
Fala Comigo começa de maneira incômoda, chocante até. Um garoto liga para mulheres mais velhas, pacientes de sua mãe terapeuta, e se masturba enquanto ouve suas vozes. Seria apenas um fetiche adolescente, só que ele ainda guarda os fluídos em uma pasta com nome e idade da vítima. Isso poderia ser problemático, ampliando o vício para algo pior, porém o hábito é interrompido quando uma delas começa a conversar com ele achando ser seu ex-marido, Otávio, que a abandonou.
Contra todos os prognósticos, Ângela e Diogo iniciam um romance. E o encontro dos dois os cura de seus males. Diogo se torna um rapaz mais equilibrado e para com o vício. Ângela se torna uma mulher mais feliz, curando-se da depressão. E assim, sem julgamentos, Felipe Sholl nos faz embarcar em um drama familiar, questionando nossos próprios preconceitos.

O fato da mãe de Diogo, vivida por Denise Fraga, ser uma terapeuta só enriquece a trama. Provavelmente lacaniana, já que utiliza da técnica do divã, Clarice é uma mulher repleta de problemas psicológicos ao seu redor. Ela, em si, não chega a ser aprofundada, porém, seu casamento está em crise, seu marido verbaliza não suportar mais viver dentro das regras daquela casa e dorme na sala algumas vezes. Já sua filha mais nova é hipocondríaca, sempre achando estar com apendicite.

São sempre nos detalhes que vamos juntando as peças e construindo aquele cenário onde a comunicação não parece mesmo fácil. Estamos sempre vendo as personagens "pisando em ovos" sem conseguir expressar seus sentimentos. Talvez por isso, o encontro tão genuíno de Diogo e Ângela acabe nos conquistando sem dar muita importância para os alertas de relação abusiva e outros detalhes possíveis.
Fala Comigo traz possibilidades de relacionamentos, buscas e descobertas. Sem julgamentos e de maneira sutil, respeitando todas as diferenças e fantasias. Por isso, torna-se tão instigante e envolvente.
Fala Comigo (Fala Comigo, 2017 / Brasil)
Direção: Felipe Sholl
Roteiro: Felipe Sholl
Com: Tom Karabachian, Karine Teles, Denise Fraga, Emílio de Mello
Duração: 92 min.