O que aconteceu com Whoopi Goldberg : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O que aconteceu com Whoopi Goldberg

Whoopi GoldbergHollywood pode ser cruel com suas estrelas. É preciso estar sempre atento e repensando a carreira para não entrar em um círculo vicioso de estereótipos e ser esquecido em produções menores ou ficar na "geladeira". Por isso, quis resgatar aqui um nome importante em sua história que hoje está quase esquecido pelas novas gerações: a atriz Whoopi Goldberg.

Logo em seu segundo trabalho, Whoopi Goldberg chamou a atenção do mundo com a complexa personagem Celie Johnson de A Cor Púrpura, filme de Steven Spielberg que se tornou um marco da luta racial. Em 1991, ela foi a segunda afro-descendente a ganhar uma estatueta do Oscar como melhor atriz coadjuvante pelo filme Ghost, talvez seu maior sucesso até hoje e onde começou o seu estereótipo de comédias. Com o Oscar, Whoopi Goldberg se tornou estrela, protagonizou filmes, os de maior destaque foram as comédias Mudança de Hábito e Mudança de Hábito 2. Mas, também atuou em alguns bons dramas como coadjuvante.

Whoopi Goldberg - Celie JohnsonDesde então, tem feito participações em televisão, foi integrante da nova geração da Série Star Trek, participou de diversas séries, foi coadjuvante de diversos filmes bobos de comédia e foi até Deus no filme Pronta para Amar. Outra função que ainda exerce muito é a de dubladora, tendo feito filmes diversos como Toy Story 3 ou Deu Zebra. Mas, nada que se compare a grandes personagens que já fez, por isso vamos resgatar aqui, o que considero seus melhores papéis no cinema.

Celie Johnson (A Cor Púrpura / 1985)
Nesse belo melodrama dirigido pelo mestre Spielberg, Whoopi Goldberg encarna a sofrida Celie, que foi violentada pelo pai, separada dos filhos e dada para o personagem de Danny Glover, que a trata como amiga em muitos momentos, mas em outros como uma escrava.

Whoopi Goldberg - Oda Mae BrownMyrlie Evers (Fantasmas do Passado / 1996)
Baseado em uma história real, Whoopi Goldberg interpreta aqui uma mulher que lutou com todas as forças para fazer justiça ao seu marido assassinado por um branco racista.

Oda Mae Brown (Ghost - Do Outro Lado da Vida / 1990)
Papel que lhe deu o Oscar, aqui, Whoopi Goldberg é o alívio cômico desse melodrama espiritual, interpretando a atrapalhada médium Oda Mae Brown. Tem cenas divertidíssimas como a que passa a mensagem para a personagem de Demi Moore pela primeira vez.



Whoopi Goldberg - Irmã Mary ClarenceOdessa Cotter (Uma História Americana / 1990)
Mais um filme de denúncia ao racismo, aqui Whoopi Goldberg é Odessa Cotter, uma empregada doméstica que sofre com o boicote às viagens de ônibus pelos negros e ganha o apoio de sua patroa interpretada por Sissy Spacek. O boicote sugerido por Martin Luther King é contra a lei de que não permitia aos negros sentar-se nos bancos da frente do transporte e foi inspirado na atitude de Rosa Parks, uma negra que se recusou a ceder o seu lugar no ônibus para um branco.

Deloris Van Cartier / Irmã Mary Clarence (Mudança de Hábito / 1992 e Mudança de Hábito 2 / 1993)
Dois filmes, uma personagem de sucesso para Whoopi Goldberg. A crooner Deloris Van Cartier tem que se esconder em um convento onde acaba coordenando um coral de freirinhas bem animadas. Já no segundo filme, ela é chamada para dar um jeito em uma turma rebelde de um colégio e, claro, teremos mais música, corais e atrapalhadas.



Whoopi Goldberg - Corrina WashingtonCorrina Washington (Corina, uma Babá Perfeita / 1994)
No rastro de Uma Babá quase Perfeita de 1993 com Robin Williams, daí o "inspirado" título brasileiro. Corina é daqueles papéis que não são perfeitos, em uma história clichê, mas que marcou pela ligação da babá com a garotinha Molly interpretada por Tina Majorino. Até hoje me lembro da cena em que ela ajuda a "soprar" os semáforos para que abrissem, por exemplo. Uma história singela de recuperação do amor entre mãe e filha, através da figura de uma babá realmente perfeita.

Candy Bliss (Nas Profundezas do Mar Sem Fim / 1999)
Uma das últimas boas participações da atriz no cinema. Aparece pouco em tela, mas é fundamental para a recomposição da personagem de Michelle Pfeiffer que perde o seu filho e depois o reencontra estabilizado em uma nova família. Candy Bliss é a policial que cuida do caso.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.