
Baseado nos quadrinhos criados pelo espanhol Francisco Ibáñez, Mortadelo e Salaminho 3D: Missão Inacreditável é uma animação, no mínimo inusitada. Com um humor pastelão próprio da série, o filme consegue divertir e impressionar pela riqueza de detalhes da animação. As personagens já tinham ido para a tela do cinema em 2003 no formato live action, mas o 3D conseguiu dar mais liberdade para representar a atmosfera nonsense do universo ficcional.
Tudo começa com a manobra do vilão Jimmy O Doidão para roubar um documento ultra-secreto da T.I.A. (Técnicos de Investigações Avançadas). Os agentes Mortadelo e Salaminho são convocados para a missão de resgate e contarão com um novo invento do Professor Bactério: a reversitiva, fórmula capaz de transformar as pessoas no oposto do que elas são. O problema é que o bandido Trinca-Ossos acaba de sair da prisão com sede de vingança contra Salaminho.
A animação transgride toda lógica trazendo aventuras que permitem parar um helicóptero em pleno ar, quebrar um personagem todo e ele continuar inteiro, criar soluções mirabolantes aparentemente tiradas do nada, além de brincar com a imaginação a um ponto em que sonho e realidade se misturam de uma maneira bem divertida. O tom da trama é o humor pastelão. Tem muito quebra-quebra, fazendo, principalmente o herói, apanhar bastante. Tem piadas bobas que se torna divertidas diante de situações tão nonsenses. Tem piadas com a própria piada, como o personagem que parece o Mr. Magoo e, dentro dos diálogos, um dos personagens vira para ele e o chama de "projeto de Mr. Magoo". No final, se apertarmos o roteiro não sai muita coisa lógica, parece uma grande bobagem, mas que funciona enquanto flui em nossa frente.
O que chama mais a atenção é a técnica de animação 3D, rica em detalhes e capaz de nos fazer embarcar naquele universo de uma maneira mais completa. Os objetos de cena são cuidadosamente projetados, assim como os movimentos dos personagens. As cenas de perseguição na rua ou no ar são bem orquestradas e não se pode negar que há criatividade. Ainda que seja humor pastelão, há também um tom irônico em muitas situações, o que enriquece a trama, não por acaso levou dois prêmios Goyas em 2014, melhor animação e melhor roteiro. Para quem conhece o universo e as personagens, fica ainda mais divertido. Mas quem nunca ouviu falar da dupla também consegue embarcar na aventura e se divertir.
Mortadelo e Salaminho 3D: Missão Inacreditável não chega a ser uma obra-prima da animação, provavelmente não levará multidões aos cinemas. Mas não deixa de ser uma boa opção dentro do gênero capaz de divertir a todos que embarquem nessa proposta de aventura.
Mortadelo e Salaminho 3D: Missão Inacreditável (Mortadelo y Filemón contra Jimmy el Cachondo, 2016 / Espanha)
Direção: Javier Fesser
Roteiro: Javier Fesser, Claro García, Cristóbal Ruiz
Duração: 91 min.

