Futebol e craques no cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Futebol e craques no cinema

PeléPegando carona no filme Heleno, veio a curiosidade de relembrar quais jogadores de futebol já foram inspiração para o cinema. Filmes sobre o esporte em si, já tivemos vários, de diversos estilos e gêneros, tanto nacionais quanto internacionais. A começar por Boleiros, longa de 1998, dirigido por Ugo Giogetti. A história é feliz ao juntar seis amigos em um bar paulistano para resgatar histórias do futebol e com isso, nos traz seis casos interessantes que envolve o esporte. Uma linguagem fácil e gostosa de acompanhar. Em 2006, tivemos uma continuação deste filme, retratando a situação da modernização do futebol, da realidade dos craques indo para Europa e a tietagem das meninas. Inferior ao original, o filme perde um pouco dessa simplicidade de falar de futebol e de "casos" do nosso país, tentando uma crítica que não se aprofunda nem diverte.

Pra Frente, BrasilHá também filmes que utilizam o futebol como pano de fundo para histórias que retratam a época da ditadura militar como Pra Frente Brasil, de Roberto Farias lançado em 1982 em que o personagem de Reginaldo Farias é confundido com terrorista e sequestrado pelos militares e O ano em que meus pais saíram de férias, de Cao Hamburger de 2006 sobre um garoto que fica sozinho quando seus pais caem na clandestinidade. Em ambos os casos, o link é a história se passar em plena Copa de 70, dando uma dimensão da política de pão e circo daquela época. Outro filme que brinca com as questões políticas do futebol é o filme Os Trapalhões e o Rei do Futebol, de 1986, em que o grupo briga contra dirigentes corruptos do clube onde trabalham e Pelé é um repórter que quer ajudar nas denúncias de corrupção.

No cenário internacional, o que prevalece é a história de superação através do esporte, seja em filmes como Duelo de Campeões dirigido por David Anspaugh sobre a seleção dos Estados Unidos na Copa do Mundo de 1950 no Brasil. O filme foca apenas na superação desse país sem nenhuma tradição no esporte que consegue vencer a seleção da Inglaterra, criadores do mesmo. Outro bom exemplo é Maldito Futebol Clube que resgata a história de Brian Clough, o técnico mais polêmico da Inglaterra, conhecido por ressuscitar times da terceira divisão do campeonato nacional. Como exemplo brasileiro de superação temos o filme Linha de Passe de Walter Salles, que traz a história de Dario e sua família, cada com seus problemas de sobrevivência. O sonho de Dario é ser jogador de futebol, e ele tem até talento, mas é considerado velho para as peneiras dos principais clubes. Mesmo não sendo um roteiro focado apenas no tema, não deixa de ser nosso melhor exemplo do mesmo.

MaradonaTemos ainda os bons documentários desde times ou campeonatos diversos como o recente Bahêa minha vida, filme de Márcio Cavalcante sobre o tricolor baiano e sua apaixonada torcida, até o instigante documentário do trio italiano César Meneghetti, Filipo Macelloni e Lorenzo Garzella sobre o roubo da Taça Jules Rimet no Brasil. O filme Taça Rimet: A incrível história da Copa do Mundo foi encomendado pela RAI, televisão italiana traz um viés investigativo bem interessante. Mas, o melhor documentário relacionado a futebol que já vi foi mesmo Maradona do diretor Emir Kusturica, onde o foco é o ídolo argentino, suas polêmicas, seu talento e claro, o fanatismo de seu povo que tem até uma igreja em seu nome.

Agora, filmes sobre jogadores de verdade, são mais raros e não fazem tanto sucesso, sejam eles de ficção ou documentário. Ficando apenas com o cenário nacional, já que uma pesquisa mundial seria muito complicado, segue abaixo uma lista dos jogadores que já foram retratados em filmes. Interessante perceber que os campeões no assunto são mesmo Pelé, Garrincha e Zico, apesar de outros também terem destaque.

Pelé

Rei do futebol, atleta do século, o jogador do Santos foi inspiração para filmes diversos, além de ator em alguns outros com o já citado filme do Grupo Os Trapalhões. Aqui os principais já realizados com ele.

Pelé em Os TrombadinhasO Rei Pelé (1963) - Dirigido por Carlos Hugo Christensen, o filme é baseado no livro Eu Sou Pelé. Realizado no auge de sua carreira, utiliza uma linguagem misturada de documentário e ficção, com encenação de passagens da vida do ídolo, principalmente a infância e adolescência.

Isto é Pelé (1974) - Documentário dirigido por Luiz Carlos Barreto logo após o anúncio de sua aposentadoria. O filme utiliza boa parte do material de arquivo do Canal 100 para contar a carreira do maior jogador de todos os tempos.

Pelé Joga contra o crime - Os Trombadinhas (1979) - Um filme de ficção dirigido por Anselmo Duarte onde Pelé atua como técnico dos juvenis do Santos e busca uma forma de tentar fazer algo pelos menores abandonados. Bastante propício para um jogador que dedicou seu milésio gol às crianças carentes e fez campanhas como A,B,C, toda criança tem que ler e escrever. Não deixa de ser um filme curioso. Você pode nem conhecer esse filme, mas com certeza já viu uma cena que ficou famosa na internet.

