Reviravolta : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Reviravolta

Reviravolta - Sean PennTem dias em que nada dá certo, é verdade. Mas, o personagem de Sean Penn nesse longametragem de Oliver Stone parece levar a frase ao pé da letra. Em Reviravolta ele é Bobby Cooper, um homem que foge de agiotas e se vê preso em Superior, uma cidadezinha no deserto do Arizona, com o carro quebrado. E esse é apenas o início de sua maré de azar.

Esse filme de 1997 está longe de ser a obra-prima do diretor de Platoon e Wall Street, mas também não é uma bomba como Alexandre, por exemplo. Com uma boa dose de realismo fantástico, Oliver Stone constrói Superior com primor nos detalhes, caprichando nas caricaturas nonsenses dos moradores da cidade, em especial com o Darrell, o dono da oficina que atende Bobby com o carburador furado. Aliás, é de se destacar a ótima caracterização de Billy Bob Thornton como o repugnante mecânico que tem visível retardo mental. Mas, Superior ainda conta com um xerife estranho que parece onipresente, um casal de bobos vividos por Claire Danes e Joaquin Phoenix, o cego interpretado por Jon Voight. Além, claro do assustador Jake McKenna, vivido por Nick Nolte e sua bela esposa Grace, interpretada por Jennifer Lopez.

Reviravolta - Billy Bob ThorntonDesde a primeira cena, Stone aproveita bem os planos detalhes e a montagem para ambientar essa sucessão de má sorte do protagonista. A estrada é filmada com uma riqueza incrível de ambientação, dando destaque às aves de rapina destroçando cadáveres de animais. O momento em que o bicho atravessa a estrada e a mangueira do carburador estoura tem ainda um ótimo ritmo, quebrando aquela sensação inicial de road movie tradicional. O carro de Bobby chega à oficina encoberto por uma verdadeira nuvem de fumaça e logo dá de cara com a estranha figura de Darrell. Parecia mesmo um sinal de que nada seria fácil ali.

Reviravolta - Jennifer LopezNa sequência seguinte, Stone faz questão de detalhar em imagens a decadência da cidade em que o protagonista foi parar. São detalhes das casas, placas, pouca movimentação, e claro, o aspecto de seus moradores. Dentre eles surge Grace, como um bálsamo aos olhos de Bobby que pensa que sua sorte está mudando. Porém, logo o roteiro de John Ridley mostra a primeira reviravolta e complicação de sua narrativa: o personagem de Nick Nolte, marido de Grace. Homem rude, violento que, se a princípio parecia irritado ao ver sua esposa com outro, logo quer contratá-lo para matá-la. A trama vai se costurando nesse jogo de apresentação de problema, complicação e reviravolta até o surpreendente e corajoso final. Choca muita gente, é verdade, mas tem uma boa construção.

Apesar de tantas complicações e reviravoltas, nunca nos sentimos enganados ou com a sensação de que houve ali um exagero. Tudo parece crível, construído com uma verossimilhança bastante competente, desde o carro, passando pelo assalto, briga, ameaças etc. A cena em que Bobby tenta ligar para todas as pessoas possíveis, inclusive sua mãe, pedindo ajuda é bastante reveladora da construção do personagem. Um homem não fica completamente só à toa. O cúmulo de ligar para o próprio desafeto de quem foge para pedir ajuda, demonstra bem o seu desespero. Oliver Stone é hábil em misturar momentos assim com pequenos flashbacks que explicam a perda dos dedos, por exemplo, e imagens simbólicas como quando de forma irônica faz Bobby passar em frente a uma vitrine com ferramentas iguais a que foi agredido.

Reviravolta - PosterTal qual em Um dia de Fúria, o personagem de Sean Penn vai escalando em sua raiva pelo acúmulo de problemas que vão lhe acontecendo. Outro detalhe que ajuda muito nessa escalada de ânimos é o próprio clima do deserto do Arizona, sempre quente, fervendo o juízo dos moradores locais, que parecem sempre prontos a explodir a qualquer momento. O próprio Bobby repete várias vezes que ali é "quente, muito quente". E essa construção é bem encadeada, nos fazendo colar no protagonista e até mesmo compreender suas reações e aceitar que sejam críveis, mesmo que vá de encontro à sua personalidade. Mérito também do ator que consegue construir muito bem todas as fases de Bobby. Aliás, assim como todo elenco que está bem em seus papéis, até mesmo Jennifer Lopez que defende bem sua misteriosa Grace. Destaque ainda para pequena participação de Liv Tyler como uma figurante na estação de ônibus.

Reviravolta é daqueles filmes que nos surpreendem em vários momentos, sem deixar a sensação de engano. Bem dirigido, com um roteiro bem esquematizado e uma montagem eficiente nos mantêm conectados ao drama do protagonista, por mais distante que ele pareça de nós. Uma boa obra para se relembrar.


Reviravolta (U-Turn: 1997 / EUA)
Direção: Oliver Stone
Roteiro: John Ridley
Com: Sean Penn, Nick Nolte, Jennifer Lopez, Powers Boothe, Billy Bob Thornton, Joaquin Phoenix, Claire Danes, Jon Voight.
Duração: 125 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.