Diversidade na competitiva do CinePe 2019 : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Diversidade na competitiva do CinePe 2019

Cine Pe 2019

Segunda noite do Cine Pe foi marcada pelo início das mostras competitivas. Foram dois curtas da competitiva pernambucana, dois da nacional e um longa-metragem. Todos com um importante viés político / social que faz o festival iniciar de maneira diversa e com boa representatividade. Durante os discursos de apresentação, o cineasta carioca Rozzi Brasil foi a voz mais aplaudida e ovacionada pelo discurso empoderador sobre o papel da mulher e necessidade de espaço para as mesmas nas mais diversas áreas.

Começando a noite com a competitiva pernambucana, Mulheres de Fogo, de Vinícius Meireles, traz mulheres do assentamento Chico Mendes III, localizado a 7km de Recife. O documentário traz lideranças femininas do local, falando das dificuldades diversas como cultivar produtos orgânicos, solo castigado e falta de chuva, tudo de uma maneira bastante coloquial e leve, ainda que deixe claro o discurso e a importância daquele espaço. Um documentário com poucos recursos, alguns problemas técnicos de som, mas que nos envolve pela força e história daquelas mulheres.

Já o curta Pisciano de Alexandre Pitanga é um experimento de linguagem que mostra o flerte entre dois rapazes em um ônibus coletivo e mergulha em construção poética do amor platônico ou não. Um curta universitário que traz uma sensibilidade, demonstrando essa busca pelo enquadramento e comunicação através das imagens, tão caro ao cinema.

Na competitiva nacional, outro curta pernambucano, dirigido por Luci Alcântara, trouxe um pouco mais sobre o premiado escritor Raimundo Carrero, já retratado em outras obras da cineasta. Com o título Carrero, o Áspero Amável, o documentário mergulha um pouco mais no fazer literário, trazendo a voz do próprio autor para contar sobre sua rotina, inspirações e método de escrita.

Na coletiva de imprensa, Luci comentou que documentário cinematográfico não é jornalismo e que ela busca um ensaio, mais do que explicar a trajetória do retratado. O recorte focando no processo de criação foi uma escolha baseada nessa consciência e buscando algo que a instigasse para além do retrato do escritor.

Já o segundo curta nacional, Procuram-se mulheres de Rozzi Brasil fala sobre mulheres sambistas invisibilizadas por uma cultura machista do ambiente do samba. Partindo de um anúncio nas redes sociais, o curta traz mulheres instrumentistas, cantoras e compositoras que vivem do samba, mas são quase desconhecidas pela própria comunidade.

“A minha ideia com esse filme é abrir cabeças, tem muitas mulheres que nem sabe o que está acontecendo”, ressaltou a cineasta na coletiva de imprensa. O filme surgiu a partir do projeto Por Telas, idealizado por Cecília Rabello que realizou um curso de quatro meses de audiovisual na quadra da Portela. Além do “Procuram-se mulheres”, outros dois curtas foram produzidos na mesma ocasião.

Para fechar a noite, o longa-metragem Abraço de DF Fiuza, co-produção Bahia e Sergipe, que retrata a luta dos professores da escola pública no ano de 2008 contra a perda do direito da progressão vertical de carreira. Um tema extremamente importante, ainda mais no momento atual do país que deixa a mensagem sobre a importância da educação para a formação e crescimento de um povo.

O filme foi financiado pelo sindicato dos professores de Sergipe e tem uma mescla de atores locais, alguns nomes nacionais, como Flávio Bauraqui e os próprios professores, o que dá uma mistura curiosa ainda que falte ao filme uma naturalidade maior, principalmente no texto.

Foto: Felipe Souto Maior

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.