O talento de Irandhir Santos : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O talento de Irandhir Santos

Irandhir SantosAo falar de cinema nacional, parece que nos centramos em Selton Mello, Wagner Moura e Lázaro Ramos. Grandes atores, é verdade, mas que estão longe de serem os únicos. Essa semana ouvi um conhecido se referir ao ator pernambucano Irandhir Santos como Fraga, seu personagem em Tropa de Elite 2. Isso chamou a minha atenção para a necessidade de destaque deste grande ator do nosso cenário recente. Por isso, resolvi falar um pouco aqui de sua carreira. Conhecido em Pernambuco por sua atuação no teatro, destacou-se em cenário nacional em 2006 com sua participação em Baixio das Bestas. Por este filme levou o Candango de melhor ator coadjuvante, o que lhe deu a possibilidade de um destaque maior no filme de José Joffily, no ano seguinte. Ainda sem interpretar um protagonista, tem quatro filmes em edição (fonte), incluindo um filme dirigido pelo cantor e compositor Alceu Valença Luneta do Tempo. Destaco abaixo seus trabalhos mais recentes de destaque no cinema.

Irandhir SantosOlhos Azuis (2007) - Direção de José Joffily
Nonato - Aqui Irandhir não é o protagonista, mas é o motivo do filme. Nonato é um imigrante brasileiro nos Estados Unidos que vira alvo de Marshall, chefe de departamento de imigração do aeroporto JFK. Sua participação na tela é pequena, mas decisiva. Irandhir Santos sofre com o interrogatório cruel, revida, fica emocionado e nos emociona em seu drama. Não sabemos se é real ou não a história que conta, mas sem dúvidas é um vencedor que só queria dar uma vida melhor a sua mãe e sua filha. Vítima de uma estrutura rígida, Nonato pode ter comprado seu visto, mas se o tinha, não poderia ser humilhado da forma que foi por Marshall. É um filme forte e a atuação de Irandhir Santos é mesmo o maior destaque de toda a projeção.

Irandhir SantosBesouro (2008)- Direção de João Daniel Tikhomiroff
Noca de Antônia - Quando os primeiros trailers do filme Besouro surgiram, a expectativa foi grande. Belas imagens, promessa de lutas e envolvimento em uma história de uma lenda brasileira. Quando a projeção começou, a frustração só não foi maior pela presença de Irandhir Santos, pelo menos para mim. Ainda não conhecia Olhos Azuis e pouco lembrava dele em Baixio das Bestas. Foi em Besouro que o ator chamou a minha atenção. Noca de Antônia se destacava diante dos atores principiantes com um brilho próprio. Não era o único destaque, já que Flavio Rocha também teve ótima atuação no filme, mas foi o feitor mesmo que roubou a cena. E salvou o filme.

Irandhir SantosQuincas Berro D'Água (2009) - Direção de Sérgio Machado
Cabo Martin - Após Besouro, parecia mesmo que Irandhir Santos ia virar baiano. Assim entrou pro grupo de Quincas e desfilou talento pelas ruas do Pelourinho como o Cabo Martin. A cabeça pensante dos quatro amigos que levam o morto para sua última noitada nos faz rir e emocionar em cena. Irandhir brinca em cena demonstrando que também pode fazer muito bem papéis leves.

Viajo Porque Preciso Volto Porque Te Amo (2009) - Direção de Marcelo Gomes e Karim Ainouz
Zé Renato - Um bom ator tem que nos convencer em cena e também fora dela. Viajo Porque Preciso Volto Porque Te Amo é um filme atípico feito com colagem de cenas diversas, gravações amadoras. Apenas a voz de Irandhir Santos é ouvida, ele nunca está na frente da tela. O geólogo que viaja pelo nordeste analisando o projeto de transposição de um rio (provavelmente o São Francisco) comenta o que vê na estrada nos envolvendo em seus pensamentos. Vamos junto com ele naquela viagem estranha de auto-descobrimento. Ele fala muito com a tal morena de que sente falta, mas fala também conosco. Tudo isso com uma voz firme, poética e emocionante.

Irandhir SantosTropa de Elite 2 (2010) - Direção de José Padilha
Diogo Fraga - Finalmente o opositor do Capitão Nascimento. Em Tropa de Elite 2 Irandhir Santos é a voz daqueles que ficaram horrorizados com os ideiais do personagem de Wagner Moura no primeiro filme. Defensor dos direitos humanos, Fraga luta para que mesmo os presos possam ser respeitados e compreendidos. Antagonista do filme, mas verdadeiro herói para muitos, sua interpretação continua impressionando. Ele consegue mostrar o porquê de estar se destacando no cenário cinematográfico há tanto tempo, já tendo colecionado vários prêmios a ponto de ser homenageado em janeiro deste ano com troféu "Barroco", na 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes.


Fotos de Universo Produção e Irandhir Santos Site Oficial.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.