Grandes Cenas: Quero ser Grande : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Grandes Cenas: Quero ser Grande

Quero ser Grande - Tom HanksQuando comecei a fazer a sessão "Grandes Cenas" aqui no CinePipocaCult a idéia era analisar as cenas marcantes do cinema buscando compreender os detalhes que a faziam especial. Uma boa direção, a decupagem bem feita, um detalhe no enquadramento, coisas que enriqueciam a cena. Mas, às vezes, o que nos emociona e marca é a simplicidade da mesma. Como essa cena do filme Quero ser Grande.

O filme de Penny Marshall não é nenhuma obra-prima. Um clássico da Sessão da Tarde, é verdade, mas uma trama simples. Uma ode a infância, já que mostra a trajetória de um garoto que quer crescer logo e depois percebe que é melhor mesmo vivenciar cada momento da vida em seu tempo. Tom Hanks consegue passar muito bem essa situação dúbia, interpretando a mentalidade de um garotinho de doze anos sem parecer retardado mental. Isso por si só já vale elogios.

Quero ser Grande - Tom HanksMas, se Quero ser Grande não é dos melhores filmes de todos os tempos, temos nele uma cena antológica, lembrada e relembrada em diversos momentos: a cena do piano. Não há nela nenhuma inovação na linguagem cinematográfica, nem mesmo uma direção especial, ou fotografia, mesmo os enquadramentos são básicos, ficando a maior parte do tempo em um plano conjunto. Mas, há nela o que chamei de a simplicidade que encanta. Chama a atenção um senhor e um rapaz no meio de uma loja de brinquedos pisando em um piano de chão, com teclas luminosas tocando o "Bife". Nos faz sentir crianças de novo. É um símbolo de libertação, de pureza, de emoção autêntica.

Quero ser Grande - Tom HanksNão há nada demais realmente ali, os enquadramentos são apenas para detalhar os pés tocando nas teclas, os closes dos rostos dos dois felizes, sem preocupações, e a multidão crescendo ao redor deles. Tudo dá a dimensão exata da cena, como se estivessemos lá, junto com eles, curtindo o momento. Essa nossa emoção, curiosidade e vontade de fazer o mesmo é representada pelas pessoas na loja. Quando Tom Hanks pisa sem querer no teclado e começa a pular de tecla em tecla, as pessoas atrás estão entretidas com suas próprias atividades. Aos poucos, começa a se juntar o grupo de curiosos, as pessoas observam, fazem comentários umas com as outras. É tudo tão divertido que a gente até perdoa o erro de continuidade que tem da passagem do primeiro plano detalhe dos pés de Tom Hanks para o plano conjunto novamente, quando a multidão já está cercando a cena e logo depois vemos novamente o plano aberto com as pessoas ainda chegando.

O próprio dono da loja observa um bom tempo antes de entrar na brincadeira. É um clima contagiante que deixa a todos hipnotizados, tanto que ao final da "apresentação" batem palmas felizes. É daqueles momentos mágicos em que paramos um instante para apreciar a simplicidade da vida. Uma sensação gostosa, por mais que efêmera, que arranca um sorriso de nossos rostos. Não há mesmo muito o que explicar aqui, a cena simplesmente é. Vejam.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.