Eu Não Quero Voltar Sozinho : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Eu Não Quero Voltar Sozinho

Eu Não Quero Voltar SozinhoEstreia esta semana o filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, do brasileiro Daniel Ribeiro que encantou as plateias do Festival de Berlim desse ano. O longa-metragem é uma expansão do curta feito pelo próprio diretor e roteirista em 2010, sobre as descobertas de um garoto deficiente visual sobre sua sexualidade.

Leonardo é cego de nascença e aprendeu a lidar com as limitações. Estuda em uma escola comum e tem como melhor amiga, confidente e braço direito, a garota Giovana, que nutre uma paixão platônica por ele. A relação dos dois fica abalada quando chega ao colégio Guilherme. O novo garoto desperta em Leonardo sentimentos que ele desconhecia e, aos poucos, ele percebe que está apaixonado por ele.

Eu Não Quero Voltar SozinhoTanto a deficiência visual, quanto a homossexualidade são tratados de uma maneira bastante delicada e natural. Isso é o que mais encanta no curta. Não é um filme sobre nem uma coisa nem outra, mas sobre a adolescência e a descoberta da sexualidade. E que, por acaso, é através de um garoto cego que se descobre homossexual.

A forma como Daniel Ribeiro vai nos mostrando isso é inteligente. São pequenos gestos do garoto que vão demonstrando o surgimento do interesse pelo outro. Um braço que é dado a ele em vez de a eterna amiga. Uma dupla que é feita na matéria de História. Uma pergunta quase displicente sobre a aparência do novo colega, seguido de um sorriso satisfeito à medida que Giovana o descreve. A pergunta sobre sua própria aparência. O moletom, o cheiro. São signos que nos vão sendo dados.

Os três atores também conseguem defender bem seus papéis. Toda a postura corporal e olhar perdido de Ghilherme Lobo nos dá uma dimensão de um garoto deficiente visual. E ele possui uma boa química tanto com Tess Amorim quanto com Fabio Audi nos fazendo crer naquela amizade e triângulo amoroso. Dá vontade de torcer por eles, é bonito acompanhar o desenrolar de tudo.

Apenas a resolução em si fica apressada, quase tola, afinal, Leonardo falaria daquele jeito tão descuidado? Não tinha como sentir a presença, o cheiro, ou algum outro sinal de quem chegara a seu quarto? Não que isso desmereça o trabalho. Mas, poderia ser melhor trabalhado. De qualquer maneira, ele está na íntegra no Youtube, confiram abaixo, enquanto o longa não estreia.


Eu Não Quero Voltar Sozinho (2010 / Brasil)
Direção: Daniel Ribeiro
Roteiro: Daniel Ribeiro
Com: Ghilherme Lobo, Tess Amorim, Fabio Audi
Duração: 17 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.