Grandes Cenas: Antes do Amanhecer : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Grandes Cenas: Antes do Amanhecer

Antes do AmanhecerDois estranhos, uma atração muito forte e menos de 24 horas para se conhecer. O filme de Richard Linklater nos deixa cúmplices de um casal formado de uma forma atípica e tem sua força nos diálogos francos sobre coisas que, na maioria das vezes, não estamos dispostos a expor tão facilmente. Olhando o casal interpretado por Ethan Hawke e Julie Delpy, percebemos o quão frágil somos diante do outro ao iniciar uma relação amorosa. Queremos parecer belos, inteligentes, sem defeitos e acabamos construindo jogos psicológicos que tanto atrapalham. No caso de Jesse e Celine, a situação inusitada acaba ajudando a se soltarem um pouco no início, afinal, é apenas por uma noite e logo aquele estranho vai embora. Mas, com o passar do tempo, a tensão fica visível e o envolvimento emocional desperta o medo de se entregar e sofrer.

ATENÇÃO COM OS SPOILERS.

Em determinado momento da noite, a declaração do que sentem vem através de uma brincadeira de telefone, como se falassem a um amigo e não ao outro ali na frente. Quase uma metáfora do sentimento que cresceu em ambos, mas não sabem como resolver aquela situação. É provavelmente o jeito mais fácil. Fingindo se abrir com um amigo, em vez de se expor para a pessoa ali na frente, eles conseguem dizer todos os medos e sentimentos que os envolvem. A beleza dessa cena não está na construção técnica da direção ou mesmo da fotografia, que parecem bem simples em um plano e contra-plano tradicional, mas no diálogo e na interpretação dos atores. É interessante perceber o jogo de olhares, as reações a cada fala. A forma como eles vão dizendo tudo o que queriam, mas não tinham coragem.

Antes do AmanhecerPrimeiro Celine finge conversar com uma amiga, conta que está em Viena com um rapaz que conheceu no trem. Interessante reparar que tanto o plano, quanto o contra-plano sempre deixam uma parte do ombro do outro na tela, nunca temos uma câmera subjetiva de um dos dois. Isso mantêm a distância não apenas de um personagem do outro, já que vemos através da perspectiva que não estão tão próximos, como também de nós mesmos. Estamos juntos àquele casal, mas ao mesmo tempo, somos apenas testemunhas desse amor crescente. Atrás dela, tem um grupo de pessoas mais velhas conversando, levemente fora de foco, mas dá para distingir suas feições. Atrás dele, apenas um homem. Talvez, a escolha dos figurantes seja simbólica, já que Celine é uma mulher mais aberta a relações sociais e tem uma ligação muito forte com a avó, que tinha acabado de visitar. Já Jesse é um rapaz mais solitário, tinha acabado de ser deixado por sua namorada que mora em Madri e como diz no diálogo, queria andar pela Europa como um fantasma, completamente anônimo.

Antes do AmanhecerNessa cena ficamos sabendo o que encantou no outro à primeira vista. São revelações interessantes. Como Celine dizendo que se interessou por Jesse quando ele disse que viu o fantasma da bisavó. "A idéia de um garotinho com seus lindos sonhos". Fingindo falar com a amiga ela se sente à vontade de dizer que Jesse a conquistou, que é fofo e tem lindos olhos azuis. Enquanto Celine descreve as qualidades físicas de Jesse, Richard Linklater nos deixa com a imagem dele, sorrindo e ficando envergonhado com os elogios. É sua reação o que mais importa. Da mesma forma quando ele vai falar ao fictício amigo que Celine é inteligente, muito passional e bonita, estamos vendo ela completamente sem graça, tanto que não baixa apenas o olhar como em muitas vezes na conversa, mas também a própria cabeça. Mais dicífil do que receber uma crítica é um elogio sincero. Richard Linklater mostra muito bem isso nesse jogo de cena.

E no final, ela ainda acaba entregando, ainda fingindo ser o amigo de Jesse, que sentou perto dele no trem de propósito. Afinal, "as mulheres agem de forma estranha". É uma bela declaração de amor, em um restaurante simples em Viena, em uma madrugada atípica, onde dois estranhos se tornam mais íntimos do que muitos casais que se conhecem a anos. Melhor ver a cena do que continuar lendo.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.