Encontramos de tudo, desde piadas bem feitas que criam efeitos emocionantes como o clipe de 300 ao som de We are the champions, passando por brincadeiras hilárias, como Pulp Fiction ao som de Baile dos Passarinhos, ou coisas de mal gosto como O Exorcista ao som de Girls just wanna have fun. Ou ainda, brincadeiras com o tempo, mostrando o novo Batman ao som do antigo, da série de televisão.
Tudo isso me lembrou Dr. Gilberto França Gomes. Um médico aqui de Salvador, já falecido, grande admirador da sétima arte, que tinha como hobby brincar com montagens diversas, em sua ilha de edição ainda linear (para a geração não linear, tratava-se de dois vídeos cassetes, ligados por uma mesa de corte, onde a edição era feita na ordem, de uma VHS para outra). Com muito talento, Dr. Gilberto criou a "TV França Gomes" e sempre fazia sessões para família e amigos, demonstrando seu amor pela arte. Sua preferência sempre foram os musicais, até por isso, em 1992, ele criou o Música Trocada, uma brincadeira com musicais clássicos ao som de músicas que, na época, eram novas.Na abertura do filme ele já advertia: "Pedimos desculpas à turma da velha guarda pelas brincadeiras, mas para os jovens, vai ser uma curtição." E foi mesmo. De forma inteligente, ele fez Fred Astaire e Jane Powell dançarem "Lambamour" de Kaoma ou Cyd Charisse dançar "Samba de uma nota só". Mas, as que considero suas melhores montagens são: a clássica cena de John Travolta em "Os embalos de Sábado a Noite" por ser hilária; e Fred Astaire e Bety Hutton em "Nasci para Bailar", pela precisão da montagem.
Os Embalos de Sábado a Noite é o grande musical dos anos 80. Na verdade, ele é do final da década de 70 (1977), mas entrou para os clássicos da década seguinte, por aproximação. Foi o filme que projetou John Travolta
Nasci para Bailar é um filme de 1950, auge dos musicais de Hollywood. Traz Fred Astaire
É uma pena que Dr. Gilberto não tenha vivido para ver as maravilhas da tecnologia e de uma ilha de edição não linear que ele teria facilmente em seu computador... Se com uma mesa de corte, ele já proporcionava tantos risos, o que faria com outros recursos? Fica a homenagem e o agradecimento a sua filha, Grace Gomes, por ter me permitido compartilhar parte dessas duas pérolas com vocês.

