O que esperar do Oscar 2012 : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O que esperar do Oscar 2012

Oscar 2012Amanhã acontece a 84ª edição do Oscar Academy Awards, um ano em que temos francos favoritos, algumas dúvidas e brigas que prometem esquentar a noite. A começar pelo melhor filme do ano. Apesar de O Artista ter crescido nas premiações por onde passou, não podemos deixar de lembrar que é um filme francês. Um filme francês que enaltece o cinema de Holywood, é verdade, mas ainda assim um filme francês. E americano não gosta de dar prêmios a outros. Então, chegamos ao dia D com vários filmes com possibilidades de levar a estatueta, a começar por Hugo, de Scorsese, que levou uma indicação a mais que o filme de Michel Hazanavicius. Outra grande dúvida é o prêmio de melhor atriz, será que finalmente Meryl Streep leva seu terceiro Oscar? Ou é a vez de Viola Davis? Cada uma acumulou dois prêmios até aqui, resta saber quem desempata. Vamos então, aos palpites nas principais categorias.

Melhor Filme
O Artista"O Artista", "Os Descendentes", "Histórias Cruzadas", "A Invenção de Hugo Cabret", "Meia-Noite em Paris", "O Homem que Mudou o Jogo", "Cavalo de Guerra", “A Árvore da Vida”, “Tão Forte e Tão Perto”

Ano variado, com ótimos candidatos e outros questionáveis, não exatamente por serem filmes ruim, mas por existirem outros melhores no mesmo ano como Drive, Tudo Pelo Poder, Os Homens que não amavam as mulheres, A Pele Que Habito, além claro de Melancolia. O Artista é o franco favorito, mas Os Descendentes que levou O Globo de Ouro, Histórias Cruzadas, que é a cara da Academia e A Invenção de Hugo Cabret, que é um ótimo filme, correm por fora. Leia mais sobre os indicados ao Oscar de melhor filme aqui.

Favorito: O Artista
Pode Ganhar: A Invenção de Hugo Cabret, Descendentes, Histórias Cruzadas
Torcida CinePipocaCult: O Artista



Martin Scorsese, A Invenção de Hugo CabretMelhor direção
Martin Scorsese, "A Invenção de Hugo Cabret", Woody Allen, "Meia-Noite em Paris", Michel Hazanavicius, "O Artista", Alexander Payne, "Os Descendentes", Terrence Malick, "A Árvore da Vida".

Depois que o Oscar finalmente reconheceu Martin Scorsese em 2007, ficou mais fácil apostar nele. Uma das lendas vivas de Hollywood, o diretor se arriscou esse ano com um filme de temática infantil e usando a tecnologia 3D. Mas, Hugo é mais do que isso, é uma ode ao cinema, sua origem e sua verdadeira vocação de criar sonhos. Encanta em todos os sentidos, detalhes e técnicas, tornando seu criador o favorito ao prêmio, ainda que o francês Michel Hazanavicius tenha grandes chances por seu trabalho em O Artista, a favor deste, conta os prêmios já conquistados, inclusive o do Sindicato de diretores. Contra estão sua nacionalidade e a concorrência com um diretor que é considerado quase Deus por muitos. Mas, mesmo sem muitas chances não posso deixar de destacar o excelente trabalho de Terrence Malick por A Árvore da Vida.

Favorito: Martin Scorsese, "A Invenção de Hugo Cabret"
Pode Ganhar: Michel Hazanavicius, "O Artista"
Torcida CinePipocaCult: Martin Scorsese, "A Invenção de Hugo Cabret"


Melhor Ator
Gary Oldman, O Espião que Sabia DemaisDemian Bichir, "A Better Life", George Clooney, "Os Descendentes", Jean Dujardin, "O Artista", Brad Pitt, "O Homem que Mudou o Jogo", Gary Oldman, “O Espião que Sabia Demais”

Tirando Demian Bichir que é quase coadjuvante nessa disputa, os quatro indicados são fortes palpites, ainda que a disputa pareça estar mesmo entre George Clooney e Jean Dujardin. Apesar da excelente atuação de Clooney em Os Descendentes, as apostas, no entanto, apontam para o francês, que conseguiu atuar em um filme sem falas, sendo bastante expressivo, sem se tornar caricatural ou mesmo tolo. Ainda assim, há aqueles que apostam em Brad Pitt, por seu carisma e prestígio dentro da Academia, ainda que esta não seja sua melhor atuação. E há uma torcida quase silenciosa por Gary Oldman que dá um verdadeiro show em O Espião que Sabia Demais. São mesmo quatro nomes para deixar qualquer um dividido.

