Dias : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Dias

Dias - Rizi - filme

Dois mundos aparentemente distintos, mas igualmente solitários. Um homem mais velho com dor nas costas. Um mais jovem, massagista. No acompanhar da rotina de cada um, vamos imergindo em um retrato poético da solidão e passar do tempo. 

Assim é Dias, novo filme de Tsai Ming-liang que está na Mostra de São Paulo deste ano após passar por alguns festivais internacionais como o de Berlim. Tal qual todos os filmes do cineasta malaio, possui um ritmo próprio observativo. Tanto que não há nem mesmo diálogos. 

Dias - Rizi - filme
As imagens pulsam em uma intensidade curiosa, acompanhando a rotina dos dois. E chama a atenção a maneira como a montagem os liga muito antes de um encontro físico. Uma ação parece que leva a outra, não deixando dúvidas em relação à aproximação. 

Quando finalmente acontece, acompanhamos uma cena de massagem intensa em detalhes. Em tempo real, sem elipses. De alguma maneira aqueles movimentos repetitivos nos hipnotizam. Alguns podem se incomodar, mas outros podem embarcar de uma maneira tão intensa que podem, até mesmo, relaxar junto.

Acompanhar aqueles dias, em uma espécie de documentário no melhor estilo do Cinema direto nos faz refletir sobre a própria situação humana. Sobre o estar só e ao mesmo tempo poder estar ligado a diversos outros corações solitários espalhados pelas cidades. Uma espécie de retrato de uma sociedade moderna onde cada um vive seu mundo particular. 

Dias - Rizi - filme
Em plena pandemia, essas reflexões ficam ainda mais intensas, o isolamento social a que fomos obrigados desde março vai moldando uma nova forma de interação. De nos adaptar a uma rotina solitária que de alguma forma se reflete nessa obra. O que nos faz pensar também o quanto o mundo já estava doente, muito antes de tudo isso. 

Mas tudo isso são reflexões que as imagens nos permitem. Por que Cinema também é isso. Há sutilezas nos não ditos que nos tocam de maneira diversas. A possibilidade de contemplação que o filme de Tsai Ming-liang no dá, nos faz ir além. Nos faz olhar para nós e encarar também nossa própria solidão. Um filme de muitas camadas que o fazem uma experiência imperdível.

Filme visto na 44ª Mostra de Cinema de São Paulo.

Dias (Rizi - Taiwan, 2020)
Direção: Tsai Ming-liang
Roteiro: Tsai Ming-liang
Duração: 127 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.