Cabeça de Nêgo : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Cabeça de Nêgo

Cabeça de Nêgo - filme

Primeiro longa-metragem de ficção de Déo Cardoso, Cabeça de Nêgo traz uma narrativa potente sobre a questão educacional no Brasil. Daqueles filmes que começam de maneira quase despretensiosa, mas vão ganhando corpo e nos surpreendendo ao final. 

Saulo Chuvisco é um estudante secundarista de um colégio público. Politizado, envolvido com o movimento estudantil, tem denunciado os problemas da instituição de ensino em suas redes sociais. Um dia, um colega o chama de macaco na sala de aula e começa uma revolução. 

A agressão verbal e racismo explícito não parecem ser o problema para professor nem direção do colégio. Tudo que os preocupa é a reação “violenta” de Saulo. Ao se recusar a sair da sala, o jovem inicia uma onda que cresce em imagem e sons capazes de serem sentidas na ponte da sala de aula para a rua, onde os jovens se aglomeram em protesto. 

Cabeça de Nêgo - filme
É impressionante como Déo Cardoso vai construindo essa passagem de maneira fluida e envolvente. Partindo do particular para o coletivo. Não está em voga ali apenas um jovem que sofreu preconceito, mas um racismo estrutural. Assim como o descaso com o ensino público como um todo. O diretor ainda alfineta governo e imprensa, ao construir o viés interligado da chegada do secretário e um canal de televisão com uma cobertura bastante tendenciosa. 

A linguagem do filme, realista e bastante simples, traz momentos ilustrativos envolventes como quando Saulo lê um livro sobre os Panteras Negras e no quadro através dele vão surgindo palavras e nomes importantes na luta racial. 

Toda a parte da manifestação dos alunos na porta do colégio, em especial os minutos finais, também são orquestrados com uma força impressionante, nos gritos de guerra e construção da mise-en-scène do entorno. 

Cabeça de Nêgo não traz nada novo, mas traz força e honestidade em suas imagens que nos comovem. Sim, a situação da educação no país é caótica e urgente. Sim, existe racismo no Brasil. E sim, ainda podemos ter fé em nossos jovens, mesmo com a realidade batendo em nossa porta. Isso, de alguma forma, nos dá esperança. 

Filme Visto no 9º Olhar de Cinema de Curitiba.

Cabeça de Nêgo (Brasil, 2020) 
Direção: Déo Cardoso 
Roteiro: Déo Cardoso 
Com: Lucas Limeira, Nicoly Mota, Jennifer Joingley, Mayara Braga, Wally Menezes, Mateus Honori 
Duração: 85 min.


CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.