Os Rejeitados : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Os Rejeitados

Os Rejeitados - filme

A trama de Os Rejeitados chama a atenção a princípio porque todos somos capazes de entender esse sentimento de vazio, de abandono, de não ser aceito. A pessoa mais amada do mundo já passou por isso em algum momento de sua vida. Não tem como negar. A sutileza da obra de Alexander Payne está na maneira como nos aproximamos de suas histórias e vamos nos envolvendo com elas.
Os Rejeitados - filme

Durante o recesso das festas de fim de ano, um professor odiado tem que permanecer no colégio como tutor dos alunos que não podem passar o feriado em casa. Ele tem a companhia da chefe da cozinha local, que acabara de perder o filho. Juntos, acabam se aproximando do mais problemático dos garotos, que foi deixado pela mãe ali para viajar com o novo marido em uma espécie de lua de mel tardia.

Alexander Payne tem esse poder de pegar histórias ordinárias e transformar em narrativas extraordinárias. O comum se torna instigante em suas nuanças. Não há uma pretensão de vitimização em excesso, nem reforço extremo de estereótipos. Por mais que personas bem claras sejam usadas como peças para apresentação inicial da trama.

Os Rejeitados - filme
Ainda que bem construída e com camadas que nos aproximam dela, a personagem de Da’Vine Joy Randolph acaba sendo colocada nessa triangulação apenas para ampliar a narrativa. O duelo entre o aluno problemático e o professor soberbo é o que move mesmo o conflito principal. Aparentemente clichê, vamos desvendando suas histórias de uma maneira extremamente instigante.

Um dos fortes da trama é mesmo as atuações. Paul Giamatti, Da’vine Joy Randolph e Dominic Sessa conseguem trabalhar as camadas de suas personagens sem exageros, com muita verdade e momentos de extrema força. Mesmo as doses de melodrama são construídas em equilíbrio racional que nos dão um tom realista capaz de nos deixar ainda mais envolvidos com suas histórias.

Boa parte da narrativa se passa dentro daquele colégio vazio. A maneira como Payne organiza as cenas, os planos, a paleta de cores, constroem uma atmosfera fria e sufocante. Ao mesmo tempo em que a medida em que eles se aproximam, os cenários vão se ampliando e as cores esquentando.

Os Rejeitados nos apresenta um estudo de personagens, de relações interpessoais, de expectativas e sonhos. Vamos nos aproximando e compartilhando junto com eles aqueles momentos. Uma obra que nos envolve desde o primeiro minuto e nos faz mergulhar em suas reflexões sobre o que vale realmente na vida.


Os Rejeitados (The Holdovers, 2024 / Estados Unidos)
Direção: Alexander Payne
Roteiro: David Hemingson
Com: Paul Giamatti, Da’vine Joy Randolph, Dominic Sessa
Duração: 134 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.