Filmes onde a vida continua : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Filmes onde a vida continua

Hoje é Dia dos Finados pela tradição católica que, no século XI, resolveu instituir pelo menos um dia no ano para que os cristão rezassem pelos que já foram. A escolha do 2 de novembro é por ser um dia após ao Dia de Todos os Santos. Aproveitando a deixa, resolvi resgatar aqui filmes que falam sobre vida após a morte.


Mundo Espiritual


Depois da Vida
Esse filme japonês Hirokazu Koreeda é o filme que achei mais interessante ao retratar a vida pós-morte. Não há nenhuma filosofia nem religião embasando sua história. O próprio argumento das pessoas terem que escolher um momento da vida para levar para próxima etapa é estranha. Mas, a forma como o roteiro nos conduz me conquistou. Há cenas belíssimas ali. Leia crítica completa.

Amor Além da Vida
Um dos mais conhecidos e lembrados. O filme estrelado por Robin Williams tem uma estética interessante, onde cada ser constrói seu mundo pós-morte de acordo com suas lembranças e emoções. Por isso, vemos Chris Nielsen passeando em um mundo de tinta, quadro que sua mulher pintou para o paraíso deles. O amor e resgate dos dois é muito bonito e simbólico.

Nosso Lar
Não poderia deixar de citar o filme que materializou a visão espírita do mundo espiritual. Mesmo com problemas no roteiro, Nosso Lar é um marco por tudo que representa e retrata bem as colônias e os esforços necessários para continuar evoluindo e trabalhando mesmo depois de morrer.

Um visto para o céu
Uma comédia com Meryl Streep. Poderia ser apenas isso, mas o filme de Albert Brooks traz uma visão interessante do pós-morte, demonstrando que é preciso coragem e entrega para continuar a trajetória. Os que não conseguem, tem que voltar a viver na Terra. Quer conceito mais espírita do que esse? Destaque para a cena das câmeras de reencarnação. E claro para a sempre excelente Meryl Streep.

Espíritos na Terra


O Sexto Sentido
Um dos filmes que mais instigantes dos últimos tempos. Traz o mundo espiritual através da visão do garoto Cole que "vê gente morta". Marcou o cinema pela estética e final surpreendente.

Ghost
Drama romântico traz Patrick Swayze como um fantasma camarada que tenta salvar sua esposa ainda viva das garras de seus assassinos. Marcou uma época, pelo tema, pelo casal, pela música, e claro, por Whoopy Goldberg como a médium hilária Oda Mae Brown.

Os Outros
Outro filme que envolve pelo seu final, traz uma família que vive em uma casa mal assombrada. Sem querer entregar spoilers, a revelação final demonstra como a vida dos mortos é tão bem retratada nesse filme.

"Há mais mistérios entre o céu
e a terra do que sonha nossa vã filosofia"


A Casa dos Espíritos
Aqui não temos fantasmas, não temos mundo espiritual, mas temos a aura da vida que não se finda com a morte. A personagem de Meryl Streep é uma sensitiva e tudo que a cerca é repleto de mistério e significados espirituais. Deixa uma bela mensagem.

Quando os Anjos Falam
Também não vemos espíritos nem mundos espirituais aqui, mas o assunto permeia toda a história. O filme de Peter O'Fallon é uma das construções mais lindas que já vi sobre a vida através da amizade do garoto, James Neubauer (Trevor Morgan) e da reclusa Maddy Bennett (Vanessa Redgrave).

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.