Pelé, Eterno (2004) - Documentário que se considera definitivo sobre a carreira e vida do gênio da bola, consagrado como atleta do século e depois do milênio. Com a direção de Anibal Massaini Neto e roteiro de José Roberto Torero teve uma boa aceitação de bilheteria.

Garrincha

Craque de grandes dribles, ídolo do Botafogo, responsável pela Copa do Mundo de 1962 para o Brasil, Garrincha foi um gênio em campo, mas teve uma vida complicada, morrendo na miséria. Um prato cheio para filmes de ascensão e queda.

Garrincha, alegria do povoGarrincha, alegria do povo (1962) - Considerado o primeiro documentário brasileiro sobre um jogador de futebol, foca bastante na paixão do brasileiro sobre o assunto, mas também busca revelar como os jogadores são explorados pela estrutura do clube. Feito durante o auge da carreira de Garrincha, o filme é assinado por Joaquim Pedro de Andrade.

O Incrível Mané Garrincha (1978) - Apesar de um curta-metragem, esse filme dirigido por Aécio de Andrade é uma boa homenagem a Garrincha em sua volta aos campos, após três anos se recuperando de uma atrose. O ponto alto é o choro de Mané ao ouvir os aplausos de 150 mil pessoas no Maracanã.

Garrincha, a Estrela Solitária (2003) - Dirigido por Milton Alencar, filme de ficção que tenta recriar a história de Mané Garrincha, desde o início de carreira até os problemas com bebidas. Um filme irregular, apesar da força do personagem. André Gonçalves faz o jogador, enquanto Taís Araújo interpreta sua esposa, a cantora Elza Soares.

Zico

Apesar de o time do Flamengo ser o clube com maior número de filmes relacionados ele, o seu maior ídolo Zico tem apenas dois longa-metragens como protagonista. E um deles nem pode ser considerada uma boa opção.

Uma Aventura do ZicoUma Aventura do Zico (1998) - O filme de Antonio Carlos Fontoura é uma comédia estilo Sessão da Tarde, apesar de ficção, o próprio jogador se interpreta, o que não sabemos se é melhor ou pior, já que não é exatamente um ator. Na trama, Zico está escolhendo os novos garotos para sua escolinha de futebol, dentre eles está o garoto Fred, filho mimado de um milionário que faz seu pai criar um clone do Galinho de Quintino para ser aulas particulares.

Zico (2002) - O docudrama de Eliseu Ewald é mesmo uma homenagem melhor ao jogador flamenguista. O filme mescla imagens reais com encenações de passagens da vida do jogador, que é interpretado por Cláudio Fontana. O resgate histórico é válido para quem gosta de futebol, não apenas flamenguistas. Zico foi um ídolo nacional, como jogador e como exemplo de pessoa íntegra e que lutou muito para chegar ao topo.


Dejan Petkovic

Ok, o sérvio Pet não é brasileiro, mas se tornou "o gringo mais querido do Brasil" após passagens pelos rubro-negros Vitória (da Bahia) e Flamengo, tanto que ganhou um documentário só para ele em 2011.

O Gringo mais querido do BrasilO Gringo mais querido do Brasil (2011) - Dirigido por Darko Bajic e Renato Martins, é uma co-produção Brasil / Sérvia que mostra a trajetória do jogador desde o início da carreira em sua terra natal até a glória no Brasil, com passagens por alguns clubes brasileiros, mas focando principalmente no Flamengo. O gol do título Carioca de 2001 em cima do Vasco, por exemplo, é mostrado por todos os ângulos.

Tostão

Dr. Tostão, jogador do Cruzeiro, um dos ídolos da Copa de 70, também teve sua vida retratada em um documentário.

Tostão, a fera de ouro (1970) - Dirigido por Paulo Leander e Ricardo Gomes Leite, mostra a carreira do jogador desde a infância até às vésperas da Copa de 1970 com a recuperação de Tostão após um deslocamento de retina que quase o tira da competição.

Ademir da Guia

Um Craque Chamado DivinoUm Craque Chamado Divino (2006) - Vida e Obra de Ademir da Guia, ídolo do Palmeiras, contando através de depoimentos e imagens de arquivo sua história desde Bangu até o Parque Antártica. Direção Penna Filho.

Dois curtas que merecem ser citados

Barbosa (1988) - Não podemos dizer que seja um filme sobre o pobre do Barbosa, goleiro da seleção de 1950 que ficou marcado pelo gol do uruguaio Ghiggia em pleno Maracanã, que nos tirou o título mundial. Mas, o filme dirigido por Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, é uma interessante história de ficção baseada no conto, O dia em que o brasil perdeu a Copa, trazendo um rapaz que volta no tempo para dar um murro em Ghiggia e impedir que ele faça o gol contra Barbosa.

Heleno de Freitas (1967) - E como o mote inicial foi Heleno, nada melhor do que encerrar relembrando o primeiro curta-metragem sobre sua carreira, dirigido por Gilberto Macedo que através de depoimentos e foto montagens remontam a carreira do ídolo.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.