O Lobo de Wall Street : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Lobo de Wall Street

O Lobo de Wall Street A participação de Matthew McConaughey é breve, porém essencial, afinal, é ele quem dá o tom da trama, literalmente. Quando todos os funcionários começam a bater no peito e cantarolar o mantra ao retorno do chefe, entendemos estar diante de um filme que procura desmistificar e quase ridicularizar o sonho americano.

Leonardo DiCaprio é Jordan Belfort um vigarista que sobe na vida através da negociação de ações. Primeiro é um aspirante ingênuo a Wall Street, passa pelos bastidores das ações fora do jogo, até retornar com o seu próprio método. E assim, ele arrebanha multidões de fieis seguidores que praticamente o idolatram em meio a tanto dinheiro, festas, bebidas, drogas e orgias. E como tanta ostentação não pode passar despercebido ele logo chama a atenção da mídia e do FBI.

O Lobo de Wall Street Baseado no livro do próprio Jordan Belfort, o roteiro de Terence Winter busca ser bastante fiel à versão do autobiógrafo. Tanto que ele é o narrador do filme. Mas, aqui, não temos exatamente um narrador com voz over tradicional. Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese por diversas vezes quebram a quarta parede, fazendo o personagem conversar diretamente conosco, desde a primeira cena, quando apresenta o dinheiro.

O jogo se torna ágil, quando em meio a uma ação, ele pára e se dirige a nós, comentando algo. Mas, este não é o único recurso com o qual Martin Scorsese brinca para nos passar informações. O duelo de pensamentos entre DiCaprio e o personagem de Jean Dujardin é outro ótimo exemplo dessa brincadeira entre o que está inter e extra-diegético (dentro e fora da narrativa).

O Lobo de Wall Street Muitos estranharam quando foi anunciado que O Lobo de Wall Street era uma comédia. Talvez porque no senso comum, o gênero esteja restrito a risos soltos e piadas físicas ou pastelão. Na verdade, o filme faz parte de um sub-gênero pouco comum no cinema atualmente, a farsa. Com um tom irônico, muita sátira e uma crítica forte ao sistema vigente, o lobo vai nos mostrando suas garras em todos os detalhes. E muita gente não entendeu sua construção acusando-o de glamourizar o crime.

Reforçando o tom farsesco, a trilha sonora tem um papel fundamental no ritmo da narrativa. Quase onipresente, com acordes irônicos e deixando tudo mais agitado. E tudo fica ainda mais extravagante nos momentos em que se ostenta dinheiro, bebidas e sexo de uma maneira tão exagerada que nos perguntamos se aquilo é mesmo possível de ter acontecido. Sem esquecer, é claro, que não temos um narrador confiável e que tudo pode mesmo ter um tom acima.

O Lobo de Wall Street Neste ponto, não podemos deixar de elogiar Leonardo DiCaprio que consegue nos passar este homem fascinante e desprezível ao mesmo tempo. Com uma lábia incrível que envolve o mais convicto, ao mesmo tempo que demonstra não ter limites para o próprio ego e destruição. A cena em que ele faz sua primeira ligação para um cliente é muito bem orquestrada. Sua interpretação, o texto ágil e envolvente, as demais pessoas paradas observando-o trabalhar, a câmera que nos conta a história por uma visão precisa a ponto de não perdermos nenhum detalhe.

Martin Scorsese consegue nos dar o tom exato do filme, nos envolvendo em suas três horas de duração de uma maneira tão competente que não vemos o tempo passar. Daqueles filmes que sabemos que quer ir além de contar uma história baseada na realidade. Quer discuti-la, mostrar pontos de vista, ainda que influenciada por um narrador-personagem e dar indícios da verdadeira crítica que é feita.

O sonho americano é atacado de frente em O Lobo de Wall Street, basta observar a cena final para ter a certeza disso. Esse lema de que na América tudo é possível e que qualquer um pode enriquecer facilmente. Esta ingenuidade de que o dinheiro é o objetivo de tudo, abre as portas para Jordan Belfort e sua cartilha de como fazer a engrenagem do jogo continuar em funcionamento.


O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street, 2013 / EUA)
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Terence Winter
Com: Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Margot Robbie, Jean Dujardin
Duração: 180 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.