
Mike não é mais o Magic de outros tempos. Largou a vida de stripper e realizou o seu sonho do negócio próprio. Porém, Dallas se mudou para China levando Adam e fechou o antigo clube deixando os demais profissionais na mão. Assim, Mike resolve embarcar com eles para uma jornada de despedida para uma última apresentação na convenção de strip tease em Myrtle Beach.

Magic Mike XXL resolve assumir o strip tease, o espetáculo, retirando qualquer sinal de melodrama, o que não deixa de ser um mérito. Porém, as nuanças críticas que poderiam elevar a trama a algo maior também estão fora do novo roteiro de Reid Carolin. É um filme que nos mostra homens assumindo que são strippers e pronto. O elemento novo aqui é o viés da libertação feminina, exploradas na personagem de Jada Pinkett Smith. E no grupo de mulheres capitaneadas pela personagem de Andie MacDowell.

Ou seja, em Magic Mike XXL o prazer feminino não é tabu, nem pecado. E a própria conotação do homem objeto também se torna mais amena, sendo de fato um objeto de prazer, mas também um veículo para que a mulher se liberte e encontre sua própria auto-estima. Não que os homens deixem de pincelar algumas frustrações ou desejos, o próprio Mike fala de sua vida, a perda do relacionamento. O Big também tem seus tabus em busca da sua "Cinderela". Mas, tudo isso se torna secundário em um filme onde o espetáculo de homens musculosos dançando para satisfazer as mulheres é o foco.

Por ser mais autêntico em sua proposta, o aprendiz acabou superando o mestre. O filme de Gregory Jacobs acaba tendo mais unidade que o de Soderbergh, ainda que perca em potencial discursivo. É um filme de entretenimento fácil. Simples assim. Sem maiores pretensões ou camadas. Um filme para vermos homens bonitos e mulheres bonitas também. Ainda que eles busquem agradar a todas no palco ou fora dele.
Magic Mike XXL (Magic Mike XXL, 2015 / EUA)
Direção: Gregory Jacobs
Roteiro: Reid Carolin
Com: Channing Tatum, Joe Manganiello, Matt Bomer, Andie MacDowell, Elizabeth Banks, Jada Pinkett Smith, Adam Rodriguez, Kevin Nash
Duração: 115 min.