Tully : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Tully

Tully - filme

As questões da maternidade, a constituição familiar, a dedicação das mulheres aos filhos, tudo isso já foi retratado em filmes, mas talvez nunca de maneira tão verdadeira como em Tully.

Na trama, Charlize Theron é Marlo, uma mulher com dois filhos e grávida de um terceiro. Seu segundo filho ainda tem características “peculiares” que acabam tomando ainda mais sua atenção. E quando a pequena Mia nasce, ela percebe que está no limite da estafa física, aceitando o presente de seu irmão de contratar uma babá noturna. É quando Tully entra em sua vida.

Tully - filmeO conceito de babá noturna é algo que parece mágico. Toda mulher quer ajuda para cuidar de seus filhos recém-nascidos, seja uma mãe de primeira vez ou que já tenha outros. É cansativo acordar de madrugada, ou mesmo não dormir. E doloroso ter leite de sobra que precisa ser drenado. É frustrante se ver muitas vezes só na função, porque seu marido acredita que tem coisas que não dê para ele fazer. E é complicado se sentir menos feliz com seu corpo ou mesmo capaz de ter algum relacionamento após o parto.

Tully traz isso de maneira orgânica e verdadeira, construindo essa tragédia cômica da rotina da vida. Algo que poderia ser banal, mas que é conduzido com muita sensibilidade, nos envolvendo e encantando, mesmo que alguns plots ou mesmo as revelações finais não pareçam tão inovadoras.
O diretor Jason Reitman e a roteirista Diablo Cody já haviam conseguido algo parecido com Juno, ao retratar a gravidez na adolescência. Aqui, eles dialogam com outra faixa etária, mantendo a boa construção de personagens e trama.

Tully - filmeCharlize Theron contribui para o bom resultado da obra, se entregando física e psicologicamente a Marlo e sua situação de estafa. Os trejeitos corporais demonstram seu cansaço na maneira como senta, como caminha ou mesmo como se expressa ao acordar. Sentimos o seu desespero por mais que tenhamos a certeza de que ela ama aquelas crianças e está feliz com a chegada da pequena Mia.

Há uma busca na trajetória de Marlo por retornar a si mesma, reencontrar a mulher que foi antes de ser uma mãe. Uma angústia que muitas mulheres passam ao perceber que vão anulando sua individualidade para se tornarem funções dentro de uma família. A mãe, a esposa, a dona da casa.

Tully é um filme que não inova no formato, nem mesmo impressiona pela criatividade do seu roteiro, que tenta nos fazer uma surpresa sem muito impacto. O frescor dele está mesmo nesse sensível retrato de algo tão real e palpável que nos envolve sem precisar de muitas peripécias.


Tully (Tully, 2018 / EUA)
Direção: Jason Reitman
Roteiro: Diablo Cody
Com: Charlize Theron, Mackenzie Davis, Mark Duplass
Duração: 95 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.