Favorito: Jean Dujardin, "O Artista"
Pode Ganhar: George Clooney, "Os Descendentes"
Torcida CinePipocaCult: Gary Oldman, “O Espião que Sabia Demais” ou Jean Dujardin, "O Artista"


Meryl Streep, A Dama de FerroMelhor Atriz
Glenn Close, "Albert Nobbs", Viola Davis, "Histórias Cruzadas", Meryl Streep, "A Dama de Ferro",
Michelle Williams, "Sete Dias com Marilyn", Rooney Mara , "Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres"

Um time de grandes atuações, mas que apesar de belas performances de Glenn Close, que emociona em Albert Nobbs, Rooney Mara, que está incrível como Lisbeth, e Michelle Williams, em sua segunda indicação consecutiva, a disputa parece mesmo estar entre Viola Davis e Meryl Streep. Apesar de uma carreira vasta, Davis chamou a atenção mesmo em Dúvida, com uma única cena, uma indicação a atriz coadjuvante e campanha da própria concorrente e amiga Meryl Streep para que "dessem" um filme para ela. Deram um papel típico de Oscar e por isso, ela agora pode ameaçar mais uma vez o terceiro Oscar da principal concorrente. Porém, há uma sensação de basta dentro da própria Academia em relação a Meryl Streep, após dezessete indicações e apenas duas vitórias, sendo a última em 1983, todos parecem concordar que já passou da hora de vir uma terceira estatueta. E seu papel em A Dama de Ferro faz jus a isso. Quem sabe até, temos outra premiação empatada tal qual 1969, quando Katharine Hepburn e Barbra Streisand dividiram o prêmio. Eu não acharia ruim.

Favorito: Meryl Streep, "A Dama de Ferro"
Pode Ganhar: Viola Davis, "Histórias Cruzadas"
Torcida CinePipocaCult: Meryl Streep, "A Dama de Ferro"


Melhor Ator Coadjuvante
Max Von Sydow, Tão Forte e Tão PertoKenneth Branagh, "Sete Dias com Marilyn", Jonah Hill, "O Homem que Mudou o Jogo", Nick Nolte, "Guerreiro", Christopher Plummer, "Toda Forma de Amor", Max von Sydow, “Tão Forte e Tão Perto”

Esta é uma categoria de poucas expectativas, tudo indica que Christopher Plummer levará o prêmio, ainda que sua atuação em Toda Forma de Amor não seja nada demais. Ele tem vencido tudo até aqui, o que é uma pena já que Nick Nolte consegue surpreender e emocionar a todos em Guerreiro. E Max von Sydow está fantástico com um personagem que não diz uma só palavra, mas fala tudo com o olhar em Tão Forte e Tão Perto

Favorito: Christopher Plummer, "Toda Forma de Amor"
Pode Ganhar: -
Torcida CinePipocaCult: Max von Sydow, “Tão Forte e Tão Perto”


Bérénice Bejo, O ArtistaMelhor Atriz Coadjuvante
Bérénice Bejo, "O Artista", Jessica Chastain, "Histórias Cruzadas", Melissa McCarthy, "Missão Madrinha de Casamento", Janet Mcteer, "Albert Nobbs", Octavia Spencer, "Histórias Cruzadas"

Outro prêmio quase certo para a atuação controversa de Octavia Spencer por Histórias Cruzadas. Muitos estão acusando-a de caricata ao extremo. De fato, há uma caricatura, mas que está na própria construção da personagem, faz parte do jogo, da encenação daquela época. E Spencer consegue arrancar verdade e graça daquela situação, ainda que a história do bolo seja exageradamente repetida. Ainda assim, há outras grandes candidatas na disputa que não podem deixar de ser citadas como Bérénice Bejo em O Artista que encanta a todos com sua expressividade e graça. Aliás, ela rouba várias cenas do filme, assim como o cachorro Uggie. Gostaria de destacar ainda Janet Mcteer em Albert Nobbs que consegue fazer uma excelente dobradinha com Glenn Close, dando ainda mais força à história.

