
Alguns elementos surgem pela primeira vez na era Craig, como a marca registrada da vinheta de Bond atirando para a tela. É como se, neste filme, tivéssemos de volta o agente que conhecemos, com diversas referências a filmes antigos e, claro, vilões icônicos. Tudo isso, com muita ação e charme na realização de sua missão. Ainda assim, está longe de ser o melhor da série Craig, menos ainda de toda a Saga que já abrange 24 filmes.

Não há como dizer que o filme de 007 é ruim. Com um personagem tão icônico e carismático, é difícil os roteiristas errarem, assim como a produção impecável, com a maior verba de toda a série nos dá cenas de ação e efeitos especiais incríveis. Sam Mendes também é criativo na condução da ação com algumas sequências incríveis. Ainda assim, não consegue o mesmo impacto de Operação Skyfall. Até as revelações aqui são bastante previsíveis não nos dando muito espaço para sermos surpreendidos.

Curiosamente, esse é o filme onde as cenas de ação soam mais realistas. Claro que há manobras espetaculares, lutas de tirar o fôlego e estratégias arriscadas, como um helicóptero girando pelo céu da Cidade do México. Mas, para um agente que já alcançou um avião com uma moto, nada aqui parece tão incrível. Isso acaba dando mais dinâmica às cenas, ainda que nos faça aguardar o momento em que ele vai desafiar as leis da física, ou algo parecido.
De qualquer maneira, 007 Contra Spectre é um filme de ação divertido e envolvente, ainda que extremamente longo, com um personagem que continua carismático e com fôlego para algumas novas aventuras. Não é sua aventura inesquecível, mas também não nos decepciona, dando a vontade de ver um pouco mais.
007 Contra Spectre (Spectre, 2015 / EUA)
Direção: Sam Mendes
Roteiro: John Logan, Neal Purvis, Robert Wade, Jez Butterworth
Com: Daniel Craig, Christoph Waltz, Léa Seydoux , Ralph Fiennes, Monica Bellucci, Naomie Harris, Andrew Scott
Duração: 148 min.