Asako I & II : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Asako I & II

Asako I & II - filme

Baseado no livro de Tomoka Shibasaki, Asako I e II é um melodrama clássico. Uma história de amor que passa da idealização à realidade, construindo sua maturidade de maneira um pouco atropelada, é verdade, mas que também faz refletir sobre o psicológico de uma pessoa que acaba presa a uma imagem cristalizada.

Asako conhece e se apaixona por Baku à primeira vista, vivendo momentos intensos em sua juventude. Mas ele simplesmente some de sua vida, deixando-a só. Dois anos depois, ela encontra Ryohe, um rapaz totalmente diferente em personalidade, mas igual fisicamente e constrói com ele uma relação sólida. Porém, a imagem de Baku nunca lhe saiu da mente.

Asako I & II - filmeRyusuke Hamaguch não parece interessado em construir o caminho da jornada, concentrando em momentos chaves através de duas passagens de tempo. Assim que Baku some, a gente pula para o momento em que Asako conhece Royohe. Da mesma forma, assim que o casal se forma, pulamos para anos depois dos dois já morando juntos quando ela terá notícias de Baku.

Essas escolhas não nos permite trabalhar as emoções das personagens, nem criar a empatia necessária para embarcar na emoção do que está por vir. Talvez por isso, muitas cenas soem exageradas, fora do tom, ou mesmo incongruentes. Não que seja impossível comprar a ideia da trama, mas há sempre algum incômodo na condução dela.

Asako I & II - filmeO jogo cênico, no entanto, é extremamente bem feito, construindo significados em detalhes como uma garrafa de café ou troca de olhares. A dinâmica dos casais, os novos e velhos amigos, vai nos envolvendo em uma estrutura nos passando verdade.

É impressionante como Hamaguch consegue dar a mesma intensidade a um jantar entre amigos em um apartamento que um terremoto em um teatro. E como pequenos detalhes vão dando o tom da narrativa e esta, parece sempre focada no psicológico das personagens.

Talvez pela escolha dos saltos temporais, a parte final, no entanto, parece afobada e exagerada, tirando a sensação de verdade e construindo algo acima do tom. Propositadamente ou não, a obra se transforma, perde a sutileza e apela para cenas como uma pessoa desmaiando de dor ou uma busca por um cachorro.

De qualquer maneira, Asako I & II é uma história de amor com todos os requisitos de idealização, dor e aprendizado que um bom melodrama traz, ainda que exagere em sua última parte, consegue contar sua história de maneira envolvente.


Asako I & II (Netemo sametemo, 2018 / Japão)
Direção: Ryusuke Hamaguch
Roteiro: Sachiko Tanaka, Ryûsuke Hamaguchi
Com: Masahiro Higashide, Erika Karata, Sairi Itô
Duração: 119 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.