Favorito: Octavia Spencer, "Histórias Cruzadas"
Pode Ganhar: -
Torcida CinePipocaCult: Bérénice Bejo, "O Artista"


Melhor Roteiro Original
A Separação, Asghar Farhadi"Meia-Noite em Paris" (Woody Allen), "Missão Madrinha de Casamento" (Annie Mumolo e Kristen Wiig), "O Artista" (Michel Hazavanicius), “Margin Call - O Dia Antes do Fim” (J.C. Chandor), “A Separação” (Asghar Farhadi)

Longe do Oscar desde Match Point em 2006, Woody Allen chega com força na categoria de melhor roteiro, ainda que esteja indicado também a melhor diretor. Meia-Noite em Paris encantou a todos por sua história simples que aparenta nostalgia, mas que é uma ótima lição de Allen para todos os sonhadores, inclusive ele mesmo, com muito humor e inteligência, além de ótimas referências. Mas, não podemos deixar de contar com a possibilidade de O Artista levar mais essa, afinal, o roteiro é bastante perspicaz ao conseguir, a partir de uma história bem simples, falar de passado e presente, cinema, medo do desconhecido e construir uma curva dramática em um filme sem falas e simulando a década de vinte, mas com bastante inovação. Destaque ainda para o belo roteiro de A Separação, filme iraniano favorito ao Oscar de filme estrangeiro que consegue nos envolver e surpreender em uma história corajosa.

Favorito: "Meia-Noite em Paris" (Woody Allen)
Pode Ganhar: "O Artista" (Michel Hazavanicius)
Torcida CinePipocaCult: “A Separação” (Asghar Farhadi)


O Espião que Sabia Demais, Bridget O'Connor e Peter StraughanMelhor Roteiro Adaptado
"Os Descendentes" (Alexander Payne, Nat Faxon e Jim Rash), "A Invenção de Hugo Cabret" (John Logan), "O Homem que Mudou o Jogo" (Steven Zaillian e Aaron Sorkin), "Tudo pelo Poder" (George Clooney, Grant Heslov, Beau Willimon), "O Espião que Sabia Demais” (Bridget O'Connor e Peter Straughan)

A categoria de roteiro adaptado tem candidatos mais fortes e difíceis de torcer. São todos os cinco excelentes roteiros que transformam seus filmes em obras de destaque. Mas, Os Descendentes parece mesmo levar um certo favoritismo aqui, pela maneira simples e cativante como conduz uma história de um homem que precisa resgatar o valor do que significa família, antes que fique sem a sua. Correndo por fora, temos o belo trabalho feito em O Espião que Sabia Demais, pela trama extremamente complexa, mas muito bem destrinchada em tela, ainda que tenha várias elipses, vai e volta e revelações soltas sem nenhuma linearidade. E destaque ainda para Tudo Pelo Poder, excelente filme sobre os bastidores de uma campanha política que foi quase totalmente esquecido pelo Oscar.

Favorito: "Os Descendentes" (Alexander Payne, Nat Faxon e Jim Rash)
Pode Ganhar: "O Espião que Sabia Demais” (Bridget O'Connor e Peter Straughan)
Torcida CinePipocaCult: "O Espião que Sabia Demais” (Bridget O'Connor e Peter Straughan)


Melhor Filme Estrangeiro
A Separação - Asghar Farhadi"Bullhead" - Michael R. Roskam (Bélgica), "Monsieur Lazhar" - Philippe Falardeau (Canadá), "A Separação" - Asghar Farhadi (Irã), "Footnote" - Joseph Cedar (Israel), "In Darkness" - Agnieszka Holland (Polônia)

Difícil falar de uma categoria em que vi apenas um filme, mas A Separação tem vencido tudo por onde passou, inclusive três ursos no Festival de Berlim, fato inédito. É, então, o favorito absoluto da categoria e merece. Um filme incômodo que te chama a participar dele e não passa despercebido. É também uma obra corajosa, principalmente pela forma como termina nos fazendo levar sua história conosco por um bom tempo.

