Identidade : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Identidade

Ray Liotta"Ten Little Niggers" é o livro mais vendido de Agatha Christie. Lançado em 1939, é também um dos maiores best-sellers de todos os tempos, com cerca de 100 milhões de cópias vendidas. Procurem por "And Then There Were None", nome que o livro ganhou nos Estados Unidos. É impossível então, ao ler a sinopse de Identidade não se lembrar desse estranho caso onde dez africanos começavam a morrer misteriosamente, um a um. Que bom que a semelhança acaba aqui e o filme de James Mangold com roteiro de Michael Cooney consegue ser original, intrigante e surpreendente.

O filme de 2003 traz dez pessoas presas em um motel por causa de uma tempestade. Aos poucos, eles também vão morrendo, mas já no início do filme vemos a diferença. A apresentação é com Dr. Malick, vivido por Alfred Molina, estudando um caso de um serial killer que ele tem certeza tratar-se de um problema psiquiátrico. Em paralelo à sua luta para provar a uma junta de especialistas, encabeçada pelo juiz, a sua teoria, vemos o desenrolar no motel desde o princípio, quando aos poucos os personagens vão se juntando àquele lugar até o desfecho surpreendente.

Ray Liotta e John CusackClaro que a forma como os personagens se juntam no motel é meio absurda. Primeiro vemos uma família na estrada, o pneu delas fura e a mulher é atropelada por uma limousine, não há telefone, rádio, nem estrada para passar. A chuva bloqueou tudo. Logo os outros personagens se aproximam. Um casal recém-casado, um policial com um prisioneiro, a família composta por padrasto, mãe e filho, o motorista e uma atriz decadente e uma prostituta. Tudo sui generis, mas com uma certa profundidade na construção.

IdentidadeO protagonista vivido por John Cusack é Ed, o motorista da limousine que afirma já ter sido da polícia. É ele quem toma conta da situação, tenta a todo custo ajudar os outros e descobrir quem é o responsável pelas mortes. Os demais tem função definida no jogo do suspense, destacando também apenas o policial Rhodes, vivido por Ray Liotta.

O filme é bem construído em seu suspense nos prendendo à tela e, claro, nos deixa surpresos no fim. Não gosto muito da idéia da grande revelação acontecer a dois terços do filme, mas admiro que mesmo assim continuemos interessados e tensos quanto ao final. É um mérito, a forma como Michael Cooney consegue construir esse encadeamento e como James Mangold os traduz em imagens. Mas, devo dizer que há também muita mentira e algumas soluções absurdas, que acabam se justificando, e vários clichês de filmes policiais. Não que nada disso destrua a apreciação, fui envolvida e acredito que muitos também o sejam.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.