Espiritismo em alta no cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Espiritismo em alta no cinema

Chico XavierFilmes espiritualistas existem aos montes por aí, mas um filme espírita, explorando a doutrina codificada por Allan Kardec, pode-se contar nos dedos. Se formos analisar sua qualidade, então, é ainda mais complicado, vide o longa sobre o médico Bezerra de Menezes. Assim, cresce a minha expectativa com a notícia de cinco filmes com temas em torno do médium Chico Xavier previstos para 2010.

A cinebiografia, dirigida por Daniel Filho já está sendo bastante difundida e tem previsão de estreia para abril do próximo ano. O teaser trailer é interessante, principalmente pela caracterização do ator Nelson Xavier. Resta saber se o diretor tão polêmico por seu estilo televisivo conseguirá um bom resultado. Produzido pela Globo Filmes, o longa descreve a trajetória do mineiro da cidade de Pedro Leopoldo que, em seus 92 anos, psicografou 419 livros. O elenco terá ainda Paulo Goulart, Christiane Torloni e Tony Ramos.


Já havia lido, também, algo sobre os documentários As Cartas, de Cristiana Grumbach, e As Mães. Os filmes são sobre as milhares de cartas psicografadas pelo médium e parecem ser bem interessantes. Além disso, as duas ficções baseadas em dois livros de André Luiz chamaram a minha atenção. Nosso Lar e A Vida Continua já foram adaptadas para peça teatral e narram a vida no mundo espiritual, coisa que o cinema pouco fez. A maioria dos longas mostra espíritos errantes, circulando pelo mundo dos encarnados seja para o bem ou para o mal. As exceções ficam por conta de Amor Além da Vida, com um mundo espiritual simbólico, e Um visto para o céu, uma comédia que brinca com um mundo burocrático do outro lado.

Nosso Lar Levar para as telas as teorias espíritas, com toda a complexidade de um desencarne, das diversas esferas espirituais e o caminho da evolução deixa a maioria dos espíritas ansiosos por ver o resultado. Temo apenas pela mistificação ou pela condução cinematográfica. Tema e argumento, eles têm nas mãos para construir uma bela obra.

O Brasil é atualmente o país com maior número de adeptos ao espiritismo. Apesar da doutrina ter surgido na França, foi aqui que ela floresceu e tomou corpo, principalmente por sua vertente da caridade. Não é de se espantar que, então, sejamos nós os primeiros a produzir filmes espíritas. Resta saber se a qualidade deles será boa o suficiente para chamar a atenção do mundo. Torço para que sim.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.