Favorito: "A Separação" - Asghar Farhadi (Irã)
Pode Ganhar: -
Torcida CinePipocaCult: "A Separação" - Asghar Farhadi (Irã)


RangoMelhor Animação
“Um Gato em Paris”, “Chico e Rita”, “Kung Fu Panda 2”, “Gato de Botas”, “Rango”

Uma pena não ver nessa categoria um filme simpático como Operação Presente, que foi indicado ao Globo de Ouro, nem Rio, filme do brasileiro Carlos Saldanha que muitos reclamaram por ser caricatural, mas talvez Blu seja um alter ego de Saldanha, um brasileiro que vive no exterior e volta ao seu país com um olhar de fora. Muitos ainda estranharam a ausência de Tintim, mas apesar de o filme ter aparecido na lista dos pré-indicados da categoria, parece que as regras da Academia não aceitam mesmo um filme de motion capture como animação. Falei dos ausentes na lista, porque tirando Chico e Rita, que não vi, o único realmente digno de uma indicação ao Oscar é Rango. A história do camaleão com crise de identidade tem um ótimo roteiro, boas referências e uma técnica muito bem feita. Já seus concorrentes, não são filmes ruins, mas também não é para tanto.

Favorito: “Rango”
Pode Ganhar: Deus nos livre, mas “Gato de Botas”
Torcida CinePipocaCult: “Rango”


Melhor Canção Original
Real in Rio, música de Sergio Mendes e Carlinhos Brown e letra de Siedah Garrett"Man or Muppet", de "Os Muppets" - música e letra de Bret McKenzie
"Real in Rio", de "Rio" - música de Sergio Mendes e Carlinhos Brown e letra de Siedah Garrett

Uma categoria que se enfraquece a cada dia, mas é a mais visada para a imprensa brasileira, já que aqui está nosso candidato do ano. A música de Sérgio Mendes e Carlinhos Brown é mesmo muito boa, a abertura do filme, também utilizada em seu vídeo de divulgação. Empolga, diverte, fica na cabeça, mas tem a concorrência de uma quase unanimidade dos americanos que é a série Os Muppets. É difícil dizer se o Brasil tem mesmo chance, mas quem sabe o ritmo do Carnaval continua em Holywood.

Torcida CinePipocaCult: "Real in Rio"


Para lembrar, demais indicados:

Direção de Arte
"O Artista" (design de produção: Laurence Bennett; decoração do set: Robert Gould)
"Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2" (design de produção: Stuart Craig; decoração do set: Stephenie McMillan)
"A Invenção de Hugo Cabret" (design de produção: Dante Ferretti; decoração do set: Francesca Lo Schiavo)
"Meia-Noite em Paris" (design de produção: Anne Seibel; decoração do set: Hélène Dubreuil)
"Cavalo de Guerra" (design de produção: Rick Carter; decoração do set: Lee Seales)

Direção de Fotografia
"O Artista" (Guillaume Schiffman)
"Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres" (Jeff Cronenweth)
"A Invenção de Hugo Cabret" (Robert Richardson)
"A Árvore da Vida" (Emmanuel Lubezki)
"Cavalo de Guerra" (Janusz Kaminski)

Melhor Figurino
"Anonymous" (Lisy Christl)
"O Artista" (Mark Bridges)
"A Invenção de Hugo Cabret" (Sey Powell)
"Jane Eyre" (Michael O'Connor)
"W.E." (Arianne Phillips)

