Inabitável : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Inabitável


Inabitável - filme - Festival de Gramado

O argumento do curta-metragem de Matheus Farias e Enock Carvalho é simples, uma mãe procura por sua filha desaparecida. Sua filha Roberta é uma mulher trans, mas isso não é explicitado em nenhum momento na obra. É na sutileza que é passada a mensagem já conhecida do preconceito e dos riscos que essas pessoas correm em especial no Brasil que é o país que mata transgêneros no mundo.

Inabitável - filme - Festival de Gramado
Luciana Souza constrói com muita sensibilidade essa mãe desesperada por notícias. Não por acaso levou o Kikito de melhor atriz. Tentando reconstruir os passos da filha, procura amigos, hospital, polícia, mas nada parece indicar qualquer pista. Há um silêncio generalizado, como se, de alguma maneira, todos soubessem que aquela busca seria em vão. Construímos um laço com aquela mulher, compramos o drama dela e vamos juntos em busca do paradeiro de Roberta. Inabitável fala da sensação de não pertencimento. Tanto de uma alma que habita um corpo com o qual não se identifica, quanto de pessoas que parecem não se encaixar em um mundo ainda tão transfóbico. 

A direção é hábil em demonstrar  isso em pequenos gestos e símbolos, como a funcionária que pega o documento e demonstra ter entendido que a pessoa sumida é trans a partir da mudança de expressão. Ou pela tatuagem da filha que a mãe desconhecia. Uma borboleta, como informa a amiga.A simbologia da borboleta, por sinal, é poética e pode transparecer o sentimento daquelas pessoas. Afinal, nascem lagartas, sentem-se presas e finalmente se permitem uma transmutação ganhando mais brilho e beleza, ao estar em um corpo com o qual se identificam. Chama a atenção também a maneira como o curta, que trazia uma estética bastante realista, começa a flertar com o fantástico a partir do surgimento de um estranho objeto que parece um reator que liga sozinho por vezes. Uma espécie de chave que surge como esperança possível daquele drama. Já que nesse mundo, a tragédia parece inevitável. Diante de um tema tão relevante e denso, Inabitável consegue nos atingir de maneira sensível, criativa e com a força de suas personagens. Um belo curta que levou o prêmio da crítica, melhor atriz para Luciana Souza e melhor roteiro. 


Filme visto no 48º Festival de Cinema de Gramado

Inabitável (2020) – PE
Direção: Matheus Farias e Enock Carvalho (19 min.)
Roteirista: Matheus Farias, Enock Carvalho
Elenco: Luciana Souza, Sophia Williams, Erlene Melo

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.