Nossas Noites : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Nossas Noites

Nossas Noites - filme

Baseado no livro de Kent Haruf, Nossas Noites é daquelas obras curiosas em diversos aspectos. Primeiro, por trazer o reencontro de dois nomes como Jane Fonda e Robert Redford. Segundo, por tratar do tema da terceira idade de maneira leve e sem preconceitos ou estereótipos, apresentando uma comédia romântica divertida.

A ideia é inusitada, um dia Addie Moore vai à casa de Louis Waters e o convida para dormir com ela. Não para fazer sexo, ela quer, de fato, uma companhia para passar as noites. A princípio, ele estranha e pede para pensar, mas logo resolve experimentar e, da convivência dos dois, vai surgindo um novo conceito de família.

Nossas Noites - filmeRitesh Batra parece comprar o estranhamento da proposta, mais até do que o desejo dessas duas pessoas de fugir da solidão. A cena da conversa é construída com elementos que tornam tudo mais esquisito. A fotografia é trabalhada com muitas sombras e pouco contraste. Eles estão dispostos bem afastados um do outro. A interpretação de ambos também demonstra um certo desconforto, não apenas nessa cena, como nas primeiras vezes em que dormem juntos.

Mas como tudo é questão de costume, logo os dois vão relaxando e o filme embarca na proposta de desenvolver o relacionamento dos dois sem grandes cobranças. Tudo é construído a seu tempo. Ele começar a entrar pela frente e não escondido pelo fundo. Os comentários dos vizinhos. Os passeios em público. E, por fim, a família.

Nossas Noites - filmeCom isso, o estranhamento some. Tanto que quando Addie tem que tomar conta do seu neto por um tempo, isso não é mais uma questão. O casal lida com a criança de uma maneira natural, sem esconder a relação e sem maiores explicações. A simplicidade da criança em lidar com tudo também é interessante. Ele simplesmente aceita o novo "vovô" e ainda aprende com ele a valorizar diversões "offline".

O tom da trama acaba sendo mesmo essa leveza em lidar com assuntos cotidianos. Não há uma pretensão em aprofundar conflitos humanos, ainda que algumas questões familiares venham à tona, como o trauma de Addie com a morte da filha e as consequências para o filho. Ou as escolhas erradas de Louis no passado que também fizeram esposa e filha sofrerem.

O que fica é a vontade de ter uma boa companhia para passar os dias. E tanto Jane Fonda, quanto Robert Redford conseguem passar isso muito bem. Nossas Noites pode não ser um grande filme, mas é honesto em sua proposta, divertindo e emocionando na dose certa.


Nossas Noites (Our Souls at Night, 2017 / EUA)
Direção: Ritesh Batra
Roteiro: Scott Neustadter, Michael H. Weber
Com: Jane Fonda, Robert Redford, Judy Greer, Matthias Schoenaerts, Phyllis Somerville
Duração: 103 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.