Melhor Documentário
"Hell and Back Again" (Danfung Dennis e Mike Lerner)
"If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front" (Marshall Curry e Sam Cullman)
"Paradise Lost 3: Purgatory" (Charles Ferguson e Audrey Marrs)
"Pina" (Wim Wenders e Gian-Piero Ringel)
"Undefeated" (TJ Martin, Dan Lindsay e Richard Middlemas)

Melhor Documentário de Curta-Metragem
"The Barber of Birmemgham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement" (Robem Fryday e Gail Dolgin)
"God Is the Bigger Elvis" (Rebecca Cammisa e Julie Anderson)
"Incident in New Baghdad" (James Spione)
"Saving Face" (Daniel Junge e Sharmeen Obaid-Chemoy)
"The Tsunami and the Cherry Blossom" (Lucy Walker e Kira Carstensen)

Melhor Montagem
"O Artista" (Anne-Sophie Bion e Michel Hazanavicius)
"Os Descendentes" (Kevin Tent)
"Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres" (Kirk Baxter e Angus Wall)
"A Invenção de Hugo Cabret" (Thelma Schoonmaker)
"O Homem que Mudou o Jogo" (Christopher Tellefsen)

Melhor Maquiagem
"Albert Nobbs" (Martial Corneville, Lynn Johnston e Matthew W. Mungle)
"Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2" (Edouard F. Henriques, Gregory Funk e Yolea Toussieng)
"A Dama de Ferro" (Mark Coulier e J. Roy Helle)

Melhor Trilha Sonora Original
"As Aventuras de Tintim" (John Williams)
"O Artista" (Ludovic Bource)
"A Invenção de Hugo Cabret" (Howard Shore)
"O Espião que Sabia Demais" (Alberto Iglesias)
"Cavalo de Guerra" (John Williams)

Melhor Curta-Metragem de Animação
"Dimanche/Sunday" (Patrick Doyon)
"The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore" (William Joyce e Breon Oldenburg)
"La Luna" (Enrico Casarosa)
"A Morning Stroll" (Grant Orchard e Sue Goffe)
"Wild Life" (Amanda Forbis e Wendy Tilde)

Melhor Curta-Metragem
"Pentecost" (Peter McDonald e Eimear O'Kane)
"Raju" (Max Zähle e Stefan Gieren)
"The Shore" (Terry George e Oorlagh George)
"Time Freak" (Andrew Bowler e Gigi Causey)
"Tuba Atlantic" (Hallvar Witzø)

Melhor Edição de Som
"Drive" (Lon Bender e Victor Ray Ennis)
"Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres" (Ren Klyce)
"A Invenção de Hugo Cabret" (Philip Stockton e Eugene Gearty)
"Transformers: O Lado Oculto da Lua" (Ethan Van der Ryn e Erik Aadahl)
"Cavalo de Guerra" (Richard Hymns e Gary Rydstrom)

Melhor Mixagem de Som
"Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres" (David Parker, Michael Semanick, Ren Klyce e Bo Persson)
"A Invenção de Hugo Cabret" (Tom Fleischman e John Midgley)
"O Homem que Mudou o Jogo" (Deb Adair, Ron Bochar, Dave Giammarco e Ed Novick)
"Transformers: O Lado Oculto da Lua" (Greg P. Russell, Gary Summers, Jeffrey J. Haboush e Peter J. Devlin)
"Cavalo de Guerra" (Gary Rydstrom, Andy Nelson, Tom Johnson e Stuart Wilson)

Melhores Efeitos Visuais
"Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2" (Tim Burke, David Vickery, Greg Butler e John Richardson)
"A Invenção de Hugo Cabret" (Rob Legato, Joss Williams, Ben Grossman e Alex Hennemg)
"Gigantes de Aço" (Erik Nash, John Rosengrant, Dan Taylor e Swen Gillberg)
"Planeta dos Macacos: A Origem" (Joe Letteri, Dan Lemmon, R. Christopher White e Daniel Barrett)
"Transformers: O Lado Oculto da Lua" (Scott Farrar, Scott Benza, Matthew Butler e John Frazier)

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.