O Despertar : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Despertar

O DespertarFantasmas existem? É possível se comunicar com os mortos? Muitas religiões e pesquisas científicas tem respostas diversas para essas questões que sempre intrigaram o ser humano. Sem desrespeitar nenhuma delas, o novato Nick Murphy consegue construir um suspense tenso e envolvente. Mesmo que caia no melodrama em sua resolução já leva vantagens por não colocar o demônio no meio, como 90% das obras mais recentes.

Em O Despertar a personagem de Rebecca Hall é uma espécie de padre Quevedo sempre desvendando, comprovando que misticismo tem sempre um limite aceitável e que nada passa de truque ou ilusão de ótica. Mas, como todo bom suspense, suas convicções estarão abaladas a partir de uma nova missão que lhe é confiada: descobrir o fantasma que atormenta uma escola afastada da cidade. O que parecia uma simples brincadeira de mal gosto de criança, ou punição de um professor transtornado, logo se mostra uma trama bem mais complexa e misteriosa.

O DespertarO filme já começa com uma boa sequência de uma pseudo sessão mediúnica. O clima é tenso, tudo é muito rápido, envolvente e a forma como Florence Cathcart, a caçadora de fantasmas, é apresentada é incrivelmente eficaz. Não apenas por sua ação durante a sessão, mas principalmente pelas consequências dela. Uma boa forma de entrar na trama, sem explicações cansativas ou pouco funcionais. É quando ela recebe o inusitado convite do forasteiro vivido por Dominic West. Ele é Robert Mallory que trabalha em uma escola onde acaba de morrer uma criança, vítima entre outras coisas de um fantasma de uma criança que morreu anos antes naquele mesmo lugar.

O DespertarOs clichês se avolumam em tela, é verdade, a começar pelo clima na escola. Todos os personagens que ali residem, inclusive Robert Mallory agem de uma maneira estranha e suspeita. Uma que chama logo a atenção é a governanta Maud Hill, vivida por Imelda Staunton. Além de ser a professora Dolores Umbridge de Harry Potter (brincadeira), a personagem é a responsável por chamar Florence Cathcart ali. Fã do livro da caça-fantasma ao ponto de colocar ao lado da Bíblia em sua prateleira, Maud está sempre observando os passos de todos, surgindo quase sem fazer barulhos, criando algumas suspeitas. Tem também o professor perturbado que dá chicotada nos meninos e o jardineiro que fugiu da guerra e parece mesmo ter fugido de algum filme de terror B.

O DespertarAlém dos clichês narrativos, Nick Murphy se cerca de todas as técnicas de suspense desde a fotografia escura, com tons esverdeados, passando pelas cenas com a câmera atrás do personagem, planos dando a sensação de câmera subjetiva do fantasma, silêncios e ruídos estranhos, até músicas tensas e dissonantes. Tudo isso, de fato, funciona. O Despertar possui um clima tenso, em que ficamos o tempo todo em suspensão esperando o susto. E ele vem, com bastante eficácia algumas vezes. Principalmente quando Florence passeia sozinha a noite pelos corredores da escola e as cenas envolvendo uma estranha casa de bonecos.

O roteiro vai em uma adrenalina crescente nos envolvendo e fazendo com que fiquemos curiosos com o que de fato está acontecendo ali. A resposta não chega a decepcionar, tem um forte apelo emocional, é verdade, mas tem uma certa coerência e funciona. Talvez, os roteiristas Stephen Volk e Nick Murphy pudessem ter apenas uma coragem a mais para terminar a história um pouco antes.

Ainda assim é um filme que cumpre bem seu propósito. O Despertar não é um novo O Sexto Sentido, não traz grandes inovações, não tem uma reviravolta tão bem arquitetada, está repleto de clichês e repetições do gênero. Funciona como uma boa sessão de tensão e sustos. Não nos dando a sensação de perda de tempo.


O Despertar (The Awakening)
Lançamento: 2012 (Reino Unido)
Direção: Nick Murphy
Roteiro: Stephen Volk e Nick Murphy
Com: Rebecca Hall, Dominic West, Imelda Staunton, Lucy Cohu.
Duração: 107 min

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.