O que há no cinema: Diversidade : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O que há no cinema: Diversidade

Tudo Que Aprendemos JuntosMuitas estreias esta semana, algumas de destaque como o novo filme de Sérgio Machado e a obra baseada no romance Moby Dick, "No Coração do Mar". Tem ainda a comédia brasileira Bem Casados e À Beira Mar, novo filme dirigido por Angelina Jolie. Mas, queria destacar mesmo essa semana, a lista de cem melhores filmes brasileiros divulgada pela Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema da qual faço parte. Falei um pouco mais sobre ela na minha coluna no Portal Aratu Online. Mas, queria apenas destacar a diversidade existente, com filmes de todas as épocas e estilos. O primeiro colocado é Limite, filme ícone dirigido por Mário Peixoto e o primeiro filme da nova geração, digamos assim, é Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund (creditada em alguns lugares como diretora-assistente). Como toda lista traz discussões sobre ausências ou presenças. Mas, é natural em uma lista construída a partir de cem críticos que votaram em seus vinte e cinco melhores filmes. Da minha lista, mesmo, alguns não entraram. Faz parte. Mas, o importante é que há ali grandes filmes que representam muito bem o nosso cinema.

Estreias da semana:

Bem Casados (Brasil, 2015)

Direção: Aluízio Abranches

Bem casados - Nota 03 de 05
Heitor é um solteirão convicto que ganha a vida filmando festas de casamento. Durante uma festa, ele conhece Penélope, uma mulher que está determinada a acabar com a festa antes mesmo que ela comece. A missão de Heitor é garantir que o casamento saia exatamente como os noivos querem. Juntos, essa dupla surpreendente, e um tanto atrapalhada, dará aos noivos muito mais emoção do que eles jamais imaginaram.

Thomas: Olha, o filme é estranho. Tem muita coisa mal contada, mas é também divertido e tem ritmo. Camila Morgado está ótima, então, para o fim que ele se propõe tá de bom tamanho.



Tudo que aprendemos juntos (Brasil, 2011)

Direção: Sérgio Machado

Tudo que aprendemos juntos - Nota 03 de 05
Depois de várias tentativas frustradas de participar de uma grande orquestra, um violinista passa a lecionar em uma escola de música na periferia. Lá, decide montar uma orquestra. Neste mesmo lugar, um adolescente abandona o tráfico e descobre seu talento para a música.

Thomas: Bonito, honesto, verdadeiro. Daqueles filmes que nos tocam mesmo não tendo nada de tão espetacular.



No Coração do Mar (Estados Unidos, 2014)

Direção: Ron Howard

No coração do mar - Nota 03 de 05
Navio baleeiro é caçado por baleia e fica no mar durante 90 dias.

Thomas: Bom filme, daqueles desastres típicos que emocionam com muita ação e superação. E a baleia... Caramba. To tremendo até agora. Lumi tá tendo pesadelos com Moby Dick.

Outras Estreias:
Dois amigos (França, 2015), de Louis Garrel
Sabor da vida (Japão, Alemanha, França, 2015), de Naomi Kawase
O natal dos Coopers (Estados Unidos, 2015), de Jesse Nelson
The perfect guy (Estados Unidos, 2015), de David M. Rosenthal
O presente (Estados Unidos, 2015, de Joel Edgerton
À beira mar (Estados Unidos, 2015), de Angelina Jolie

O que há de bom no cinema:

Thomas - Nota 3 de 5A Visita (Estados Unidos, 2015)
Direção: M. Night Shyamalan

Dois irmãos são levados à fazenda de seus avós na Pensilvânia e descobrem que o casal de idosos está envolvido em algo perturbador.

Thomas: Shyamalan está de volta, pelo menos com uma forma melhor que suas últimas decepções. Um filme instigante que mexe com nossas expectativas.




Thomas - Nota 4 de 5
Chico - Artista Brasileiro (Brasil, 2015)
Direção: Miguel Faria Jr.

Personagem fundamental da cultura brasileira nos últimos 50 anos, autor, dramaturgo e compositor, Chico Buarque dialoga com a própria memória neste filme de Miguel Faria Jr. O longa tem como um dos eixos a descoberta do irmão alemão de Chico.

Thomas: Chico merece todas as homenagens. E o documentário consegue nos levar para mais perto do artista em uma conversa bem envolvente e rica.



Thomas - Nota 3 de 5Jogos Vorazes: A esperança - O final (Estados Unidos, 2015)
Direção: Francis Lawrence

Katniss Everdeen continua sua luta com a Capital, que ficou inconformada com o fato dela ter sobrevivido duas vezes aos Jogos Vorazes. A heroína está disposta a lutar em nome de sua causa e também por seus amigos e familiares.

Thomas: Rapaz, depois do segundo filme, a gente achou que Katniss ia engrenar uma campanha empolgante. Mas, a esperança paradoxalmente foi minando a nossa de ver algo realmente impactante. Essa segunda parte mantém a mesma linha, mas não deixa de ter um fechamento interessante, ainda que óbvio, para todos esses jogos vorazes.



Thomas - Nota 3 de 5007 Contra Spectre (Estados Unidos)
Direção: Sam Mendes

Uma mensagem enigmática do passado de Bond o envia a uma pista para descobrir uma organização sinistra. Enquanto M batalha contra forças políticas para manter o serviço secreto vivo, Bond desmascara as fraudes para revelar a terrível verdade por trás: a SPECTRE.

Thomas: Meu nome é Cinema, Thomas, o rato de cinema. James Bond é isso, diversão e esse filme não é diferente, ainda que tenha melhores no geral e com Craig na pele do agente.

Humor:
Clique para ampliar

Thomas, o Rato de Cinema

Classificação: 1 - Péssimo, 2 - Regular, 3 - Bom, 4 - Muito Bom, 5 - Excelente

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.