Temporada : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Temporada

Temporada - filme brasileiro

Grande vencedor do último festival de Brasília, Temporada tem o mesmo frescor de outras obras de André Novais. Ao contrário de Ela Volta na Quinta, sua família só aparece em participações, mas as personagens possuem a mesma sensação híbrida de realidade e ficção se misturando em tela.

A trama gira em torno de Juliana, interpretada por Grace Passô, que acaba de se mudar para Contagem onde irá trabalhar em uma equipe de combate à endemias. Ao mesmo tempo em que se adapta a nova vida e amigos, ela se preocupa com o sumiço do seu marido Carlos, que deveria vir encontrá-la, em breve.

Temporada - filme brasileiroA construção de Temporada não está em uma curva dramática bem delineada, mas nesse acompanhamento diário das personagens, seu pequenos dilemas, suas pequenas conquistas. Cada visita a uma casa em busca de foco da dengue e outras ameaças é uma experiência nova para Juliana e para nós que a acompanhamos.

Cenas como um bater de portas com uma mulher irritada por ser acordada, enquanto outra a recebe com café e bolo. Um grupo de garotos na rua que dão dicas de onde não deve ir por ser perigoso enquanto outro a incentiva a tomar coragem para subir uma escada bamba. Há um jogo divertido e emocionante ao mesmo tempo na construção daquelas histórias.

Temporada - filme brasileiroAs personagem também possuem camadas e verdades próprias, em especial Russão com sua simplicidade e espontaneidade capaz de compartilhar a notícia de um possível filho descoberto com mesma naturalidade que chama para jogar videogame ou planeja um novo negócio.

Os diálogos construídos em conjunto com os atores dão essa sensação de espontaneidade maior, capaz de nos fazer rir de absurdos e nos divertir com emoções autênticas, como se já conhecêssemos aquelas pessoas de muito tempo, a ponto de construir mais do que uma empatia em tela, e sim, uma intimidade.

Valorizando os momentos mais espontâneos e corriqueiros, as pessoas mais comuns e a relações humanas diárias, Temporada nos conquista em cada frame, com uma fotografia e montagem que também traz simbolismos e surpresas com uma cena em que Juliana acorda e vê uma menininha olhando para ela, traz uma verdade própria que é boa de acompanhar.

Filme visto na Abertura do XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema.


Temporada (Temporada, 2018 / Brasil)
Direção: André Novais Oliveira
Roteiro: André Novais Oliveira
Com: Grace Passô, Russo Apr, Rejane Faria
Duração: 113 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.