Garota Exemplar : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Garota Exemplar

Garota ExemplarA Rede Social, Millennium, Clube da Luta... David Fincher parece se dar bem com roteiros adaptados. Garota Exemplar é mais uma obra para sua filmografia que nos encanta pelos detalhes de direção e impressiona pela boa condução da história. Daqueles que deve figurar entre os melhores do ano.

Adaptar um livro para o cinema é sempre uma arte complexa, mas tendo a própria escritora como roteirista parece que facilita. Gillian Flynn nos apresenta um roteiro envolvente que tem reviravoltas impactantes em um suspense que não se pode contar muito para não tirar a mágica da trama. A sinopse já o bastante. Sabemos que Amy sumiu no dia do aniversário de casamento e sabemos que Nick se torna suspeito e que vai tentar provar sua inocência.

Garota ExemplarO roteiro vai nos guiando em dois tempos paralelos, que depois se tornam três, mas melhor não falar muito sobre isso. O passado de Amy, contado pela narração de seu diário pessoal, e o presente, onde acompanhamos de perto Nick e sua angústia para entender o que está acontecendo. A divisão não nos dá apenas dois tempos que vão sendo conduzidos em busca do clímax, mas também dois pontos de vista, o que torna tudo mais interessante.

Tanto Ben Affleck quanto Rosamund Pike nos entregam personagens extremamente complexos, o que é uma surpresa agradável já que ambos não tinham tido grandes destaques de interpretação. Ben Affleck, inclusive, é sempre massacrado pela crítica por sua quase inexpressividade. Talvez, ela aqui tenha ajudado na dubiedade do carácter de Nick. Mas, o importante é que funcionou perfeitamente para criar a verdade do personagem. Já Pike não tinha tido grandes oportunidades e sua personagem aqui lhe deu de presente momentos sublimes.

Garota ExemplarNão é um filme fácil. Há violência explícita e implícita, mas David Fincher consegue conduzir tudo com maestria. É cuidadoso em cadenciar o seu suspense sem torná-lo banal, ou mesmo um show de horrores. A fotografia é cuidadosa em detalhar momentos entre planos e tons que nos dão não apenas o ambiente como o próprio sentimento dos personagens. Vide os primeiros planos do flashback onde vemos apenas os fios de cabelo de Amy em um coloração clara, demonstrando sua esperança no amor encontrado.

A ironia da composição da personagem "amazing Amy" (traduzida aqui como "Amy Exemplar") é explicitada em um plano bem construído, onde Amy e Nick passeiam pela exposição da personagem comentando como a vida da moça foi sendo traduzida de maneira fantasiosa pelos pais dela. Uma cena rápida e simples que nos passa exatamente o cenário existente, quem é aquela mulher, sua história e traços de sua personalidade. São com cenas assim que o filme vai resumindo o livro de maneira eficiente.

Garota Exemplar é um suspense bem construído, com atores competentes em uma história bem contada. Daqueles que nos empolgam e deixam esperançosos de que ainda seja possível criar bons novos filmes.



Garota Exemplar (Gone Girl, 2014 / EUA)
Direção: David Fincher
Roteiro: Gillian Flynn
Com: Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil Patrick Harris, Tyler Perry, Carrie Coon
Duração: 149 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.