São Paulo S/A : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

São Paulo S/A

São Paulo Sociedade Anônima - filme

Primeiro e mais importante filme de Luís Sérgio Person, São Paulo S/A traz, na história de Carlos, uma metáfora da grande cidade que está se tornando São Paulo e todas as questões que a envolvem.

Jovem, bonito, mas sem grandes ambições, Carlos parece ser levado pela avalanche que se tornou a grande metrópole. Trabalha em uma grande fábrica, onde se torna gerente, casa e parece ter uma vida bem sucedida. Mas, lhe falta algo mais. Um propósito de vida.

São Paulo Sociedade Anônima - filmeConstruído em um roteiro não-linear, o filme traz muito da estética de Terra em Transe de Glauber Rocha, com Walmor Chagas vagando pela cidade e seus pensamentos nos guiando. O filme é construído pela perspectiva das três mulheres que passaram pela vida de Carlos. Ana, a bela modelo sem compromisso, vivida por Darlene Glória; Hilda, a mulher independente, vivida por Ana Esmeralda, e Luciana, a jovem de "família", vivida por Eva Wilma.

Através da relação com as três, vamos acompanhando a saga do protagonista que vai se deixando levar pela vida sem nunca pensar no que ele gostaria realmente. O filme começa e termina no ápice de sua crise. Quando briga com Luciana e sai de casa, em uma tentativa quase tola de fugir.

O problema é que Carlos quer fugir não de São Paulo que o sufoca, nem de Luciana que o enquadra. Nem mesmo do seu chefe que o explora, ou das mulheres do passado. Ele quer fugir de si mesmo, de suas escolhas, de sua postura diante da vida. E isso é mesmo complicado.

São Paulo Sociedade Anônima - filmeA composição desse homem em paralelo com essa cidade que cresce e se sufoca é o ponto alto da trama. Não daria mesmo para ser em outro local. São Paulo é de fato personagem em cena. E o plano final deixa bem claro como ambos se misturam de uma maneira única. Não dá para fugir da cidade, porque não dá para fugir de si mesmo, deve ser o pensamento de Carlos.

Essa ideia está exposta em cada plano do filme. Desde sua abertura, quando vemos a briga de Carlos e Luciana pela janela do prédio, como testemunhas oculares daquela situação que também não é única. O privado e o particular se misturam em óticas diversas.

É interessante ver também que as três mulheres com que Carlos se relaciona se complementam em suas próprias diversidades. E chama a atenção que a mais verdadeira das três é também a com o destino mais trágico. Para viver ali, é preciso interpretar personagens.

Ousado, político, belo, instigante. São Paulo S/A é um pouco de tudo. Um clássico do nosso cinema que merece sempre novos olhares. Vê-lo em 35mm no Festival teve um sabor ainda mais especial.


Filme visto no 5º Olhar de Cinema de Curitiba

São Paulo S/A (São Paulo Sociedade Anônima, 1965 / Brasil)
Direção: Luís Sérgio Person
Roteiro: Luís Sérgio Person
Com: Walmor Chagas, Eva Wilma, Ana Esmeralda, Darlene Glória
Duração: 94 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.