Felicidade por um Fio : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Felicidade por um Fio

Felicidade por um Fio - filme

Adaptação do livro de Trisha R. Thomas, Felicidade por um Fio é uma comédia romântica com forte influência de livros de auto-ajuda. Mais importante do que o casal aqui, é a jornada de redescoberta e aceitação de si mesma que a protagonista passa, tocando em assuntos sérios como padrões de beleza, cobranças sociais e racismo.

Violet Jones (Sanaa Lathan) é uma publicitária bem-sucedida que busca sempre parecer perfeita aos olhos de todos. Principalmente de seu namorado, Clint, a ponto de acordar antes dele para se maquiar para que ele pense que está sempre daquele jeito. O problema é que tanta perfeição acaba deixando-a distante das pessoas, sem espontaneidade e seguindo o fluxo que lhe foi ensinado por sua mãe. Principalmente o fato de que seu cabelo tem que estar sempre alisado.

Felicidade por um Fio - filmeEssa institucionalização do racismo, principalmente em relação aos cabelos crespos vinda por parte da mãe poderia ser melhor polemizado na trama, pois acaba ficando uma solução fácil e até mesmo leviana. Mas a mãe de Violet é uma pessoa focada mesmo em aparências, vive a obsessão por casar a filha com um homem bem-sucedido ou as brigas com o marido que resolve virar modelo fotográfico depois de velho.

O fato de Violet ser uma publicitária também traz questões que poderiam ser melhor desenvolvidas, afinal, vem da publicidade a maior parte da ditadura da beleza "padrão" que tanto fere sua auto-estima. Por mais que a aproximação com o cabeleireiro Will lhe traga questionamentos em relação a isso, o desenvolvimento também acaba sendo tímido, sendo outra questão que o roteiro poderia aprofundar um pouco mais.

Felicidade por um Fio - filmeA própria relação amorosa é pouco desenvolvida, construindo alguns plots promissores, mas que acabam ficando em segundo plano diante do verdadeiro caso de amor a que o filme se propõe, o da protagonista por ela própria. Após uma crise nervosa e uma bebedeira, Violet vai começar uma espécie de loucura em si mesma, raspar sua cabeça, iniciando assim um processo de redescoberta de si mesma que demonstra toda a sua vontade de sair da superficialidade.

Com um bom ritmo de cenas, diálogos ágeis e um elenco competente, o filme vai sendo conduzido de maneira leve e divertida, por mais que os temas trouxessem potencial para algo mais profundo e efetivo. Acaba sendo curiosa a forma como ele caminha para soluções fáceis, mas que ao mesmo tempo nos envolve e faz pensar.

Felicidade por um Fio é daqueles filmes que buscam mensagens de auto-aceitação e exemplos de superação. Quer quebrar padrões e preconceitos, mas não chega a aprofundar sua temática, ficando na superficialidade de uma história bonitinha. Ainda assim, é eficaz como entretenimento leve.


Felicidade por um Fio (Nappily Ever After, 2018 / EUA)
Direção: Haifaa Al-Mansour
Roteiro: Adam Brooks, Cee Marcellus
Com: Sanaa Lathan, Ricky Whittle, Lyriq Bent
Duração: 98 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.