Gosto de Cereja : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Gosto de Cereja

Gosto de Cerejafilmes que nos convidam a uma imersão tão profunda e instigante que ficam conosco, vem e vão em busca de significados não apenas para a história contada, mas para a própria vida. Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1997, Gosto de Cereja é deles.

O iraniano Abbas Kiarostami nos coloca dentro do carro do Sr. Badii nos fazendo acompanhar sua angustiante busca por uma ajuda estranha. A partir disso, nos tornamos próximos dele e de seus passageiros, apesar de não sabermos nada sobre eles. Pelo menos, nada sobre o real motivo daquela busca, já que nada é explicitado, apesar de algumas pistas.

O comando é muito claro: "Você vai ao buraco às seis horas da manhã e chama o meu nome duas vezes. Se eu responder você me dá a mão para sair, se não, você joga vinte pás de terra em cima". Qual o real pedido por trás dessa proposta, talvez nem Freud explique. Afinal, o Sr. Baddi não quer apenas se matar, quer um cúmplice que esteja ao seu lado, que cuide dele ou de seu corpo após o processo.

Gosto de CerejaSeu desejo de deixar essa vida é claro, o motivo obscuro, ainda que algumas pistas sejam dadas, como quando ele diz se sentir só e que tem horas que o homem cansa de tudo e não quer "esperar Deus". Mas, seu semblante sereno buscando o cúmplice nos dá indícios de que sua decisão talvez seja mais tranquila que o desespero de quem quer sumir.

A câmera de Abbas Kiarostami é bastante feliz ao nos envolver em seu processo de uma maneira bem tranquila, quase documental. O jogo inicial, onde não sabemos exatamente o que o sr. Badii procura, nos dá inclusive margem para diversas interpretações e preconceitos. Como o próprio rapaz que se irrita com as investidas como se quisesse insinuar um assédio sexual. Ou mesmo algum crime.

Porém, logo a proposta é feita verbalmente não deixando margens para dúvidas. A não ser a dúvida sobre o motivo pelo qual ele quer dar fim à sua vida. Um dos personagens chega a verbalizar isso "se eu soubesse o seu motivo, poderia tentar te ajudar". Mas, essa não é a intenção de Badii, muito menos de seu diretor, que não pretende discutir aqui se seu protagonista tem ou não razão.

Gosto de CerejaKiarostami discute, no entanto, o suicídio através dos diversos discursos dos passageiros do carro. Não resta dúvidas para eles que aquele é um ato errado. Pecado, crime, ou simplesmente um erro. Mas, há também uma defesa, por vezes velada, do direito de Badii em escolher seu caminho. Não por acaso ele é o condutor do veículo em uma estrada cheia de bifurcações.

É interessante também como o filme intercala momentos extremamente verborrágicos com os diálogos dentro do carro, com outros de pura contemplação, com Baddi andando pelos cenários. É como se ele quisesse que a gente fosse digerindo junto com o protagonista tudo aquilo que foi dito no discurso anterior. Isso torna tudo ainda mais orgânico, é como se, junto a ele, fossemos pesando as escolhas.

Gosto de Cereja se faz nessa construção subjetiva de uma busca por significado para a vida. Ou para ausência dela. Um cenário árido, com poucos espaços para sombras, mas repleto de possibilidades. A metalinguagem final, apenas, poderia ser melhor desenvolvida, mas não mancha a proposta. Muito menos invalida a experiência, que fica conosco por muito tempo.


Gosto de Cereja (Ta'm e guilass, 1997 / Iran / França)
Direção: Abbas Kiarostami
Roteiro: Abbas Kiarostami
Com: Homayoun Ershadi, Abdolrahman Bagheri, Afshin Khorshid Bakhtiari
Duração: 95 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.