Irmãos Wagner – Expoentes da animação paranaense : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Irmãos Wagner – Expoentes da animação paranaense

Irmãos Wagner – Expoentes da animação paranaense

Elizabeth, Helmuth Jr., Ingrid e Rosane Wagner. Você já ouviu falar deles? Pois deveria. Autodidatas, os irmãos Wagner dirigiram, entre as décadas de 70 e 80, diversos filmes de animação em curta-metragem que foram premiados em diversos festivais nacionais e internacionais.

O 5º Olhar de Cinema trouxe o acervo da família em uma mostra especial de 59 minutos onde apresentou filmes de diversas técnicas de animação, de diferentes gêneros e bitolas. Eles começaram no Super 8, mas passaram também pelo 16 mm e 35 mm.

A maioria das obras estava perdida, mas com um trabalho de restauração, buscando inclusive a partir de copiões, foi possível a realização da exibição. Visivelmente emocionadas, as três irmãs presentes no evento contaram que só reviram os filmes ali junto com o Festival, depois de tanto tempo.

Elas pediram desculpas pela ausência do irmão Helmuth Jr. que não pôde comparecer. E falaram um pouco sobre o processo de criação em família, além do porquê não terem continuado.

Na verdade, essa pergunta ficou quase em aberto, elas disseram que cada um foi se envolvendo com outros trabalhos, já que era muito difícil viver de cinema no Brasil. Ainda mais na época tendo que comprar negativos, que sempre foram muito caros.

Falaram ainda que a questão ecológica sempre foi uma preocupação deles, tanto que existe um longa-metragem na “gaveta” que fala sobre a questão do lixo. E também percebe-se um tom político, principalmente nos últimos filmes. Tanto que “Pudim de Morango” foi censurado em um Festival, pela ditadura militar.

O conjunto de filmes demonstra uma evolução clara da família. Os primeiros são apenas experimentações com acetato e com colagem, construindo pequenos exercícios de animação. Depois vamos vendo uma evolução no desenvolvimento de histórias com cunho ecológico, crítica social e política.

Pudim de Morango, o filme censurado, traz uma metáfora interessante. Enquanto vemos a disputa entre a mosca, a dona do pudim, e o comedor do pudim, o cenário traz recortes de jornais com notícias diversas que vão dando o sentido maior do filme.

Já a Cidade dos Executivos, traz um pouco do espírito do “bom selvagem”, contrastando a vida no campo com a vida na cidade. O filme foi selecionado para o Festival Canadense e possui um técnica tem desenvolvida, assim como Respeitável Público, filme que faz uma crítica ao imperialismo norte-americano e às falcatruas na política.

Uma pena que eles tenham parado em um momento tão bom é uma pena que também o trabalho deles não seja tão reconhecido hoje. Esperemos que o cinema nacional consiga resgatar, cada vez mais, os nomes que fizeram sua história.


Curtas de animação dos irmãos Wagner (idem, Brasil, 59min, -/2016)
Dir.: Irmãos Wagner.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.