[Meme] Batendo Papo e outros :: Filme | Cinema | Crítica :: CinePipocaCult

[Meme] Batendo Papo e outros :: Filme | Cinema | Crítica :: CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

[Meme] Batendo Papo e outros

Bastardos Inglórios - Hans Landa - Christoph WaltzBatendo Papo (melhor diálogo)

Claro que existem diversos diálogos inesquecíveis no cinema, não tenho como lembrar de todos agora. Mas, falou em diálogo, lembro logo de Tarantino. O diretor e roteirista consegue usar as palavras de uma forma muito peculiar, nos envolvendo. O que dizer da sequência inicial de Cães de Aluguel? Aquela conversa no bar, tão simples, cotidiana, falando de amenidades, nos apresenta todos os personagens de uma forma ímpar. Ou o diálogo de Bill com a Noiva, tanto na Igreja quanto no confronto final. Ou ainda John Travolta e Samuel L. Jackson em Pulp Fiction. Mas, como melhor diálogo escolhi o do primeiro capítulo de Bastardos Inglórios. A conversa entre o coronel nazista Hans Landa, vivido por Christoph Waltz e o fazendeiro francês LaPadite, vivido por Denis Menochet, é um primor em todos os sentidos. O duelo, a tensão, os símbolos, a resolução. A cena possui uma curva dramática perfeita com começo, meio e fim, além de nos apresentar o vilão da história e o ator que roubou a cena no filme. Aqui apenas um trechinho da cena.



Melhor Horizonte (Fotografia inesquecível)

A Árvore da Vida

Fotografia inesquecível, temos algumas, a de E O Vento Levou mesmo é primorosa. Mas, depois de 2011 vai ser difícil lembrar de fotografia e não citar A Árvore da Vida. É importante lembrar que melhor fotografia não é exatamente paisagem mais bonita, mas o que fazer com a câmera para mostrar o que é narrado. E Terrence Malick é um mestre nisso, todos os seus filmes tem fotografias inesquecíveis. Além da Linha Vermelha, O Novo Mundo, Dias de Paraíso. Em A Árvore da Vida ele se superou, há uma mistura de imagens, de luzes, de cores, em enquadramentos e movimentos perfeitos, nos dando sensações ímpares. É um deleite para os olhos, ainda mais para quem conseguiu apreciar no cinema.


Darth VaderMelhor-Durão-Que-No-Fundo-É-Coração-Mole

Esse parecia difícil, mas quando lembrei do meu candidato ficou fácil. Quer um Durão-Que-No-Fundo-É-Coração-Mole melhor que Darth Vader? Ele surgiu em 1977 como o maior vilão da história do cinema. Frio, cruel, incapaz de demonstrar qualquer tipo de sentimento, quase uma máquina. Aí, em 1980, ficamos sabendo que ele tem um filho. Ou melhor que ele é o pai do herói da série, Luke Skywalker. E em 1983, conhecemos um pouco melhor esse homem por trás da máscara, ele se redime, salva o filho e ainda é o Jedi a retornar a sua antiga morada. Para completar, a nova trilogia nos mostrou sua verdadeira história, desde menino esperto e ingênuo até o momento em que sucumbe ao lado sombrio da força. Sem dúvidas, Darth Vader é a melhor escolha para esta categoria.

Comentários (10)

Carregando... Logando...
  • Logado como
É difícil mesmo se desvencilhar de Tarantino em matéria de diálogo. Darth Vader me parece uma boa escolha tb. Só não concordaria com a escolha da fotografia de A árvore da vida. Mas é belíssima de fato. São critérios pessoais. Não escolheria uma que favorecesse contemplação da natureza.
Bjs
1 resposta · ativo 694 semanas atrás
Hum, faz sentido seu critério, Reinaldo, mas como disse, Árvore da Vida me impressionou em diversos aspectos estéticos, não apenas na contemplação da natureza, mas nos detalhes do pé na mão adulta, dos pés descalços andando na grama, na sequência de pessoas andando na beira do mar, enfim, em tudo.

bjs
Boa lembrança, Márcio, Bergman é outro rei de bons diálogos, seus roteiros se baseiam praticamente nisso.

E que bom que gostou das outras escolhas.
Três escolhas incontestáveis, Amanda! :)
1 resposta · ativo 694 semanas atrás
Gostei muito dessa última escolha: DARTH VADER!!! Acho que eu teria esquecido dele... Quanto a fotografia, eu não discordo, afinal é um excelente trabalho, mas a minha escolha seria 2001 - uma odisseia no espaço... amo tudo que envolve este filme.

E ainda verei E O VENTO LEVOU... só 4 horas né? hehehe
1 resposta · ativo 694 semanas atrás
Sim, Bruno, 2001 tem mesmo um excelente trabalho.

hehe, sim, são só quatro horas, pouca coisa, hehe.
Ah.. sobre o diálogo, um que eu gosto muito é na verdade um monólogo, ED NORTON conversando com o seu reflexo no espelho em A ÚLTIMA NOITE. Excelente.
1 resposta · ativo 694 semanas atrás

Postar um novo comentário

Comments by

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.