que Carlos quer fugir não de São Paulo que o sufoca, nem de Luciana que o enquadra. Nem mesmo do seu chefe que o explora, ou das mulheres do passado. Ele quer fugir de si mesmo, de suas escolhas, de sua postura diante da vida. E isso é mesmo complicado.
A composição desse homem em paralelo com essa cidade que cresce e se sufoca é o ponto alto da trama. Não daria mesmo para ser em outro local. São Paulo é de fato personagem em cena. E o plano final deixa bem claro como ambos se misturam de uma maneira única. Não dá para fugir da cidade, porque não dá para fugir de si mesmo, deve ser o pensamento de Carlos.
Essa ideia está exposta em cada plano do filme. Desde sua abertura, quando vemos a briga de Carlos e Luciana pela janela do prédio, como testemunhas oculares daquela situação que também não é única. O privado e o particular se misturam em óticas diversas.
É interessante ver também que as três mulheres com que Carlos se relaciona se complementam em suas próprias diversidades. E chama a atenção que a mais verdadeira das três é também a com o destino mais trágico. Para viver ali, é preciso interpretar personagens.
Ousado, político, belo, instigante. São Paulo S/A é um pouco de tudo. Um clássico do nosso cinema que merece sempre novos olhares. Vê-lo em 35mm no Festival teve um sabor ainda mais especial.
Filme visto no 5º Olhar de Cinema de Curitiba
São Paulo S/A (São Paulo Sociedade Anônima, 1965 / Brasil)
Direção: Luís Sérgio Person
Roteiro: Luís Sérgio Person
Com: Walmor Chagas, Eva Wilma, Ana Esmeralda, Darlene Glória
Duração: 94 min.
Amanda Aouad
Crítica afiliada à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Poscom / UFBA) e especialista em Cinema pela UCSal. Roteirista profissional desde 2005, é co-criadora do projeto A Guardiã, além da equipe do Núcleo Anima Bahia sendo roteirista de séries como "Turma da Harmonia", "Bill, o Touro" e "Tadinha". É ainda professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifacs e da Uniceusa. Atualmente, faz parte da diretoria da Abraccine como secretária geral.
São Paulo S/A
2016-06-15T08:30:00-03:00
Amanda Aouad
Ana Esmeralda|cinema brasileiro|classicos|critica|Darlene Glória|drama|Eva Wilma|filme brasileiro|Luís Sérgio Person|OlhardeCinema2016|Walmor Chagas|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
cadastre-se
Inscreva seu email aqui e acompanhe
os filmes do cinema com a gente:
os filmes do cinema com a gente:
No Cinema podcast
anteriores deste site
mais populares do site
-
A adaptação cinematográfica de O Fantasma da Ópera (2004), dirigida por Joel Schumacher , transporta o icônico musical de Andrew Lloyd Webb...
-
O filme O Menino que Queria Ser Rei (2019), dirigido por Joe Cornish , é uma aventura contemporânea que tenta reimaginar a lenda do Rei Art...
-
Quando Twister chegou às telas em 1996, trouxe consigo um turbilhão de expectativas e adrenalina. Sob a direção de Jan de Bont , conhecido ...
-
Entre os dias 24 e 28 de julho, Salvador respira cinema com a sétima edição da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema. E nessa edição, a propost...
-
E na nossa cobertura do FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil , mais uma vez pudemos conferir uma sessão de dublagem ao vivo . Ou...
-
Clint Eastwood me conquistou aos poucos. Ele sabe como construir um filme que emociona e, agora, parece ter escolhido Matt Damon como seu ...
-
Steven Spielberg sempre foi um mestre em capturar o imaginário do público e Contatos Imediatos do Terceiro Grau é um exemplo brilhante de ...
-
O CinePipocaCult adverte: se você sofre de claustrofobia, síndrome do pânico ou problemas cardíacos é melhor evitar esse filme. Brincadeiras...
-
Eletrizante é a melhor palavra para definir esse filme de Tony Scott . Que o diretor sabe fazer filmes de ação não é novidade, mas uma tra...