![Atômica - filme Atômica - filme](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8B0RpHyw_dR9kIx4NNTNjcsd_gUBPZcaCX4jA92RVVDlO5aPeixL9bxSi2ZAIA0n7rUXPo4q8GuacecvOT7IEM9DdV-2O9aCfGnvzweQiKltpmTIy-HAWmlWZtELTnAYajMyPCH8O19cz/s1600-rw/atomica-filme-01.jpg)
Agentes extremamente treinados, conspirações, lutas e perseguições. A Guerra Fria sempre rendeu ótimos filmes de espionagem. Atômica não é diferente. Tem um malabarismo estético impressionante e cenas de tirar o fôlego, pena que o roteiro não seja tão caprichado quanto as escolhas de direção.
A agente Lorraine Broughton, interpretada por Charlize Theron tem um missão: ir a Berlim às vésperas da queda do muro para recuperar uma lista de nomes de agentes duplos. O roteiro tem esse ponto positivo de não nos contar uma trama linear. Iniciamos com Broughton quebrada, cheia de hematomas e cicatrizes, tendo que se arrumar para dar seu depoimento sobre o que aconteceu durante a missão. O recurso traz agilidade e também doses de ironia, já que em muitos momentos ela vai explicar algo e a imagem mostra algo diferente ou faz uma piada visual com isso.
![Atômica - filme Atômica - filme](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcz4zyRrBR9jC_fi5xhlvIB1Mnz_nCPGdkFOLZfTVDc7xH_94BNPRIjtRl68orPnolMUSNG9si6KWtyv0GI0jgxux_wRdTVRvBhT37hGx-pG4Dbk9Kw-h-XyfZ7bIlVeFqkJLkmwGifiF8/s320-rw/atomica-filme-02.jpg)
Ainda assim, David Leitch nos apresenta um filme extremamente bem planejado. E não é apenas por uma cena incrível em plano sequência de uma luta que começa nas escadas e vai parar na rua. Toda a concepção estética, a escolha dos planos, o tratamento de cor, a fotografia com utilização de neon, tudo nos dá efeitos satisfatórios de não estarmos vendo algo genérico. É um filme de ação que pensa a técnica cinematográfica em seus diversos aspectos.
![Atômica - filme Atômica - filme](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-SUKonIjMX7uBUFbT8cYqrlc1qHK-ICfgoLvNSN1zbgfICOYx5Z-kTe5bPj0RvHrKE3iZ4w2eh72hPU8jDgWs-d6TGJQx4S7rOgMUYS453QoV1ks5pT9edc0Tf6A-WR8F0yTPqU264h5_/s320-rw/atomica-filme-poster.jpg)
O tom de thriller político, no entanto, acaba se sobrepondo ao de espionagem propriamente dito, exatamente pelas escolhas de roteiro. A reviravoltas vão se sucedendo e acabam se tornando tolas e cansativas em vez de instigar a própria investigação do espectador. A busca pelo efeito surpresa acaba prejudicando a própria estrutura da trama, inclusive com a revelação final que acaba sempre privilegiando determinada potência.
Atômica tem diversos aspectos que contam a seu favor. É um filme bem feito, com boas atuações, cenas memoráveis, trilha primorosa, mas que ao construir um roteiro genérico perder uma ótima oportunidade de desenhar um grande filme. Acima da média, é verdade, mas acaba aquém do seu potencial.
Atômica (Atomic Blonde, 2017 / EUA)
Direção: David Leitch
Roteiro: Kurt Johnstad
Com: Charlize Theron, James McAvoy, John Goodman, Sofia Boutella, Toby Jones, Bill Skarsgård, Eddie Marsan
Duração: 115 min.