Conacine - Congresso Nacional de Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Conacine - Congresso Nacional de Cinema

Conacine - Congresso Nacional de CinemaApós o sucesso da primeira edição, o CONACINE está de volta e com ele uma nova oportunidade de discutir, ouvir e aprender um pouco mais sobre cinema. Afinal, sempre temos algo a saber sobre esse tema, né mesmo?

O CONACINE nada mais é do que um Congresso Nacional de Cinema Online. Nesta edição, estão confirmadas mais de vinte variadas palestras sobre cinema, feitas por críticos, diretores, professores, videocasters, autores, atores, jornalistas entre outros envolvidos com a sétima arte. E o melhor, tudo gratuito.

O mais interessante do formato é que ele une as pessoas mais variadas, com as mais diversas experiências, e isso torna o evento mais rico. Podemos ouvir, por exemplo Roberto Sadovsky que foi editor-chefe da Revista SET por mais de uma década, Wilson Ferreira, professor de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, Fernando Coimbra, diretor de "O Lobo Atrás da Porta", ou Tiago Belotti, do canal Meus Dois Centavos.

Da mesma forma que os temas também variam bastante. Tem questões de diretores específicos como a palestra "David Lynch: uma viagem pelo mundo onírico e excêntrico do diretor" e questões mais filosóficas como "Star Wars: determinando o que você assiste no cinema". Tem ainda temas mais técnicos como "O papel do diretor na produção cinematográfica" ou mais pedagógicos como "A Escola Vai ao Cinema: A abordagem cinematográfica do processo educacional".

Tem questões voltadas para a análise fílmica como "Ver o filme, ler a imagem: os códigos e o poder do discurso audiovisual" ou ainda "Cinema vs Documentário: Uma análise da linguagem cinematográfica de ambos". Além de alguns resgates históricos como "Nova Hollywood: Como o cinema se reinventou nos anos 60 e 70".

E claro que diante do cenário em que vivemos hoje, discutir o nosso cinema também é importante, por isso destaco a palestra "Cinema de bordas: novos caminhos para o audiovisual independente no Brasil". Acho, inclusive, que faltam mais palestras sobre o cinema nacional. Como tem algumas palestras com tema "a definir", espero que venha algo por aí.


Os horários de cada palestra ainda não foram divulgados, mas o site promete para breve. Agora, quem se inscrever recebe por e-mail tanto a agenda completa como os lembretes com os links pouco antes de cada palestra, o que facilita muito a lembrança. E para se inscrever no congresso é bem simples, é só cadastrar o e-mail, não é pedido nenhuma outra informação.

Dá uma olhadinha:
Conacine - Congresso Nacional de Cinema

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.