O índio cor de rosa contra a fera invisível : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O índio cor de rosa contra a fera invisível

O índio cor de rosa contra a fera invisível - filme

O índio cor de rosa contra a fera invisível: A Peleja de Noel Nutels
. O nome é imenso e já traduz bem a obra. Através de um excelente trabalho de resgate e restauração, Tiago Carvalho nos traz a luta do sanitarista Noel Nutels

Conhecido como médico dos índios, o ativista dedicou sua vida aos povos originais, cuidando e sendo uma espécie de porta-voz de seus direitos, negligenciados desde o princípio, com a chegada dos portugueses ao país. 

O índio cor de rosa contra a fera invisível - filme
Tiago Carvalho traz o depoimento original do médico ao congresso em plena ditadura militar. Uma fala forte e pulsante que analisa de maneira bastante lúcida a situação dos índios no país naquele momento e toda a dívida histórica que temos com eles. 

Para ilustrar essa fala, imagens de arquivo do próprio médico em suas missões a territórios indígenas nos dão um pouco da dimensão dessa luta e da urgência do tema. A busca por respeito e empatia, que até hoje esses povos não conquistaram, vide a dificuldade da demarcação das terras. 

Em plena pandemia do Covid-19, em que um número imenso de indígenas sofrem e morrem com a doença, é também forte ver e ouvir esse descaso que já vem de séculos. Mais uma vez, o passado nos faz refletir sobre o presente de uma maneira única. 

O índio cor de rosa contra a fera invisível - filme
É importante perceber também que, em nenhum momento, Noel Nutels se coloca ou é colocado como herói. Como homem branco, ele é bastante consciente da dívida com aqueles povos e de que não pode se sentir como um deles. Sua missão é sensibilizar seus iguais para aquilo. 

O índio cor de rosa contra a fera invisível: A Peleja de Noel Nutels é daquelas obras que ganham força pela temática. Mas o material de arquivo e a maneira como Tiago Carvalho e Claudio Tammela manipulam essas imagens e sons também impressionam. Uma obra que merece ser vista por todos.  

Filme visto no 9º Olhar de Cinema de Curitiba.

O índio cor de rosa contra a fera invisível: A Peleja de Noel Nutels (Brasil, 2020)
Direção: Tiago Carvalho
Roteiro: Claudio Tammela, Tiago Carvalho
Duração: 71 min.


CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.