Por que esperamos tanto pelo Oscar? : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Por que esperamos tanto pelo Oscar?

Oscar 2012Neste mês de fevereiro, todas as atenções estão voltadas para o Oscar. Mas, afinal, por que nos preocupamos tanto com uma festa da academia de cinema norte-americana para premiar os filmes feitos em Hollywood?

Simples, porque é pop. Os Estados Unidos conseguiram construir sua indústria cinematográfica e imprimir o ritmo para o resto do mundo que aprendeu a admirar seus diretores, produtores e principalmente atores através do star system. Não são necessariamente os melhores do ano, aliás, não posso acreditar em melhores do ano que ignora filmes como Melancolia apenas por causa de comentários infelizes de um diretor no Festival de Cannes. Para quem não sabe, o dinheiro que financia a Academia de Cinema de Hollywood, e consequentemente o Oscar, é judeu, não por acaso, dizem que filme sobre holocausto é “batata” na premiação. Foi assim que Spielberg conseguiu quebrar tabu com A Lista de Schindler, foi assim que A Vida é Bela nos venceu em nossa melhor chance a Oscar de Filme Estrangeiro em 1999. E foi por isso que a vitória do filme argentino O Segredo dos Seus Olhos em 2010 chamou tanta atenção, já que era dado como certa a vitória de A Fita Branca.

LunarAcima de tudo, o Oscar é uma grande plataforma política. Não fosse isso, provavelmente muitos vencedores jamais levantariam a estatueta, símbolo máximo daquela indústria. Dá status, é ótimo de ser ostentado e ajuda a vender o filme já no pôster com frases como: 12 indicações ao Oscar, ou vencedor do Oscar de melhor atriz. É uma forma de aumentar bilheteria e tornar obras conhecidas, afinal muita gente não tem tempo de ler críticas de filme, e ao ver que ele foi indicado a algo acha que vale a pena uma conferida. Foi assim que, em 2010, Guerra ao Terror foi lançado ao cinema, depois de já ter sido lançado diretamente no DVD no Brasil. Enquanto isso filmes incríveis como Lunar, ficaram esquecidos na prateleira.

Mas, com tudo isso, não estou dizendo que é errado assistir ao Oscar ou prestar atenção nele. Claro que não. Faz parte do show. Cinema também é isso, glamour, status, reconhecimento, ainda que duvidoso em vários pontos. O que não podemos é acreditar cegamente naquilo que a Academia está querendo nos passar. Não é porque Tudo Pelo Poder, Os Homens que Não Amavam as Mulheres ou Melancolia foram ignorados na 84º edição da premiação que não merecem ser listados como melhores filmes de 2011. São obras incrivelmente bem realizadas em vários quesitos. Assim como As Aventuras de Tintim é uma animação digna e com uma técnica impressionante. No caso da animação de Spielberg entra em questão a regra de que um filme em captura de movimento não é elegível para o Oscar de Melhor Filme de Animação. Mas, então, porque Tintim apareceu na lista dos 18 pré-indicados da categoria que foi divulgada em novembro? De qualquer forma, nas regras da Academia, realmente está explícito que "Motion capture by itself is not an animation technique" e que um filme de animação tem que ter a maioria dos seus personagens e pelo menos 75 do filme animado. Vai ver não avisaram ao jurado que fez a pré-seleção, vai entender.

Outro que é sempre polêmica pré-Oscar é Leonardo DiCaprio. Ignorado desde Titanic quando tentou fazer uma campanha de complô por não ter sido indicado, chegou a figurar em algumas poucas listas, mas foi completamente ignorado em 2010 quando tinha duas grandes interpretações também esquecidas pela academia, uma por Ilha do Medo, outra por A Origem. Quando ele não apareceu entre os cinco desse ano, a polêmica recomeçou. De fato, Leonardo DiCaprio merecia ser melhor tratado pela Academia, agora, sejamos sinceros, sua performance como J. Edgar não merecia mesmo estar entre os indicados. Ao contrário de Kristen Dunst que estava fenomenal em Melancolia, Tilda Swinton em Precisamos falar sobre Kevin e Ryan Gosling que já tinha sido ignorado ano passado por Blue Valentine e ficou de fora novamente com ótimas interpretações em Tudo Pelo Poder e Drive.

Injustiças que sempre acontecem e nos deixam com uma ponta de revolta, mesmo sabendo que a premiação não murará nada em nossas vidas, nem na trajetória real dos filmes. E como não fazemos parte da AMPAS (Academy of Motion Picture Arts and Sciences), só no resta sentar com um balde de pipoca e assistir ao show logo a noite, como uma espécie de Copa do Mundo de um país só, torcendo para que nossos favoritos pelo menos sejam contemplados nesse enorme jogo de entretenimento.

Como ver o Oscar
TNT OscarTelevisão Fechada: TNT
Pré-Show: 20:30
Cerimônia: 21:30
Apresentação: Sabrina Parlatore e Cássio Reis
Comentários: Rubens Ewald Filho

Globo OscarTelevisão Aberta: Rede Globo
Cerimônia: Quando o Big Brother deixar.
Apresentação: Maria Beltrão
Comentários: José Wilker



Conosco:
O CinePipocaCult estará acompanhando a cerimônia, divulgando os vencedores e fazendo os comentários em nossa página do Facebook e no Twitter. Acompanhe, a partir das 21h.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.