Nick & Norah - Uma Noite de Amor e Música : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Nick & Norah - Uma Noite de Amor e Música

Nick & Norah - Uma Noite de Amor e MúsicaAdaptação do livro homônimo de Rachel Cohn e David Levithan, Nick & Norah é um filme indie adolescente com altos e baixos. Leve e divertida como boa parte dos clássicos da Sessão da Tarde dos anos 80, exagera em algumas bobagens com personagens soltos e escatologia desnecessária.

Nick não para de sofrer desde que sua namorada Tris lhe deu um fora. Deixa recados imensos no celular e produz coletâneas de CDs especiais para presenteá-la. Ela, porém, nem liga para o sofrimento do rapaz, jogando-os fora, sem sequer ouvir. Norah, sua colega de sala e inimiga, acaba catando os CDs, até que em uma noite, ela beija Nick sem saber ser o ex de Tris, começando uma noite cheia de encontros e desencontros, enquanto todos procuram descobrir onde a banda Where’s Fluffy? tocará.

Nick & Norah - Uma Noite de Amor e MúsicaA premissa é simples, dois losers que acabam se unindo em um amor verdadeiro. Nick & Norah - Uma Noite de Amor e Música poderia ser resumida assim. Afinal, Nick é aquele cara tímido, que não se encaixa. Até em sua banda é um estranho no ninho, já que é o único heterossexual do grupo. Já Norah, apesar de ter um pai empresário da música que a faz entrar em todas as boates sem esforço, parece estar sempre ali, de escanteio. "Babá" da amiga Carolina que sempre exagera na bebida, é alvo de piadas de Tris, que acha que ela é incapaz de namorar alguém.

Apesar de tudo, talvez falte ao filme um porquê existir. Somos levados noite abaixo com essa turma em uma sucessão de vais e vens que não fazem muito sentido. Eles saem a noite para o show da banda de Nick e depois para procurar o local onde Where’s Fluffy? tocará. Mas, enquanto isso, tem o beijo de Nick e Norah que fazem os amigos dele tentarem unir o casal a todo custo. Tem a raiva de Tris que tenta recuperar a atenção do ex-namorado. E tem Carolina que, bêbada, protagoniza as cenas mais desagradáveis do filme.

Nick & Norah - Uma Noite de Amor e MúsicaA jornada da moça, além de tola, uma bêbada perdida pela cidade, ainda é forçada. Tudo bem que ela bebeu e vai acabar fazendo estragos por aí. Mas, em determinado momento Norah começa a seguir a amiga pelos locais em que ela gosta de vomitar. Isso sem falar em um chiclete nojento que é motivo de muitas caras feias da plateia. A única função de Carolina é fazer a história render, mantendo Nick e Norah mais tempo juntos. E isso acaba se demonstrando uma fragilidade imensa da trama.

De qualquer maneira, Michael Cera e Kat Dennings conseguem uma boa química em cena, nos fazendo simpatizar pelo casal e torcer para que tudo dê certo. Principalmente, quando os ex-companheiros de cada ameaçam de alguma maneira a possível relação. Nos parece lógico desde o início que um foi feito para o outro. E é isso que nos faz embarcar nessa noite diferente até o final.

Nick & Norah - Uma Noite de Amor e Música não é daqueles filmes inesquecíveis, não traz novidades, não marcou uma época, nem mesmo foi lançado no cinema aqui no Brasil, indo direto para o home vídeo. Ainda assim, é uma história divertida que busca de maneira quase ingênua falar do bom e velho tema adolescente: a necessidade de aceitação e pertencimento ao mundo enquanto se descobre o amor.


Nick & Norah - Uma Noite de Amor e Música (Nick and Norah's Infinite Playlist, 2008 / EUA)
Direção: Peter Sollett
Roteiro: Lorene Scafaria
Com: Michael Cera, Kat Dennings, Aaron Yoo, Alexis Dziena, Ari Graynor
Duração: 90 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.