Como Eu Era Antes de Você : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Como Eu Era Antes de Você

Como Eu Era Antes de Você - filme

Como Eu Era Antes de Você. O título do filme, que também é o do romance em que foi inspirado, traz um pouco desse ideal romântico de encontrar alguém que nos marca profundamente a ponto de nos sentirmos outra pessoa após sua passagem em nossa vida. Pode parecer tolo para alguns, mas extremamente simbólico para outros.

O filme de Thea Sharrock, roteirizado pela própria autora do livro, Jojo Moyes, consegue traduzir esse clima romântico, principalmente pela construção carismática de seus protagonistas Will Traynor e Lou Clark. Emilia Clarke e Sam Claflin conseguem construir empatia com o público e uma química entre eles, mesmo com algumas caracterizações tolas da protagonista feminina, quase uma criança grande que precisa ser guiada.

Como Eu Era Antes de Você - filmeNa verdade, eles estão ali reencenando um dos argumentos universais, o de Cinderela. A moça pobre, simples que conhece o seu príncipe encantado que irá transformar sua vida. Pois, não se enganem, apesar de Lou ser contratada pela mãe de Will para cuidar dele que ficou tetraplégico após um acidente, é na transformação dela que o filme foca. E isso fica muito claro na cena final.

Isso não significa que Will Traynor não tenha também sua redenção. Um empresário bem sucedido, bonito, atlético e bom vivant, ele vê sua vida "destruída" após o acidente. Ficar tetraplégico fez de Will um homem sem sonhos ou ambições que não seja a própria morte. Ele vê em Lou não uma mulher para amar, mas uma forma de ser ainda útil. Esse é o sentimento que o move, se sentir útil é outra ambição humana, além de ser amado.

Jojo Moyes talvez não perceba, no entanto, o quão leviana acaba sendo sua história em alguns pontos de vista, principalmente o dos deficientes físicos. Muitos estão por aí vivendo e sendo úteis, superando desafios, inclusive. Imagine se Stephen Hawking resolvesse se matar com o avançar da doença, por exemplo? A maneira superficial como trama temas profundos, acaba sendo um ponto negativo para a obra se formos analisá-la friamente. E olha que nem entro na questão religiosa que já daria outro filme só para discutir isso.

Como Eu Era Antes de Você - filmePor outro lado, ao não aprofundar esse tema, o filme constrói seu próprio ponto de vista. O de que cada um faz da vida o que deseja e que estamos no mundo, não para mudar os outros, mas para aceitá-los como eles são. Ou talvez para ajudá-los a perceber o que realmente são ou desejam. Porque se Will era infeliz em sua vida limitada e doente. Lou também o era, ainda que em uma aparente alegria disfarçada. Seu namorado era um egoísta que não a via de fato, sua família por mais que a amasse, a prendia, e ela não sabia, de fato, o que queria da vida.

É nessa premissa e nessa teia que Thea Sharrock vai nos envolvendo e nos sentimos contemplados ao acompanhar a história de Will e Lou como um conto de fadas possível. O filme é leve, doce, com cenas poéticas e envolventes como a dança no casamento, a ida ao concerto ou a visita às ruínas do castelo. É uma suspensão da realidade que não foca seu ponto nas dores e necessidades de superação. O que importa é o encontro dos dois e como eles podem ser modificados por isso.

Como Eu Era Antes de Você é, antes de tudo, um melodrama. Uma obra que foca na emoção, que quer te fazer chorar e sonhar com um encontro de almas assim. E nisso ele é extremamente competente. Ele busca despertar os desejos mais íntimos do ser humano: ser amado e se sentir útil para alguém. Não fomos mesmo feitos para viver sozinhos. Todo o resto é apenas roupagem e reaproveitamento de ideias já vistas.


Como Eu Era Antes de Você (Me Before You, 2016 / Reino Unido)
Direção: Thea Sharrock
Roteiro: Jojo Moyes
Com: Emilia Clarke, Sam Claflin, Janet McTeer, Charles Dance, Janet McTeer, Vanessa Kirby, Matthew Lewis
Duração: 110 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.